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terça-feira, 10 de dezembro de 2024

CONTO: JANELA SOBRE HERANÇA - EDUARDO GALEANO - COM GABARITO

 CONTO: Janela sobre herança

                Eduardo Galeano

          Pola Bonilla modelava barros e crianças. Ela era ceramista de mão-cheia e mestre-escola, nos campos de Maldonado; e, nos verões, oferecia aos turistas suas esculturas e chocolate com churros.

          Pola adotou um negrinho nascido na pobreza, dos muitos que chegam ao mundo sem ter com que, e criou-o como se fosse um filho.

          Quando ela morreu, ele já era homem crescido e com ofício. Então, os parentes de Pola disseram a ele:

          - Entre na casa e pode levar o que quiser.

          E ele saiu com uma fotografia dela debaixo do braço e se perdeu nos caminhos.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgm9eHzwubkBagoGZRMkjZGRI5pIe6K1ZYA0irmXMtehYnHNCRtE_E40OvbAq-8QZkZZyXwtdrd4v0aoxKR1cAec3PB6NOcZjll9P2Q1GO8t0j7UlnhLYvfVI7uM7GkU1FfBygx7mpGkl-b_kTjCNXLLh1kq037PGcMk-agx3bdAbZJb_wl6VIvFB82eik/s1600/CERAMISTA.jpg

(Galeano Eduardo. As palavras andantes. Porto Alegre: L&PM,1994.p.170.)

 

Entendendo o texto

01- Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para os efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-( V ) Percebe-se o discurso de valorização e legitimação da prática social da adoção;

     b-(  F ) Percebe-se o discurso de que as características físicas devem ser consideradas, no instante da adoção;

    c-( V ) Percebe-se o discurso de valorização do desapego aos bens materiais;

    d-( V ) Percebe-se o discurso de desvalorização da herança tal qual existe, em nossa cultura;

     e-( F ) Percebe-se o discurso de valorização da herança tal qual existe, em nossa cultura;

     f-( F ) Percebe-se o discurso de que a maioria das crianças a serem adotadas são negras

     g-(  F  ) Percebe-se o discurso da gratidão pelo bem recebido;

02- O título “Janela sobre herança”, usado para nomear o texto-discurso, sugere:

     a- um jeito diferenciado de ver a herança, em nossa cultura;

     b- uma maneira de convencer as pessoas a não deixarem herança aos seus/suas;

     c- uma forma humorística de encarar a herança.

03- No enunciado Quando ela morreu, ele já era homem crescido e com ofício ...”, a conjunção sublinhada indica circunstância de:

     a- comparação;

     b- causa;

     c- consequência;

     d-tempo.

04- No enunciado ”Entre na casa e pode levar o que quiser”, a conjunção sublinhada  estabelece relação de:

       a- adversidade;

       b- alternância;

       c- adição;

       d- conclusão.

05- No enunciado  “Ele já era homem crescido e com ofício. Então, os parentes de Pola disseram a ele...”, a conjunção sublinhada  estabelece relação de:

       a- adversidade;

       b- conclusão;

       c- adição;

       d- alternância.

06-No enunciado ”Ela era ceramista de mão-cheia e mestre- escola, nos campos de Maldonado...”, a expressão sublinhada indica circunstância de:

      a- tempo;

      b- lugar;

      c- dúvida;

      d- intensidade.

07- No enunciado ”E, nos verões, oferecia aos turistas suas esculturas e chocolate com churros.”, a expressão grifada indica circunstância de:

      a- tempo;

      b- lugar;

      c- dúvida;

      d- intensidade.

08-Em: “E, nos verões, oferecia aos turistas suas esculturas e chocolate com churros.”, o verbo grifado tem o mesmo sentido que o enunciado em:

      a- dava aos;

      b- vendia aos;

      c- colocava-se à disposição dos;

      d- presenteava.

09- Em: “Pola Bonilla modelava crianças”, o verbo grifado tem o mesmo sentido que o enunciado em:

       a- fazia o molde delas;

       b- enfeitava-as;

      c-   instruía-as/educava-as;                                

       d- criticava-as.

10- Em: “Pola Bonilla modelava barros”, o verbo grifado tem o mesmo sentido que o enunciado em:

       a- fazia o molde deles;

       b- enfeitava-os;

       c- instruía-os/educava-os;

       d- criticava-os.

11-No argumento ”Quando ela morreu, ele já era homem crescido e com ofício...”, a expressão grifada sugere que ele era:

       a- jovem e com profissão definida;  

       b- belo e sem profissão indefinida;

       c- adulto e profissional definido;

       d- adolescente e profissional indefinido.

12- No enunciado ”Ela era ceramista de mão-cheia...”, a palavra destacada significa:

       a- razoável;

       b- ruim;

      c- excelente;

      d- mais ou menos

13- No enunciado “Dos muitos que chegam ao mundo, sem ter com que...”, a expressão destacada significa:

       a- em boa condição socioeconômica;

       b- em condição socioeconômica razoável;

       c- em condição socioeconômica excelente;

       d- em péssima condição socioeconômica.

14-Produza um texto-discurso sobre qual a herança principal que pretende dos seus pais.

A Herança Intangível

Ao refletir sobre a herança que desejo receber de meus pais, percebo que os bens materiais, por mais valiosos que sejam, ocupam um lugar secundário. A verdadeira riqueza que busco está nos valores, ensinamentos e exemplos que me foram transmitidos ao longo da vida.

A herança que mais almejo é a de caráter, a força interior que me permite enfrentar os desafios da vida com resiliência e integridade. A capacidade de amar, de perdoar, de ser solidário são tesouros que transcendem qualquer bem material.

Gostaria de herdar a curiosidade intelectual que me impulsiona a buscar conhecimento e a paixão pela vida que me faz apreciar cada momento. A humildade, a empatia e a capacidade de aprender com os erros são outras qualidades que considero essenciais.

Acredito que a maior herança que meus pais podem me deixar é o legado de uma família unida e amorosa, onde os valores éticos e morais são cultivados. Um lar onde posso encontrar apoio, conforto e inspiração para construir meu próprio caminho.

 

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