CONTO: A HONRA PASSADA A LIMPO
Marina Colasanti
Sou compulsiva, eu sei. Limpeza e
arrumação.
Todos os dias boto a mesa, tiro a mesa.
Café, almoço, jantar. E pilhas de louças na pia, e espumas redentoras.
Todos os dias entro nos quartos, desfaço
camas, desarrumo berços, lençóis ao alto como velas. Para tudo arrumar depois,
alisando colchas de crochê.
Sou caprichosa, eu sei. Desce o pó sobre
os móveis. Que eu colho na flanela.
Escurecem-se as pratas. Que eu esfrego
com a camurça. A aranha tece. Que eu enxoto.
A traça rói. Que eu esmago. O cupim voa.
Que eu afogo na água da tigela sob a luz.
E de vassoura em punho gasto tapetes
persas.
Sou perseverante, eu sei. A mesa que ponho
ninguém senta. Nas camas que arrumo ninguém dorme. Não há ninguém nesta casa,
vazia há tanto tempo.
Mas sem tarefas domésticas, como
preencher de feminina honradez a minha vida?
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro:
Rocco, 1986
Entendendo o texto
01.Essa história é contada por um narrador que
a) é
personagem principal.
b) é personagem
secundária.
c) interage com
os leitores.
d) observa os
fatos narrados.
02. A autora fala de ações que
se repetem, na mesmice de cada um de seus dias. Para traduzir essa ideia de
repetição, vale-se de alguns recursos expressivos, relativos à forma.
Aponte dois desses recursos.
Assíndeto-representa a omissão de conectivos – Exemplos: Café,
almoço, jantar.
Sou compulsiva, eu sei.
Sou caprichosa, eu
sei.
03. “Mas, sem tarefas domésticas, como preencher
de feminina honradez a minha vida?” A pergunta acima transcrita, que finaliza o
texto, traduz a solidão da personagem e a tentativa de sua sublimação através
do mecanicismo da prática de “tarefas domésticas”, muitas vezes desnecessárias,
quando não ilógicas, absurdas. Comente, com base em elementos do texto, essa
afirmação.
A personagem fala
que coloca a mesa que ninguém senta; arruma cama que ninguém dorme e que é uma
casa vazia há tanto tempo. Ficando claro que ela tenta preencher um vazio que
tem dentro dela.
04. No terceiro parágrafo, a
construção do período se faz, no início, com o emprego sucessivo de orações que
se vinculam sem a presença de elementos conectores.
a) Como se classificam tais
orações e que figura de linguagem é assim constituída?
Assíndeto-representa
a omissão de conectivos
b) Que efeito expressivo é
obtido com a utilização desse recurso?
Torna o texto mais ágil e podendo, até mesmo, passar a
sensação de elementos mais aglomerados.
05. “Não há ninguém nesta
casa, vazia há tanto tempo.” Na passagem acima, o verbo haver é empregado com
dois significados distintos. Do ponto de vista sintático, há, porém, aspecto
que os identifica. Que aspecto é esse? Justifique sua resposta.
Verbo haver no
sentido de ter e verbo haver no sentido de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário