Quadro: A governanta
Fonte: Livro – PORTUGUÊS:
Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição -
Atual Editora – 2002 – p. 252-3.
Entendendo o quadro:
01 – Observe as roupas e o
penteado das duas personagens.
a) Que aspectos comprovam que elas pertencem a uma classe social privilegiada?
Há certo luxo nas roupas: são feitas de bons tecidos, bem cortadas;
ambos estão bem calçados; a governanta usa uma espécie de touca e escova o chapéu
de veludo do menino.
b) Quem se veste de forma mais estranha para os padrões de hoje: o menino ou a governanta? Por quê?
O menino, porque usa vestido, roupa que, atualmente, só as meninas
usam.
02 – No plano inferior do
quadro, vemos alguns objetos no chão.
a) Que objetos pertencem ao menino? E à governanta?
As cartas, a raquete e a peteca pertencem ao menino; a cesta de
costura e o novelo de lã, à governanta.
b) O que, provavelmente, os dois faziam durante o dia, além de estudar?
Provavelmente, em alguns momentos, eles jogavam cartas e tênis; em
outros, o menino brincava sozinho, enquanto a governanta bordava ou costurava.
03 – O quadro estabelece uma
oposição de ideias a partir de dois pares de elementos: livro e brinquedos, de
um lado, e fechamento e abertura, de outro. O livro – que representa o
conhecimento formal, oferecido pela escola – se opõe aos brinquedos, que
representam o mundo lúdico (de jogos e prazeres) da infância. O ambiente
particular e fechado da família se opõe à abertura da porta.
a) O menino está segurando um livro embaixo do braço. Portanto, para onde ele deve estar indo?
Para a escola.
b) Considerando que a casa e o ambiente familiar representam a infância e a proteção da família, o que a porta aberta representa para o menino?
Representa sua entrada no mundo adulto (ou adolescente) e as
dificuldades e os prazeres imprevisíveis que o esperam.
04 – Observe os objetos na
mão da governanta e as expressões do rosto dela e do rosto do menino. Note
também que os dois parecem conversar.
a) Na sua opinião, o que a governanta está fazendo com o chapéu e a escova?
Ela está escovando o chapéu, dando nele os últimos retoques antes de
o menino ir para a escola.
b) O que provavelmente ela está dizendo a ele?
Provavelmente, ela está fazendo as últimas recomendações: como ele
deve se portar na escola, ser educado com colegas e professores, estudar, fazer
as lições, etc.
c) O menino está com os olhos e a cabeça voltados para baixo. O que isso revela quanto ao seu relacionamento com a governanta?
Revela que ele aceita os conselhos dela, que a respeita, que a ouve.
05 – Em pintura, as linhas e
as cores têm significados especiais. Por exemplo: o vermelho (do encosto da
cadeira da governanta) é uma cor forte, que geralmente transmite a ideia de
firmeza, de certeza. Já o azul (cor usada na fita do cabelo e nos detalhes do
casaco do menino) é uma cor que normalmente sugere fragilidade, insegurança.
Associando o vermelho à governanta e o azul ao menino, responda:
a) O que a governanta representa em relação à formação e à educação do menino?
Representa a segurança, a certeza e a firmeza, qualidades esperadas
daqueles que se propõem a ensinar e a formar.
b) Como o menino provavelmente se sente em relação ao futuro?
Indeciso, inseguro, incerto, pois, na escola, ele não poderá contar
com a presença amiga e firme da governanta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário