Tela: Os
amantes
René
Magritte
MAGRITTE, René. Os amantes. 1928.
1 óleo sobre tela. Richard Zeisler Collection, Nova Iorque.
Fonte: Língua
portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição –
Curitiba – 2010. p. 263.
Entendendo a tela:
01 – Uma das marcas dos
pintores surrealistas era a representação realista de imagens que não
correspondem à lógica cotidiana. Que elemento permite comprovar essa afirmação
na pintura de Magritte?
A pintura se
assemelha em termos técnicos a uma foto, no entanto, o que se vê não é uma
imagem que corresponda à lógica cotidiana: os rostos dos amantes estão cobertos
por um pano e eles se beijam mesmo assim.
02 – O título da tela é “Os
amantes”. Interprete a imagem da obra relacionando-a à dupla acepção que a
palavra “amantes” pode receber.
A palavra
“amantes” pode ser entendida como uma referência a um relacionamento ilícito,
adultério, por isso os rostos estariam cobertos, para que eles se protejam da
desaprovação social. Numa outra acepção da palavra, os “amantes” podem ser
entendidos como aqueles que se amam e podem estar apenas querendo preservar sua
privacidade, querem viver seu amor de modo reservado.
03 – Muitas vezes, os
surrealistas aproveitavam sensações de sonhos como símbolos em suas telas. Que
sensações a imagem da pintura pode estar representando? Justifique sua
resposta.
Numa sociedade
movida pelas aparências, os amantes verdadeiros são aqueles que não se
preocupam com o exterior, mas os sentimentos; o amor pode ser um sentimento
angustiante, que leva as pessoas a se sentirem presas, sufocadas; o amor faz
nascer nas pessoas o sentimento de proteção, de não querer que o outro sofra,
seja reconhecido e julgado socialmente por seus atos, etc.
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