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terça-feira, 30 de agosto de 2022

REPORTAGEM: INSTAPOETAS, O FENÔMENO QUE TIROU A POEIRA DA POESIA - (FRAGMENTO) - VEJA - COM GABARITO

 Reportagem: Instapoetas, o fenômeno que tirou a poeira da poesia – Fragmento

          Jovens autores impulsionam o gênero na internet – e na lista de best-sellers

        Existe amor (em forma de poesia) nas redes sociais. Transformada em um polarizado campo de batalha político, a internet também foi tomada por um movimento crescente de jovens poetas, que cravaram seu espaço no online com textos curtos, compartilháveis e fáceis de se relacionar, e acabaram refletidos com muito sucesso na literatura tradicional.

        Pela força no Instagram, os escritores acabaram apelidados de instapoetas. Nomes como João Doederlein, Ryane Leão, Lucão e Zack Magiezi exploram de forma engenhosa temas como amor, decepção, saudade e autoestima, a maioria com caráter motivacional, bebendo de fontes filosóficas e do velho formato dos provérbios, enquanto ainda se arriscam na tendência metalinguística – que fala sobre a própria poesia e a arte de escrever.

        Com centenas de milhares de seguidores, os poetas do Instagram migraram para o papel e, rapidamente, chegaram à lista de best-sellers. Na comparação entre os meses de janeiro a agosto de 2017 com o mesmo período de 2018, os livros de poesia nacionais cresceram em venda 107%*, fenômeno diretamente causado pelos autores virtuais. [...]

CARNEIRO, Raquel; KUSUMOTO, Meire. Instapoetas, o fenômeno que tirou a poeira da poesia. Veja, 12 out. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/especiais/instapoetas-o-fenomeno-que-tirou-a-poeira-da-poesia/. Acesso em: 17 jun. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 64.

Entendendo a reportagem:

01 – Por que o título da reportagem sugere que essa nova geração de poetas “tirou a poeira da poesia”?

      Porque a nova geração de poetas renovou o cenário de autores e o modo de divulgar / consumir a poesia, já há tempos “empoeirada”. Com o fenômeno dos “instapoetas”, a poesia voltou a ser um gênero lido e consumido.

02 – Você conhece algum dos “instapoetas” citados na reportagem ou outro escritor que publique seus textos em redes sociais?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Segundo a reportagem, apesar de terem adotado a internet como meio de circulação original, muitos autores virtuais passaram também a publicar livros, que chegaram, até mesmo, à lista de best-sellers. O que explicaria esse fenômeno?

      A popularidade desses escritores, gerada por sua exposição na internet, incentivou as editoras a publicar seus livros, pois a expectativa era uma boa venda desses títulos, o que se confirmou, no caso dos best-sellers.

04 – Você já pensou em seguir a profissão de escritor? Quais poderiam ser os benefícios e as dificuldades desse trabalho?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É importante, neste momento, incentivar o diálogo entre os estudantes para aprofundar o debate sobre as dificuldades e os benefícios de ser escritor, ressaltando a dimensão afetiva e engajada do trabalho com a literatura.

05 – E alguma outra profissão relacionada à produção de livros, você já pensou em seguir? Se sim, qual(is) e por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Em sua opinião, qual é a importância da literatura para a sociedade? Por que o trabalho do escritor deve ser valorizado?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os estudantes reflitam sobre o impacto positivo que a literatura e as artes provocam na vida das pessoas, bem como a necessidade de valorizar o escritor, para que ele possa ter o reconhecimento do seu trabalho e o retorno financeiro para garantir o seu sustento, como se esperaria em qualquer profissão.

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