Poema: Código Nacional de Trânsito – Fragmento
Affonso Ávila
dentro da faixa
fora do perigo
dentro da fauna
fora do perigo
dentro da farsa
fora do perigo
dentro do falso
fora do perigo
dentro do fácil
fora do perigo
conserve-se à direita
converse às direitas
como os cegos à direita
com o verso às direitas
como servo à direita
com os seus às direitas
como os sérios à direita.
[...]
ÁVILA, Affonso.
Código Nacional de Trânsito (1972). In: Homem ao termo: poesia reunida
(1949-2005). Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. p. 271-272.
Fonte: Livro Língua Portuguesa
– Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 166-7.
A Pop
Art no Brasil
Como você aprendeu, as manifestações
da Pop Art no Brasil (que estudamos no capítulo 14) diferem da
produção de outros países, pois refletem elementos próprios de nossa
realidade cultural, social e política. Nos anos 1960, artistas plásticos,
poetas, prosadores, compositores, dramaturgos e cineastas expressaram
indignação contra a ditadura militar, a perseguição política, a censura, a
violência urbana e as questões sociais em suas produções artísticas. O artista
da Pop Art brasileira Marcelo Nitsche – na obra Buum!,
recorreu à metáfora dos sinais de trânsito para se referir ao cerceamento à
liberdade durante a ditadura militar de 1964.
Entendendo o poema:
01 – Você já leu algum texto
do poeta Affonso Ávila?
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Que temática sociopolítica
poderia ser abordada em um poema intitulado “Código Nacional de Trânsito”?
Resposta pessoal
do aluno.
03 – O poema Código
Nacional de Trânsito, de Affonso Ávila, propicia mais de uma leitura.
Considerando a situação política do Brasil na época de sua publicação e a
censura ao poema, que sentido pode ser atribuído aos versos a seguir?
“dentro
da faixa
fora do
perigo
dentro da farsa
dentro do falso
dentro do fácil
conserve-se à direita.”
De acordo com o
contexto em que o poema foi produzido, esses versos podem ser interpretados
como uma ironia em relação àqueles que não se posicionam politicamente contra a
ditadura e a censura (à direita) para não correrem riscos por suas posições
políticas, que poderiam ser contrárias ao regime.
04 – Se os versos forem considerados metalinguísticos, podemos dizer que
eles tematizam a escolha do poeta por um estilo. Nesse sentido, como você
interpreta esses versos?
Esses versos
ironizam a poética que segue as regras tradicionais e evita experimentações,
inovações formais.
05 – Nesse sentido
metalinguístico, qual é o objetivo do poema?
Criticar os
poetas que repetem as formas tradicionais, isto é, que estão dentro da faixa fora do perigo; que
estão à direita.
06 – Essa crítica irônica
poderia ser direcionada a diferentes situações da vida social. Quais seriam?
Identifique-as e explique-as.
Poderia ser uma
crítica à acomodação daqueles que não querem correr riscos e optam pela
massificação, por seguir modas e tendências (dentro da fauna: do grupo), por
procurar soluções mais fáceis para serem aceitos.
07 – Os versos de Affonso
Ávila exploram como recurso construtivo a semelhança sonora e visual das
palavras, o que é uma marca do Concretismo. Explique.
O poema faz um
jogo com palavras que se aproximam pela semelhança sonora e visual, como faixa, falsa, fácil, farsa, fauna; direita,
direitas.
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