Reportagem: Instapoetas, o fenômeno que tirou a poeira da poesia – Fragmento
Jovens autores impulsionam o gênero na internet – e na lista de best-sellers
Existe amor (em forma de poesia) nas
redes sociais. Transformada em um polarizado campo de batalha político, a
internet também foi tomada por um movimento crescente de jovens poetas, que
cravaram seu espaço no online com textos curtos, compartilháveis e fáceis de se
relacionar, e acabaram refletidos com muito sucesso na literatura tradicional.
Pela força no Instagram, os escritores
acabaram apelidados de instapoetas. Nomes como João Doederlein, Ryane Leão,
Lucão e Zack Magiezi exploram de forma engenhosa temas como amor, decepção,
saudade e autoestima, a maioria com caráter motivacional, bebendo de fontes
filosóficas e do velho formato dos provérbios, enquanto ainda se arriscam na
tendência metalinguística – que fala sobre a própria poesia e a arte de
escrever.
Com centenas de milhares de seguidores,
os poetas do Instagram migraram para o papel e, rapidamente, chegaram à lista
de best-sellers. Na comparação entre os meses de janeiro a agosto de 2017 com o
mesmo período de 2018, os livros de poesia nacionais cresceram em venda 107%*,
fenômeno diretamente causado pelos autores virtuais. [...]
CARNEIRO, Raquel;
KUSUMOTO, Meire. Instapoetas, o fenômeno que tirou a poeira da poesia. Veja, 12
out. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/especiais/instapoetas-o-fenomeno-que-tirou-a-poeira-da-poesia/. Acesso
em: 17 jun. 2020.
Fonte: Língua
Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020
– editora Ática – p. 64.
Entendendo a reportagem:
01 – Por que o título da
reportagem sugere que essa nova geração de poetas “tirou a poeira da poesia”?
Porque a nova
geração de poetas renovou o cenário de autores e o modo de divulgar / consumir
a poesia, já há tempos “empoeirada”. Com o fenômeno dos “instapoetas”, a poesia
voltou a ser um gênero lido e consumido.
02 – Você conhece algum dos
“instapoetas” citados na reportagem ou outro escritor que publique seus textos
em redes sociais?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Segundo a reportagem,
apesar de terem adotado a internet como meio de circulação original, muitos
autores virtuais passaram também a publicar livros, que chegaram, até mesmo, à
lista de best-sellers. O que explicaria esse fenômeno?
A popularidade
desses escritores, gerada por sua exposição na internet, incentivou as editoras
a publicar seus livros, pois a expectativa era uma boa venda desses títulos, o
que se confirmou, no caso dos best-sellers.
04 – Você já pensou em
seguir a profissão de escritor? Quais poderiam ser os benefícios e as
dificuldades desse trabalho?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: É importante, neste momento, incentivar o diálogo entre os
estudantes para aprofundar o debate sobre as dificuldades e os benefícios de
ser escritor, ressaltando a dimensão afetiva e engajada do trabalho com a
literatura.
05 – E alguma outra
profissão relacionada à produção de livros, você já pensou em seguir? Se sim,
qual(is) e por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
06 – Em sua opinião, qual é
a importância da literatura para a sociedade? Por que o trabalho do escritor
deve ser valorizado?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Espera-se que os estudantes reflitam sobre o impacto
positivo que a literatura e as artes provocam na vida das pessoas, bem como a
necessidade de valorizar o escritor, para que ele possa ter o reconhecimento do
seu trabalho e o retorno financeiro para garantir o seu sustento, como se
esperaria em qualquer profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário