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sábado, 13 de agosto de 2022

MANIFESTO: DA AÇÃO DA CIDADANIA - VESTIBULAR FASEH-MG - COM GABARITO

 Manifesto: Da Ação da Cidadania

                   O sonho continua!

        Vamos continuar a fazer de nossas atitudes de entidade da sociedade civil, que se sente corresponsável pelo processo de engrandecimento desse país, um ícone para o entendimento de toda a sociedade de que as mazelas sociais poderiam ser em muito minimizadas, se todos fizessem a sua parte.

        Queremos participar do tempo em que os mais excluídos, efetivamente, vão ocupar seu espaço na luta por sua própria dignidade.

        Vamos lutar contra a apatia política que consome a sociedade brasileira fomentando a participação da população nas decisões do poder público, respeitando e valorizando as experiências e referências de participação cidadã dos agentes envolvidos e agregando forças da sociedade para otimizar recursos públicos e fazer justiça social.

        A Ação da Cidadania continuará buscando mudar os rumos do país através do incentivo à criação ou ao aprimoramento de políticas públicas comprometidas com o fim da fome e da miséria, a fim de que essas políticas possam resultar em transformações positivas permanentes.

        Nosso compromisso continua sendo o de lutar pelo fim da fome e da miséria. Porém, agora nossa luta tem foco no controle social de políticas públicas e na mobilização da sociedade por educação e cultura de qualidade.

        Há uma clareza, entre os membros da Ação da Cidadania, de que os benefícios compensatórios ainda são fundamentais, porque podem garantir a sobrevivência, mas são a educação e a cultura que de fato transformam a sociedade. Nossa luta por educação de qualidade terá início com a mobilização da sociedade pelo fim do analfabetismo. É inadmissível que 32 milhões de brasileiros (curiosamente o mesmo número de brasileiros abaixo da linha da miséria quando da criação da Ação da Cidadania) não tenham o direito de ler. A dignidade dessa população, que representa quase 20% do total, não será alcançada enquanto excluída do saber ler para sonhar. As lideranças comunitárias da entidade estarão nos bolsões de pobreza do país incentivando o hábito da leitura com os Espaços de Leitura, mostrando que estamos fazendo a nossa parte.

        A luta pela cultura virá da transformação dos conhecimentos e habilidades, artes e expressões populares, em ações pragmáticas de promoção de bem-estar social, geração de renda e reivindicação dos direitos sociais, através do Centro Cultural Ação da Cidadania – Maurício Andrade. Esse presente para o Rio de Janeiro, composto de 14 mil metros quadrados, com espaço de show, exposição, teatro, cinema e gastronomia, será uma das primeiras empresas sociais do país, que, não deixando de ter uma gestão profissional e de gerar superávit, vai de fato investir todos os seus recursos na busca da dignidade e cidadania, iniciando cerca de 3 000 crianças e jovens na arte e cultura e inserindo-os nesse mercado de trabalho.

        O meio para se chegar até lá é o do exercício da solidariedade consciente, que mobiliza a população pelo desejo de fazer bem ao próximo, mas que parte do entendimento de que o Estado precisa garantir os direitos básicos do cidadão e de que a sociedade deve exigir que isso aconteça.

Vestibular Faseh-MG 2014. Disponível em: http://www.exerciciosdevestibulares.com.br/wp-content/uploads/2013/12/PROVA-MANHA-TIPO-A.pdf.  Acesso em: 9 jan. 2016.

        A Ação da Cidadania é uma organização criada em 1993 visando a formar uma rede de mobilização de alcance nacional para ajudar os brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 317-9.

Entendendo o manifesto:

01 – Registre no caderno: são compromissos da Ação da Cidadania, exceto:

a)   Dar livros a milhões de brasileiros que não têm direito a ler.

b)   Focalizar no controle social das políticas públicas nacionais.

c)   Mobilizar a sociedade por educação e cultura de qualidade.

d)   Perseverar na luta pelo fim da fome e do estado de miséria.

02 – Esse manifesto é:

a)   Um documento aberto ao público de um programa que busca mudar os rumos do país.

b)   Um relatório institucional de caráter restrito que apresenta um inventário de realizações.

c)   Uma declaração pública das razões que justificam certos atos heterodoxos dos associados.

d)   Uma lista de ações executadas por uma organização governamental de direitos humanos.

03 – São expressões que denotam a manifestação dos propósitos da Associação Ação da Cidadania, exceto:

a)   Vamos continuar a fazer [...]; Vamos lutar contra [...].

b)   A Ação da Cidadania continuará buscando mudar os rumos [...].

c)   Queremos participar do tempo em que [...].

d)   Há uma clareza, entre os membros da Ação da Cidadania [...].

04 – Registre no caderno a alternativa em que o trecho extraído do texto denuncia um problema.

a)   [...] O sonho continua!

b)   [...] vamos lutar contra a apatia política que consome a sociedade brasileira.

c)   A luta pela cultura virá da transformação dos conhecimentos e habilidades [...].

d)   O meio para se chegar até lá é o do exercício da solidariedade consciente [...].

05 – Nos trechos a seguir, o autor expressa opinião, exceto em:

a)   [...] É inadmissível que 32 milhões de brasileiros (curiosamente o mesmo número de brasileiros abaixo da linha da miséria quando da criação da Ação da Cidadania) não tenham o direito de ler.

b)   O meio para se chegar até lá é o do exercício da solidariedade consciente, que mobiliza a população pelo desejo de fazer bem ao próximo [...].

c)   As lideranças comunitárias da entidade estarão nos bolsões de pobreza do país incentivando o hábito da leitura [...].

d)   Esse presente para o Rio de Janeiro, composto por 14 mil metros quadrados, com espaço de show, exposição, teatro, cinema e gastronomia, será uma das primeiras empresas sociais do país [...].

06 – Nesse manifesto, predominam as tipologias:

a)   Descritiva e narrativa.

b)   Expositiva e argumentativa.

c)   Injuntiva e expositiva.

d)   Narrativa e injuntiva.

07 – Releia este trecho do texto.

        “Há uma clareza, entre os membros da Ação da Cidadania, de que os benefícios compensatórios ainda são fundamentais, porque podem garantir a sobrevivência, mas é a educação e a cultura que de fato transformam a sociedade. [...]”.

        Registre no caderno a alternativa em que esse trecho foi reescrito, sem alteração do seu sentido original.

a)   É evidente ainda, entre os membros da Ação da Cidadania, que os fundamentais benefícios compensatórios podem garantir a sobrevivência, tendo em vista que é a educação e a cultura o que de fato transforma a sociedade.

b)   É nítido, entre os membros da Ação da Cidadania, que os benefícios compensatórios são fundamentais, ainda que não garantam a sobrevivência da educação e da cultura que são de fato elementos que transformam a sociedade.

c)   Está claro, entre os membros da Ação da Cidadania, que ainda são fundamentais os benefícios compensatórios, porquanto podem garantir a sobrevivência, embora sejam a educação e a cultura que de fato transformam a sociedade.

d)   Há uma clara evidência, entre os membros da Ação da Cidadania, de que os benefícios compensatórios ainda são fundamentais para poder garantir a sobrevivência, porquanto é a educação e a cultura que de fato transformam a sociedade.

 

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