Artigo de opinião: A Palavra
Eduardo Carvalho
No princípio era o verbo. Depois vieram
os substantivos, os adjetivos, os pronomes.
E o homem começou a produzir discursos
e a conquistar seu mundo por intermédio da palavra. Nominar para conhecer,
conhecer para conquistar. E jamais houve arma mais poderosa do que a palavra.
E o homem usou a palavra para continuar
suas descobertas. Para perpetuar suas experiências. Para acumular seu
conhecimento.
E o homem usou a palavra para cativar
amigos, para seduzir amantes, para celebrar comunhões.
E o homem usou a palavra para
conquistar fieis, para dominar territórios, para exercer o poder.
E o homem criou novas palavras para
velhas coisas. Traduziu-as para novos idiomas, diversificou-as na torre que
buscava a própria palavra em sua origem.
Mas a palavra sempre se impôs a
qualquer homem. Sempre perdurou para além de qualquer discurso E onde já não há
rosas, ainda seu nome perpetuado para além de sua efemeridade. E onde já não há
existência, palavras renitentes ainda existindo.
Ainda hoje, a palavra transformada em
pulso eletrônico, em onda magnética, em pixel luminoso, concretiza-se na
matéria etérea de significados da qual é feita.
Dominá-la
e entregarmo-nos ao domínio que nos impõe. Eis o sentido último do encanto, do
jogo, da paixão e de nossa devoção e vicio. A palavra, vivida como profissão.
CARVALHO, Eduardo.
Disponível em: http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/A-Palaavra/12/11469.
Acesso em: 23 nov. 2015.
Fonte: Livro Língua Portuguesa –
Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 288-290.
Entendendo o artigo de
opinião:
01 – Observe o título do
texto e explique o uso da maiúscula no vocábulo Palavra.
No contexto, o
vocábulo palavra apresenta significado religioso. Palavra, grafada cm
maiúscula, segundo a tradição judaico-cristã, remete à palavra de Deus, à
palavra bíblica.
02 – Releia a primeira frase
do texto:" No princípio era o verbo". Ela dá continuidade ao sentido
do título? Por que?
Sim. Essa frase
também tem conotação religiosa, pois inicia um texto bíblico (evangelho de
João). É interessante observar que verbo vem do latim (verbum) e seu
significado original é palavra.
03 – A segunda frase do
texto quebra a expectativa do leitor. Explique em que consiste essa quebra e o
que ela acarreta para o entendimento do texto.
Consiste no fato
de que a segunda frase não segue a mesma linguagem de conotação religiosa.
Quando se fala em verbo, o leitor espera que se trate de verbo no sentido
religioso, porém ele segue citando classes gramaticais: substantivos,
adjetivos, pronomes. Essa quebra mostra ao leitor que não se trata, na verdade,
de um texto religioso.
04 – Os parágrafos seguintes
do texto iniciam-se com a estrutura “E o homem...”. Que efeito a repetição
dessa estrutura produz?
Essa repetição dá
ao texto um tom solene, de infinitude. Mostre aos alunos que essa estrutura
também é própria do contexto litúrgico, religioso.
05 – Releia o segundo
parágrafo e responda:
a) Que ações começaram a ser praticadas pelo homem e que arma ele usou para praticá-las?
Produzir discursos e conquistar seu mundo, usando a palavra como
arma.
b) Você concorda que jamais houve arma tão poderosa quanto a palavra? Justifique.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A palavra, como instrumento de
linguagem, funciona como mediadora das relações humanas. Por meio da palavra,
firma-se um compromisso, decreta-se uma sentença, etc.
06 – Explique de que forma a
humanidade, com a palavra, consegue continuar suas descobertas, perpetuar suas
experiências, acumular seu conhecimento. Converse com os colegas e o professor
sobre o assunto.
Registrando essas
descobertas, experiências e conhecimento em livros, jornais, revistas,
internet, etc.
07 – No quinto parágrafo, há
uma menção a dois tipos de poder que o homem pode exercer por meio da palavra.
Quais são eles?
a) Poder familiar.
b) Poder religioso.
c) Poder de soberania.
d) Poder de sedução.
08 – Agora, no caderno, dê
exemplos de como é possível, por meio das palavras:
a) Cativar amigos.
b) Seduzir amantes.
c) Celebrar comunhões.
Resposta pessoal do aluno.
09 – Releia este trecho: “E
o homem criou novas palavras para velhas coisas”. Veja a seguir exemplos de
“novas palavras para coisas velhas”:
Tiete
--- fã; Sofrência ---
sofrimento; Bombar --- repercutir.
a) Dê outros exemplos de “novas palavras para coisas velhas”.
Resposta pessoal do aluno.
b) Ainda no sexto parágrafo, a qual passagem bíblica o texto faz referência?
Ao episódio da torre de Babel, que explica o surgimento das diversas
línguas como castigo divino pela ambição dos homens que construíram uma torre
para chegar ao céu.
10 – Até o 6° parágrafo, a
palavra é retratada no texto como um instrumento que o homem tem para exercer o
seu poder. A partir do 7°, como a palavra passa a ser caracterizada em relação
ao homem?
A palavra passa a ser considerada superior
ao homem.
11 – Que palavra anuncia
essa mudança de foco do texto?
A palavra mas.
12 – Segundo o texto, que
particularidade da palavra a torna superior ao homem?
a) A efemeridade.
b) A imortalidade.
c) A beleza.
d) A austeridade.
13 – Ao falar sobre pulso eletrônico,
onda magnética e pixel luminoso, o autor faz referência:
a) Ao significado das palavras.
b) À beleza das palavras.
c) Ao suporte das palavras.
d) À utilidade das palavras.
14 – O último parágrafo do
texto inicia-se com uma antítese. Explique qual é ela.
Ao mesmo tempo em que devemos dominar a palavra nos deixar
dominar por ela.
15 – Você se lembra do
conselho de intertextualidade, que estudamos no capítulo anterior? Em “A Palavra”, a intertextualidade se
constrói com alusões ao texto bíblico:
“E
no princípio era o verbo”.
Além dessa alusão, são utilizadas
outras estruturas linguísticas próprias do texto religioso:
“Palavra”
“E o homem...”.
Agora, responda no caderno:
a) Qual é o efeito de sentido decorrente dessas alusões?
Caracterizar a palavra, assunto do seu texto, como algo sagrado.
b) Do que o leitor precisa para reconhecer no texto essa intertextualidade?
Ele precisa ter um conhecimento prévio sobre o texto bíblico.
16 – Releia o último
parágrafo do texto:
“Dominá-la e entregarmo-nos ao domínio que
nos impõe. Eis o sentido último do encanto, do jogo, da paixão e de
nossa devoção e vicio. A palavra, vivida como profissão.”
Procure no dicionário os verbetes paixão, devoção e profissão e explique o significado dessas palavras no contexto do texto analisado.
Paixão: martírio,
sofrimento; Devoção: veneração, dedicação; Profissão: declaração pública de uma
crença.
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