Política de Privacidade

sábado, 18 de junho de 2022

FILME(ATIVIDADES): CIDADE DE DEUS - FERNANDO MEIRELLES/KÁTIA LUND - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): CIDADE DE DEUS

Data de lançamento: 30 de agosto de 2002 (2h 10min)

Direção: Fernando Meirelles , Kátia Lund

Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Phellipe Haagensen, Alice Braga

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cidade de Deus é um filme de ação brasileiro de 2002 produzido por O2 FilmesGlobo Filmes e Videofilmes e distribuído por Lumière Brasil. É uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. Foi dirigido por Fernando Meirelles, codirigido por Kátia Lund e estrelado por Alexandre RodriguesLeandro Firmino e Alice Braga.

O filme retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 1960 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 1980. Para contar a trajetória deste lugar o filme narra a vida de diversos personagens e eventos que se entrelaçam no decorrer da trama. Tudo pelo ponto de vista do Buscapé, o protagonista-narrador que cresceu em um ambiente muito violento. Porém, encontra subsídios para não ser fisgado pela vida do crime.

Entendendo o filme

01.  Quais as temáticas abordadas no filme?

·        Preconceito racial

·        Justiça paralela

·        Favelas brasileiras

02. Em relação as reflexões sociológicas dos personagens no enredo do filme, nota-se o quê?

     O filme mescla elementos de defesa da maldade inata (observe-se no desenvolvimento da personalidade cruel e sádica de Zé Pequeno, desde criança) e na construção social do indivíduo (é perceptível a ausência do Estado político, que só aparece para reprimir ou corromper).

03. O filme “Cidade de Deus”, sob direção de Fernando Meirelles, lançado em 2002, retrata uma realidade brasileira na qual muitos permanecem excluídos. Indicado ao Oscar em quatro categorias em 2004, o filme marcou a história do cinema brasileiro. O tema retratado no filme baseia-se:

       a) Na corrupção da política brasileira nacional.

  b) Na pobreza e na falta de água do sertão nordestino.

  c) Nos problemas sociais vivenciados em uma favela carioca.

       d) Na exploração e no contrabando ilegal de animais da Amazônia.

04.  Leia o texto para responder à questão.
       Releia a seguinte passagem do texto:

       O estudo, no entanto, diz que pode haver falhas nos retratos de pobreza. Rodgers lista dois: a simplificação excessiva e a figura do europeu ou do americano “herói”.
É correto concluir que a simplificação excessiva a que Dennis Rodgers, um dos autores do estudo, en­contra correspondência no fato de o filme Cidade de Deus

      a) ter chamado a atenção apenas nos países do Norte, não conseguindo repetir o sucesso no circuito de cinema dos países ricos.

     b) ser exibido em universidades quase como se fosse um documentário, embora este não seja o caráter, ou o propósito, da obra.

    c) reproduzir a imagem da violência urbana em vez de divulgar outros aspectos, positivos, como o desenvolvimento econômico.

     d) ter características semelhantes às de um documentário, ainda que tenha como única finalidade entreter especta­dores estrangeiros.

   e) banalizar o tema da violência, contribuindo para que essa imagem divulgada no filme seja perpetrada nos países ricos.

 05. O filme ''Cidade de Deus'' , lançado em 2002, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi sucesso de público e crítica no Brasil e no exterior. O longa-metragem é baseado no livro homônimo do escritor carioca Paulo Lins. O autor do livro conheceu a antropóloga e socióloga Alba Zaluar quando estudava na UFRJ e a ajudou a fazer entrevistas para pesquisa que antropóloga carioca desenvolvia na comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Alba Zaluar produziu uma extensa obra, que influencia até hoje, em especial, pesquisadores da antropologia e sociologia urbana. Alba Zaluar foi pioneira em pesquisas antropológicas na área de:

a)   êxodo rural. 

b)   violência urbana.

c)   religiosidades afro-brasileiras. 

d)   juventude e trabalho. 

06. O cinema brasileiro contou, recentemente, com a produção de dois filmes de grande repercussão e aceitação pelo público e pela crítica especializada: "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus".
Em conjunto, os filmes mencionados enfocam e explicitam a vinculação entre os seguintes aspectos da realidade brasileira:

a)   cultura popular e tecnologia social.

b)   ecologia urbana e educação pública.

c)   prática religiosa e assistência social.

d)   violência urbana e segurança pública.

07. Comente sobre o final do filme.

      Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário