Política de Privacidade

sexta-feira, 17 de junho de 2022

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

“O QUE É UM ROTEIRO”

Luiz Carlos Marciel

Os americanos chamam-no screenplay, uma peça para a tela, de maneira a distingui-la da simples play,  destinada ao palco. Os franceses o chamam de scenario, para designá-lo como um conjunto de cenas. E nós o chamamos de roteiro. E não é uma má palavra para o caso. Roteiro é uma rota não apenas determinada, mas "decupada", dividida, através da discriminação de seus diferentes estágios. Roteiro significa que saímos de um lugar, passamos por vários outros, para atingir um objetivo final. Ou seja: o roteiro tem começo, meio e fim - conforme Aristóteles observou na tragédia grega como uma necessidade essencial da expressão dramática.

Fonte: Disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/manuais/documento chamadoroteiro.htm


01. Com base nos seus conhecimentos sobre roteiro de cinema, assinale a alternativa correta.

a) Roteiro é dividido quando o roteirista precisa descrever as passagens temáticas do vídeo.

b) Roteiro sempre tem um objetivo final, mas não contém a informação do desfecho da história.

c) O comentário do diretor não faz parte do roteiro de cinema.

d) Roteiro de cinema nunca é organizado em partes, pois é uma história contínua.

e) Roteiro de cinema indica o tempo e o lugar dos personagens, mas não indica o que estes devem falar em cada cena.

 

Leia a tirinha a seguir e responda à questão 02:

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicUH2uaNHVH4DblPwMGYTSeIG8bb9y_yyltjYdQTOrqN0wZNRBTWuVNddSiLDnruUHW-n74VbxmiUrrVFRcDUZmJ78UDEwMRwknlDwtsiA2xQ0XovLYNyso1wRQeLu9RLqiSmAkzO1HvFTXlIz4siqOgBwwQVaV3IJO7cs9Zxw8HkAMd88RqFz6b4N/s320/ESTUFA.jpg  
02. No primeiro quadrinho, o emprego da vírgula serve para:

a) Separar elementos de uma enumeração.             

b) Indicar apostos.             

c) Separar o vocativo.

d) Indica a omissão do verbo.            

e) Separar todas as palavras repetidas.

 

O mito abaixo e responda às questões 03 e 04:

Fonte da imagem-  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB6XTdGEKL5It1us-hhNMx56MSTvDR3FRLOynz6ztWtVWNpuFreGTHXU9dqVNpxr0ycguUgcA2iMlP18RN0rQMiG7XmFHtoONhysI4wQaZiM3mr9dxA0bRBLh3ibzhTeRNC8OFeCO8r5lcrELG6LlZK28YHklgR2bWR_Cu7PXeJDqwh6D1a5ELYO5x/s320/cuca.jpg

MITO DA CUCA

 

A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está em um dragão, coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização. Diz a lenda que a Cuca rouba as crianças que desobedecem a seus pais. A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir a 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.

 FONTE: Disponível em http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/cuca/

03. O texto acima pode ser considerado um mito porque

a) consegue dar uma explicação a acontecimentos naturais.

b) possui caráter simbólico, ao abordar personagens sobrenaturais – no caso, a Cuca.

c) não se utiliza da ficção, deixando clara a distinção entre o que é e não real.

d) nunca serviu, historicamente, para passar conhecimento a outras pessoas sobre possíveis perigos.

e) assim como possui deuses e heróis, também pode ter pessoas comuns como personagens principais, como acontece no mito da Cuca.

 04. Observe a palavra destacada no seguinte trecho, retirado do mito da Cuca:

A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro.   

 

                                        A palavra que é acentuada pelo mesmo motivo que mitológicos é

a) Açúcar        b) Fácil           c) Jiló               d) Inútil       e) Científico

 

05. Leia com atenção:

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-MTujs0gblmjMPLzrbm6Rzgh9WHreLXIlPe0jHQe50BGSTF7eaS3m8DKcXB40cQP_Hc-fMuVhNKwAAPkEQDXMQQhCg7IHyu29j8u73Lv-qCRNKmfNRXJKRkHYOk4WMGgVRzKcj2WOjJ1hh5ZB1I_XyjHnggpAlUa9Yx81I7EXOtO4cxvN827AO7Yb/s320/jantar.png

Fonte: Disponível em: <http://linhadotrem Acesso em: 17/04/2013.com.br/>.

 

A respeito do texto acima, é possível considerar que

a) é uma crítica às leis que foram criadas para a proteção da mulher, pois, na história acima, o namorado é vítima, sendo maltratado pela moça.

b) a história acima relata um fato muito comum nos dias atuais: a necessidade de se mostrar feliz nas redes sociais, mesmo que a realidade não seja tão boa.

c) o casal retratado na história acima é a realidade de todo casal atualmente.

d) no segundo quadrinho, a moça pede educadamente que o namorado feche a boca para comer, mas ele não entende.

e) o texto critica o medo que as pessoas têm de se sentirem sozinhas, por isso buscam sempre uma companhia, na maioria das vezes muito agradável.

 

06. Leia o texto abaixo:

Um adolescente chega da escola com os tênis cheios de barro. Sem tirar os tênis, vai direto para a sala. Lá encontra sua mãe, que havia acabado de limpar o chão. Ela lhe diz:

– Luís, eu acabei de limpar o chão da sala!

Sobre tal situação, é possível afirmar que

a) A mãe de Luís apenas quis avisá-lo de que acabara de limpar a casa.

b) O objetivo da mãe foi pedir, implicitamente, que Luís a ajudasse em outras tarefas.

c) A mãe não se importou se Luís usava ou não seus tênis.

d) A mãe quis dizer, implicitamente, que Luís deveria ter tirado seu tênis antes de entrar.

e) A mãe queria que Luís deixasse o ambiente da sala para que ela terminasse de limpá-lo

 

07.

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2oSkFG3t-nSfs8-ej3Saub_A_TMey5En_TdDiwMu-94wWPy035TSogiQdfYgt66rh1z7pAu92Tu1hmy60X2qf3RD_WSvsrmdJk0LUrz6UcalvaigzYt6rm_edojiMlVZmaNatVyurJ7-YZqybJhpvBPYKiS7FcyQPiBmEgm6HZKWX7XVW2agcnktG/s1600/sukita.jpg

O fabricante do refrigerante Sukita veiculou, há alguns anos, na televisão, um filme publicitário em que um homem no elevador é surpreendido pela entrada de uma garota jovem e bonita. A moça está bebendo o refrigerante e o seu vizinho tenta iniciar um diálogo, comentando sobre o calor, perguntando se o refrigerante está gostoso e se ela é moradora nova no prédio. Ela responde afirmativamente, sorrindo, mas apenas com monossílabos “ahn” “hã…”. ele faz menção de convidá-la para algo, mas ela o interrompe:

– Tio, aperta o vinte…

A câmera então focaliza o homem, que se mostra claramente desconcertado, sem jeito.

A partir desse relato, aponte a alternativa que melhor explica o mecanismo gramatical responsável por essa reação da personagem masculina:

a) O vocativo que a garota escolhe indica que ela tem uma imagem de si mesma muito mais jovem do que a figura dele, frustrando a expectativa de uma relação tão próxima como a que ele pretendia.

b) A interrupção brusca do convite que ele pretendia fazer mostra que a garota não respeita uma das regras da conversação, que é o respeito pela fala do outro, o que o desaponta.

c) O numeral cardinal utilizado na frase “Tio, aperta o vinte” mostra que a menina nada entende sobre a importância da utilização dos numerais ordinais. O homem, mais experiente, percebe que ela não passa de uma menina mal instruída e se decepciona.

d) O uso dos monossílabos demonstra a pobreza do vocabulário da garota, o que o desaponta.

e) O modo verbal escolhido – o imperativo – indica que ela é uma pessoa autoritária, o que o desaponta.

Questões sobre o livro paradidático “O diário de Anne Frank”:

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEio-ndl9n6xcWLsJ-Ng-kgTsKDRzTre913Rm_wu8J5hmv_3Ai96nI6y7TGrNHgBxzsNE8UI1Gu33i2vcsN2tdl4YOswCHmFRkdX3X4EDoFOMDir_2zdpdhbytNaCTpJvF0PUGEpWdzQHqB7eU7y5P_TWI4yQ1tlagotUMKdyMf7x7yHYb2YLV_1GXHn/s1600/o-diario-de-anne-frank-94.jpg
08. Assinale a alternativa totalmente correta sobre o livro que você leu: “O diário de Anne Frank”.

 a) Anne Frank é uma personagem fictícia, criada pela escritora Mirjam Pressler, com o objetivo de mostrar ao mundo os horrores sofridos por muitos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

b) Anne Frank era uma garotinha de 13 anos que sonhava em ter suas histórias de amor, que escrevia em seu diário, publicadas. Porém, o sonho só foi realizado após sua morte em um campo de concentração.

c) O livro relata, além das dúvidas e medos comuns a uma menina de 13 anos, os tristes dias de uma família que passou pelos horrores da Segunda Guerra Mundial escondida no anexo de um escritório, narrados pela própria menina.

d) Anne Frank nunca pensou em ter seus textos publicados, pois as meninas da sua idade escrevem em seus diários seus maiores segredos.

e) O pai de Anne, Otto, publicou o diário da filha sem se preocupar com sua integridade, uma vez que os textos publicados expõem a menina e causam desconforto aos leitores.

 

09. Leia este trecho, extraído de “O diário de Anne Frank”:

"Quarta-feira, 1º de julho de 1942

Querida Kitty,

Até hoje, honestamente, não tive tempo de escrever pra você. Na quinta-feira fiquei o dia inteiro com as minhas amigas, na sexta tivemos companhia, e a coisa veio assim até hoje.”

 

a) Esse trecho indica que Anne escrevia cartas para uma amiga chamada Kitty, além do diário, que mantinha atualizado todos os dias.

b) Anne costumava chamar seu diário de Kitty, por considerá-lo uma grande amiga para desabafar nos momentos de angústia.

c) Anne escrevia cartas constantemente aos amigos que não tinha contato depois de se esconder, porém não conseguia entregá-las.

d) Esse trecho é de uma carta que Anne começou a escrever a uma amiga chamada Kitty, mas não teve como entregar, pois morreu logo depois disso.

e) Kitty era o nome da gata de Anne que não foi levada ao esconderijo. Para tentar conter a saudade de seu animalzinho, Anne escrevia coisas a ela, como se estivesse conversando com a gata.

 

10. Observe a imagem e MARQUE A ÚNICA alternativa CORRETA:

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFmhsVBiprWNDmObJSBzx9EA9YXJPP-6l3qPa7S2BatHmp_OJ6aThcvjrJAcJPrJMgL2aXXHVnIwgOtO5dTPcozQdku7EMnDYYtjkOTkSjGv4JMV2QFKP3Vjdbp_d-TF5ahJxkwxDgg34Wel_HRVTVhU1V7ImPKq0o3mLBlmQKaE_3DC9fMVwVFKmc/s1600/loira.jpg

a) A forma correta de dizer é “falar no telefone”.

b) Esse texto é uma notícia.

c) O porquê usado no texto está errado. Deveria ter sido “Por quê”.

d) A expressão “cair a ligação” significa popularmente “perder o contato”, mas essa loira entende outra coisa.

 

11. MARQUE A ÚNICA alternativa correta sobre o texto abaixo:

 

– O que é isso, mãe?

– É o seu presente de aniversário, minha filha.

 a) Os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens.

b) A vírgula na segunda frase indica a separação de um aposto.

c) A interrogação na primeira frase está errada, pois nela não há uma pergunta.

d) O ponto final indica um pensamento a ser concluído.

 

12. Por que a palavra “ENCAIXADO” se escreve com “x” e não “ch”?

 a)Porque esta palavra tem tritongo, e depois de ditongo sempre se usa “x”.

b)Porque esta palavra se inicia com “EN” e além disso possui ditongo, então a regra diz que deve ser escrita com “x”.

c)Porque é uma palavra originalmente brasileira.

d)Está  escrita errado, deveria ter sido grafada com “ch”.

 

13. Leia o texto e marque a ÚNICA LETRA CORRETA:

 A mulher comenta com o marido:

 - Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe...

Respondeu o marido:

- Maldito relógio! Sempre atrasado...

 

a) As reticências indicam que havia mais coisa a ser dita, mas ficou subentendido.

b) Os dois-pontos na primeira linha foram usados para iniciar uma explicação.

c) A vírgula depois do nome “Querido,” indica a separação de uma sequência de coisas.

d) A exclamação depois da palavra “relógio!” indica uma pergunta admirada.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário