Política de Privacidade

sábado, 26 de outubro de 2024

NOTÍCIA: 12 AÇOES PARA CRIAR MENINOS LONGE DO MACHISMO E QUE RESPEITAM AS MULHERES - FRAGMENTO -KETLYN ARAUJO - COM GABARITO

 Notícia: 12 ações para criar meninos longe do machismo e que respeitem as mulheres – Fragmento

        A desconstrução é um processo longo e trabalhoso que começa na infância e dentro de casa, mas traz benefícios para os homens e mulheres do futuro.

        "Homem não chora", "Meninas usam rosa, meninos usam azul", "Isso não é coisa de homem", "Aja feito homem!", "Ele é o homem da casa". Poderíamos perder um dia inteiro só para listar frases machistas que homens e meninos ouvem por aí desde a primeira infância, e que no fim das contas não contribuem em nada para uma sociedade que deveria ser pautada pela equidade.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfL5lKD87UN4o98vEDhpIFpTBVzEfOw8FDEympSw1aoZnumIW63diEr1_Bnnn3PkWjDzx_JqUfdI56YOBzjQbbxLkfkAbGCNuExPZWGLy94n6TM4MmoPFNYLgOJkd1-GF5-2AapDYOAueYrxM50jejdVsfinjhyphenhyphenZtnpe0An67o3ueWKAZoJMs5UAaIoVw/s320/MENINO.jpg


        O machismo, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, não prejudica apenas as mulheres, apesar de sermos as mais afetadas. Isso porque um contexto machista acaba fazendo com que homens reprimam suas emoções, sofram em silêncio, usem de violência para resolver conflitos, economizem no afeto e cresçam com problemas psicológicos e emocionais, consequência de uma falsa ideia de superioridade de gênero.

        [...]

ARAUJO, Ketlyn. 12 ações para criar meninos longe do machismo e que respeitem as mulheres. Bebê.com.br, 29 abr. 2021. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/12-acoes-para-criar-meninos-longe-do-machismo-e-que-respeitem-as-mulheres. Acesso em: 16 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 74.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal ideia transmitida no fragmento?

      A principal ideia é que o machismo é um problema social que afeta tanto homens quanto mulheres e que a desconstrução desse comportamento deve começar na infância, dentro de casa. O fragmento destaca a importância de evitar frases e atitudes machistas que reforçam estereótipos de gênero.

02 – Quais são alguns exemplos de frases machistas citadas no texto?

      O texto cita diversas frases machistas como "Homem não chora", "Meninas usam rosa, meninos usam azul", "Isso não é coisa de homem", "Aja feito homem!" e "Ele é o homem da casa". Essas frases contribuem para a construção de papéis de gênero rígidos e limitantes.

03 – Por que o machismo prejudica tanto homens quanto mulheres?

      O machismo prejudica os homens ao impedi-los de expressar suas emoções, buscar ajuda quando necessário e construir relacionamentos mais saudáveis. Por outro lado, as mulheres são as principais vítimas da violência e da discriminação de gênero, sofrendo com desigualdades em diversos âmbitos da vida.

04 – Qual a importância de desconstruir o machismo desde a infância?

      A desconstrução do machismo desde a infância é fundamental porque é nesse período que as crianças estão construindo sua identidade e aprendendo sobre o mundo. Ao evitar reforçar estereótipos de gênero e promover a igualdade, é possível criar uma geração mais justa e igualitária.

05 – Quais são as consequências do machismo para os homens?

      O machismo pode levar os homens a reprimir suas emoções, o que pode resultar em problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Além disso, o machismo pode incentivar comportamentos violentos e dificultar a construção de relacionamentos saudáveis e igualitários.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário