Quadrinhos: Driblando a dor
Roberto Lent.
Ilustrações de Flávio Dealmeida. Instituto Ciência Hoje.
Fonte: livro – Língua
portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos
iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 110-2.
Entendendo o quadrinhos:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado da palavra driblar? Se necessário consultar o dicionário.
Driblar é lograr
os outros adversários com movimento do corpo.
02 – O que aconteceu durante
o jogo?
Ptix leva uma
pancada de Jamanta.
03 – O que aconteceu com
Ptix logo depois do jogo?
Ptix começa a
sentir dor no lugar onde levou a pancada.
04 – Que personagem explicou
o que aconteceu com Ptix?
A explicação foi dada pelo neurônio
Giraldo Cerebelim, que disse que o Acumbente foi o responsável pelo que
aconteceu.
05 – Em sua opinião, essa
história em quadrinhos foi escrita só para divertir o leitor?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Além de divertir o leitor, a história procura explicar o funcionamento
do cérebro.
06 – Observe os quadrinhos.
a) Qual é a fala do narrador?
Logo depois do jogo...
b) De quem são estas falas?
· O que foi Ptix?
Zeca.
· Agora que eu tô sentindo a pancada do Jamanta, Zeca!
Ptix.
c) Qual personagem disse “Ai!”?
Ptix.
· Por que esse balão é diferente dos outros?
Porque Ptix sentiu uma dor muito forte.
07 – Copie a onomatopeia
deste quadrinho (2°) e escreva o som que ela imita.
Pimba. Imita o som do
chute que o Jamanta deu no Ptix.
· Na sua opinião, a onomatopeia, nesse quadrinho, poderia ser excluída?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mesmo sendo possível entender a
situação sem o uso da onomatopeia, sua presença reforça o significado do
desenho.
08 – Em qual quadrinho há
letreiros?
No último
quadrinho.
· Para que eles foram usados?
Para destacar as características ou a função das personagens: o
neurônio do setor de chutes e de pulos e o neurônio torcedor (Acumbente), do
setor das emoções. Há também o letreiro que indica o fim da história.
09 – Explique por que Ptix
não sentiu dor durante o jogo. Isso já aconteceu com você? Conte como foi.
Resposta pessoal
do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário