CONTO: Janela sobre herança
Eduardo Galeano
Pola Bonilla modelava barros e crianças. Ela era ceramista de mão-cheia
e mestre-escola, nos campos de Maldonado; e, nos verões, oferecia aos turistas
suas esculturas e chocolate com churros.
Pola adotou um negrinho nascido na pobreza, dos muitos que chegam ao
mundo sem ter com que, e criou-o como
se fosse um filho.
Quando ela morreu, ele já era homem crescido e com ofício. Então, os
parentes de Pola disseram a ele:
- Entre na casa e pode levar o que quiser.
E ele saiu com uma fotografia dela debaixo do braço e se perdeu nos
caminhos.
(Galeano Eduardo. As
palavras andantes. Porto Alegre: L&PM,1994.p.170.)
Entendendo o texto
01- Marque (V) para efeitos de sentidos
pertinentes ao texto-discurso e (F) para os efeitos de sentidos não
pertinentes:
a-( V ) Percebe-se o discurso de valorização e legitimação
da prática social da adoção;
b-( F ) Percebe-se
o discurso de que as características físicas devem ser consideradas, no
instante da adoção;
c-( V ) Percebe-se o discurso de valorização do desapego
aos bens materiais;
d-( V ) Percebe-se o discurso de desvalorização da herança
tal qual existe, em nossa cultura;
e-( F ) Percebe-se o discurso de valorização da herança
tal qual existe, em nossa cultura;
f-( F ) Percebe-se o discurso de que a maioria das crianças
a serem adotadas são negras
g-( F ) Percebe-se o discurso da gratidão pelo bem
recebido;
02- O título “Janela sobre herança”, usado para nomear o texto-discurso, sugere:
a- um jeito diferenciado de ver a herança, em nossa cultura;
b-
uma maneira de convencer as pessoas a não deixarem herança aos seus/suas;
c-
uma forma humorística de encarar a herança.
03- No enunciado ”Quando ela morreu,
ele já era homem crescido e com ofício ...”, a conjunção sublinhada indica
circunstância de:
a-
comparação;
b-
causa;
c-
consequência;
d-tempo.
04- No enunciado ”Entre na casa e pode
levar o que quiser”, a conjunção sublinhada
estabelece relação de:
a-
adversidade;
b-
alternância;
c- adição;
d-
conclusão.
05- No enunciado “Ele já
era homem crescido e com ofício. Então,
os parentes de Pola disseram a ele...”, a conjunção sublinhada estabelece relação de:
a-
adversidade;
b- conclusão;
c-
adição;
d-
alternância.
06-No enunciado ”Ela era ceramista de mão-cheia e mestre- escola, nos campos de Maldonado...”, a expressão sublinhada
indica circunstância de:
a-
tempo;
b- lugar;
c-
dúvida;
d-
intensidade.
07- No enunciado ”E, nos verões,
oferecia aos turistas suas esculturas e chocolate com churros.”, a expressão
grifada indica circunstância de:
a- tempo;
b-
lugar;
c-
dúvida;
d-
intensidade.
08-Em:
“E, nos verões, oferecia aos
turistas suas esculturas e chocolate com churros.”, o verbo grifado tem o mesmo sentido que
o enunciado em:
a- dava
aos;
b- vendia aos;
c- colocava-se
à disposição dos;
d- presenteava.
09- Em: “Pola
Bonilla modelava crianças”, o
verbo grifado tem o mesmo
sentido que o enunciado em:
a- fazia o molde delas;
b-
enfeitava-as;
c- instruía-as/educava-as;
d-
criticava-as.
10- Em: “Pola Bonilla modelava barros”, o verbo grifado tem o mesmo sentido que o
enunciado em:
a- fazia o molde deles;
b-
enfeitava-os;
c-
instruía-os/educava-os;
d-
criticava-os.
11-No argumento ”Quando ela morreu, ele já era
homem crescido e com ofício...”,
a expressão grifada sugere que ele era:
a-
jovem e com profissão definida;
b-
belo e sem profissão indefinida;
c- adulto e profissional definido;
d-
adolescente e profissional indefinido.
12- No enunciado ”Ela era ceramista de mão-cheia...”,
a palavra destacada significa:
a-
razoável;
b-
ruim;
c- excelente;
d-
mais ou menos
13- No enunciado “Dos muitos que chegam ao mundo, sem
ter com que...”, a expressão destacada significa:
a-
em boa condição socioeconômica;
b-
em condição socioeconômica razoável;
c-
em condição socioeconômica excelente;
d- em péssima condição socioeconômica.
14-Produza um texto-discurso sobre qual a herança
principal que pretende dos seus pais.
A Herança Intangível
Ao refletir
sobre a herança que desejo receber de meus pais, percebo que os bens materiais,
por mais valiosos que sejam, ocupam um lugar secundário. A verdadeira riqueza
que busco está nos valores, ensinamentos e exemplos que me foram transmitidos
ao longo da vida.
A herança que
mais almejo é a de caráter, a força interior que me permite enfrentar os
desafios da vida com resiliência e integridade. A capacidade de amar, de
perdoar, de ser solidário são tesouros que transcendem qualquer bem material.
Gostaria de
herdar a curiosidade intelectual que me impulsiona a buscar conhecimento e a
paixão pela vida que me faz apreciar cada momento. A humildade, a empatia e a
capacidade de aprender com os erros são outras qualidades que considero
essenciais.
Acredito que a
maior herança que meus pais podem me deixar é o legado de uma família unida e
amorosa, onde os valores éticos e morais são cultivados. Um lar onde posso
encontrar apoio, conforto e inspiração para construir meu próprio caminho.
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