Política de Privacidade

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

ARTIGO: FICÇÃO CIENTÍFICA E CIÊNCIA DE MÃOS DADAS - FRAGMENTO - LUCAS MIRANDA - COM GABARITO

 Artigo: Ficção científica e ciência de mãos dadas – Fragmento

        [...] Você sabia que a ficção científica também serve de inspiração para muitos avanços tecnológicos?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgO9RRVgtk_qnXp6Yt691vQbjH8lAETEQPihqZ8aWG21IR50SSMAFvgbNj06vQQKuimgm8GR3O6YfeJgGZKVoWsWeP3ODYnuo3gKq1ni1fGixEeG5AWqZDQFZMhYOeL4X03cvrl5v7R28EWHwU7fsFhbxw49bMBFFCldXTJvyH1wfS3NsEUl69iFibDZNQ/s320/avanco-tecnologicos.jpg


        Existem várias histórias sobre vida extraterrestre. Algumas envolvem invasões de alienígenas hostis ao planeta, outras tratam de viagens galácticas e colonização de outros planetas. Uma dessas histórias se passa na Lua, onde moram seres inteligentes de duas raças: os Subvolvanos e os Privolvanos. Eles são capazes de construir barcos, pois navegavam em rios, mares e lagos lunares. Se contada hoje, essa história pareceria só mais uma dentre tantas outras ficções científicas [...]. O detalhe curioso é que ela foi contada em um livro de 1634 escrito pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630) [num conto denominado “Sonho”].

        [...] Foi apenas em 1969 que a missão Apollo, da Nasa, levou o primeiro homem à Lua. [...]

        [...] Não é exagero dizer que muitos deles inspiraram cientistas a desenvolver as tecnologias dos seus livros e filmes.

        Em 1906, por exemplo, o famoso 14-Bis levantava voo em Paris. Por trás da genial invenção, estava um ávido leitor, apaixonado e inspirado pelas obras de Júlio Verne (1828-1905). Nas audaciosas concepções desse escritor francês, o pequeno Santos Dumont (1873-1932) vislumbrava a mecânica e a ciência dos tempos do porvir, como conta em seu livro.

        [...]

MIRANDA, Lucas; GARCIA, Gabriel Lopes. Ficção científica e ciência de mãos dadas. Ciência Hoje, 24 dez. 22019. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/ficcao-cientifica-e-ciencia-de-maos-dadas. Acesso em: 10 set. 2020.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 226.

Entendendo o artigo:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra povir?

      Significa futuro.

02 – Qual é a relação entre ficção científica e avanços tecnológicos?

      A ficção científica serve de inspiração para muitos avanços tecnológicos, influenciando cientistas e engenheiros a desenvolverem inovações com base nas ideias presentes em livros e filmes do gênero.

03 – Quem foi Johannes Kepler e qual é a relevância de sua obra para a ficção científica?

      Johannes Kepler foi um astrônomo e matemático alemão, autor do conto "Sonho" escrito em 1634, que é considerado uma das primeiras obras de ficção científica. O conto descreve seres inteligentes que vivem na Lua, antecipando conceitos de exploração espacial muito antes da era moderna.

04 – Como a missão Apollo está relacionada ao contexto do artigo?

      A missão Apollo, que levou o primeiro homem à Lua em 1969, é mencionada no artigo como uma realização tecnológica que, de certa forma, concretiza as ideias que já eram imaginadas em obras de ficção científica, como o conto de Kepler.

05 – De que forma Júlio Verne influenciou Santos Dumont?

      Júlio Verne, conhecido por suas obras de ficção científica, influenciou Santos Dumont, um pioneiro da aviação, que era um ávido leitor de seus livros. As concepções audaciosas de Verne ajudaram Dumont a vislumbrar a mecânica e a ciência que ele viria a aplicar em suas invenções.

06 – Por que a história dos Subvolvanos e Privolvanos seria considerada uma ficção científica comum nos dias de hoje?

      A história dos Subvolvanos e Privolvanos, seres que viviam na Lua e construíam barcos, seria vista como uma ficção científica comum hoje em dia porque o tema de vida extraterrestre e a colonização de outros planetas é amplamente explorado no gênero atualmente. No entanto, essa história ganha relevância por ter sido escrita no século XVII, muito antes das modernas concepções de exploração espacial.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário