Política de Privacidade

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

FILME(ATIVIDADES): PERFUME - A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO - DIREÇÃO - TOM TYKWER - COM GABARITO

 Filme (atividades): PerfumeA História de um Assassino

 

Lançamento: 26 de janeiro de 2007.

Duração: 2h 27min.

Gênero: Drama, Suspense.

Direção: Tom Tykwer.  

Roteiro: Tom Tykwer, Andrew Birkin.

Elenco: Bem Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman.

Título original: Perfume: The Story of a Murderer.

Classificação etária: 16 anos.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxVzmJ2z0_bmOG2F4oOdUl4wdci3KYCGW3t6dRmPI4gWCQBdmfYEHoe2EBm3FNEEI3NC1tUPW3Y3F8wQtqkWdw0w9jfxIlr3igEKoH3BGv-DDALAzK9g_gxzcbAErFkrYc3KMPaM5GXknyMyU3G87dbsy8vBD_tum1Ko5YK3MdqgyKlAvOwPPC35N3rO8/s320/Perfume.jpg


Sinopse

        Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.

Atividades do filme:

01 – Qual a principal característica que diferencia Jean-Baptiste Grenouille dos outros personagens?

a)   Sua paixão por música.

b)   Sua capacidade de sentir e identificar uma ampla gama de odores.

c)   Sua habilidade em prever o futuro.

d)    Sua força física sobre-humana.

02 – Em qual local Jean-Baptiste Grenouille nasceu?

a)   Em um orfanato.

b)   Em um castelo.

c)   Em um mercado de peixe.

d)   Em uma floresta.

03 – Qual a profissão de Giuseppe Baldini?

a)   Médico.

b)   Pintor.

c)   Perfumista.

d)   Músico.

04 – Qual o principal objetivo de Jean-Baptiste Grenouille ao longo do filme?

a)   Tornar-se o perfumista mais rico da França.

b)   Criar o perfume perfeito, capaz de capturar a essência da beleza humana.

c)   Vingar-se de sua mãe.

d)   Descobrir a cura para todas as doenças.

05 – Qual o gênero do filme "Perfume: A História de Um Assassino"?

a)   Comédia romântica.

b)   Ação.

c)   Drama e suspense.

d)   Ficção científica.

06 – O que leva João a seguir a moça que vendia frutas, sua primeira vítima? Relacione sua resposta ao fato de ele ser diferente desde o nascimento.

      A atração de Jean-Baptiste (João) pela moça que vendia frutas é impulsionada por sua capacidade única de perceber o mundo através dos cheiros. Nascido sem odor próprio, ele busca desesperadamente encontrar algo que o conecte à humanidade, algo que o faça sentir parte do mundo. O perfume intenso e singular da moça representa para ele a promessa de uma experiência sensorial completa, algo que ele nunca experimentou.

      Sua diferença desde o nascimento, a ausência de cheiro, o isola e o leva a uma obsessão por capturar e possuir os aromas alheios. A moça se torna, portanto, o objeto de sua primeira tentativa de capturar a essência de outro ser humano, de se conectar com o mundo através do olfato.

07 – O cheiro inebriante desta moça o faz ter um propósito na vida. Qual?

      O cheiro da moça dá a Jean-Baptiste um propósito de vida, um objetivo a ser perseguido. Ele percebe que a criação de perfumes pode ser uma forma de capturar e preservar a beleza e a singularidade dos aromas humanos. A partir desse momento, ele se dedica a criar o perfume perfeito, um perfume que o permita reter para sempre a essência daquela moça e, por extensão, a essência da beleza humana.

08 – Havia milhares de cheiros em sua roupa, menos um. Qual? O que isso revela?

      Havia milhares de cheiros nas roupas da moça, mas faltava o seu próprio cheiro. Isso revela a obsessão de Jean-Baptiste pela pureza do aroma. Ele busca um cheiro original, intocado, livre de qualquer contaminação. A ausência do cheiro pessoal da moça indica que ele está mais interessado em capturar a essência pura do seu aroma, sem as influências do ambiente ou de outros odores.

09 – Que espécie de aroma ele queria guardar das mulheres?

      Jean-Baptiste buscava capturar a essência da juventude, da inocência e da beleza feminina. Ele queria um aroma que o transportasse para um estado de pureza e perfeição, um aroma que representasse o ápice da sensualidade feminina. Ao longo do filme, ele assassina diversas mulheres com o objetivo de capturar e preservar seus aromas mais puros.

10 – De que modo Laura completava o perfume que ele montava?

      Laura, a última vítima de Jean-Baptiste, possuía um aroma tão puro e intenso que ele decide usá-la como ingrediente principal de seu perfume. Ele a mata e extrai sua gordura, que absorveu os aromas de seu corpo, para criar o perfume perfeito. Laura, portanto, se torna a alma do perfume, a essência que dá vida à sua criação.

      Em resumo: A obsessão de Jean-Baptiste por aromas é uma metáfora para a busca humana pela perfeição e pela imortalidade. Ao tentar capturar a essência da beleza feminina em um frasco de perfume, ele revela a natureza sombria e distorcida de sua alma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário