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terça-feira, 31 de dezembro de 2024

NOTÍCIA: CENSO - MATRÍCULAS EM CURSOS SUPERIORES DE EAD SUPERAM PRESENCIAIS - (FRAGMENTO) - HELOISA CRISTALDO - COM GABARITO

 Notícia: Censo – matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais – Fragmento

          Ensino remoto ultrapassou presencial pela primeira vez, diz Inep

Heloisa Cristaldo – Publicado em 18/02/2022 – 18:39 – Brasília

        Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, [...] pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjU5gq3KwFrSvFLdDvob9BtPXJD8FynXIhyLE_wX3lgdXcJXzUe9nHpTc1195315vfhP4NmzxHks_XmU-4qp5FEMhdDS7AFx6MFHiPiVIb7gGwFMmiCVPsRphYyz1R17RXi0mX95ANSDN_-K72-PgjYkkXguhwgfBd98en6311A5x2vGqxWmck21UpZvd8/s320/ead%20(1).jpg



        É a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos à distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos à distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

        Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

        Para o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, o resultado mostra a força da educação a distância, o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade. "Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, disse.

        [...]

CRISTALDO, Heloisa. Censo – matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais. Agência Brasil. Brasília, 18 fev. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-02/censo-matriculas-em-cursos-superiores-de-ead-superam-presenciais. Acesso em: 31 mar. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. P. 52.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a principal descoberta do Censo da Educação Superior de 2020 em relação às modalidades de ensino?

      A principal descoberta foi que, pela primeira vez, o número de matrículas em cursos de ensino a distância (EAD) superou o número de matrículas em cursos presenciais, tanto na rede pública quanto na privada.

02 – Como a participação dos novos alunos em cursos superiores online evoluiu nos últimos 10 anos?

      A participação dos novos alunos em cursos superiores online aumentou significativamente nos últimos 10 anos, passando de 17,4% em 2010 para 53,4% em 2020. Enquanto isso, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu.

03 – Quais são os principais fatores que contribuíram para o crescimento do EAD no Brasil, segundo o diretor presidente da ABMES?

      Segundo Celso Niskier, o crescimento do EAD no Brasil é resultado da força da educação a distância, dos investimentos em tecnologia e da maior aceitação da sociedade por essa modalidade de ensino.

04 – Qual a importância desse crescimento do EAD para a educação superior no Brasil?

      O crescimento do EAD proporciona maior flexibilidade e alcance para a educação superior no Brasil, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior, independentemente de suas localizações e disponibilidade de tempo.

05 – Em qual ano o fenômeno do maior ingresso de alunos em cursos à distância em relação à modalidade presencial havia sido constatado apenas na rede privada?

      Esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada.

 

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