Propaganda: Do CONAR
O CONAR existe para coibir os exageros
na propaganda. – E ele é 100% eficiente nesta
missão.
Nós adoraríamos dizer que somos
perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E
só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de
usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um
eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo.
Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista
uma “Meia-verdade”.
Para o CONAR, Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a
honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio.
O CONAR nasceu há 29 anos (viu só? não
arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não
fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma
vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o
máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o
consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada
por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao CONAR. Ele analisa
cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
O processo de julgamento é rápido e
desburocratizado. E, em caso de uma clara infração ao Código de Ética, o CONAR
pede a suspensão imediata da campanha até que seja realizado o julgamento.
Anunciantes, agências de publicidade e veículos aceitam todas as resoluções do
CONAR — mesmo que elas acabem por tirar do ar uma campanha em que milhões já
foram investidos. Aí você pergunta: “E não tem choro?”. Ao que nós,
honestamente, respondemos: “Mas é claro que tem”. Pergunte a qualquer
publicitário se ele já teve alguma campanha suspensa pelo CONAR. São grandes as
chances de a resposta ser positiva. Agora, pergunte o que ele achou dessa
punição. São imensas as chances de a resposta incluir algumas palavras pouco
elogiosas dirigidas à nossa séria e respeitável entidade. Mas o CONAR não está
preocupado com o seu nível de popularidade entre os publicitários (seria
impossível fazer o nosso trabalho se estivéssemos nos importando com isso).
Estamos muito mais interessados em
cumprir a nossa missão, que é fazer com que a publicidade seja sempre
honesta, responsável e respeitosa.
E não meio honesta, meio responsável e
meio respeitosa. Isso não existe nem na propaganda, nem na vida.
Revista Veja. São
Paulo, Abril, 8 jul. 2009.
Fonte: Livro – Viva
Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São
Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 210-2.
Entendendo a propaganda:
01 – As propagandas têm por
objetivo seduzir as pessoas, isto é, convencê-las a consumir um produto ou
fazê-las simpatizar com a ideia. Qual é o objetivo da propaganda aqui
apresentada?
A propaganda tem
como objetivo levar o leitor a conhecer esse órgão de fiscalização e
mostrar-lhe que ele tem um ideal pautado na ética.
02 – As propagandas publicitárias
costumam englobar uma grande diversidade de elementos: imagens, cores, frases
de efeito, etc. Considera-se inclusive, a linguagem visual como um de seus
grandes atrativos atualmente. A propaganda lida, porém, não apresenta os
efeitos visuais tão comuns a esse gênero de texto. Como você justificaria essa
simplicidade visual?
A propaganda não utiliza esses meios
porque privilegia a linguagem verbal, por meio da qual produz argumentos para
convencer o leitor. Assim, seu objetivo é chamar a atenção para a seriedade do
CONAR, apresenta-lo como um órgão idôneo.
03 – A propaganda lida utiliza
um texto do tipo argumentativo e alguns recursos a fim de convencer o
interlocutor de seus objetivos. Indique um recurso do texto que torna a
propaganda coerente com seu objetivo.
O fato de o texto
publicitário abrir mão do uso do eufemismo pode chamar a atenção do leitor pela
sinceridade, fazendo com que ele dê credibilidade ao órgão e possa contatá-lo
quando se sentir enganado.
04 – Leia uma das frases que
introduzem a propaganda.
“E
ele é 100% eficiente nesta missão.”
a) O pronome “ele”, sujeito da frase, faz referência a qual termo já mencionado?
O pronome refere-se ao CONAR.
b) Esse sujeito tem uma importante característica que é apresentada por um predicativo. Qual?
100% eficiente.
c) Considere os argumentos usados na propaganda e explique a razão de essa frase ter sido riscada.
Como nada é perfeito e o CONAR não admite mentir, a frase foi
riscada, ou seja, foi negada na propaganda por meio de um recurso gráfico.
05 – Observe as orações sublinhadas
nas frases retiradas da propaganda:
·
Mas nós não usamos esta palavra
simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”.
·
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma
peça publicitária pode fazer uma reclamação ao CONAR. Ele analisa
cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
·
O processo de julgamento é rápido e
desburocratizado. E, em caso de uma clara infração ao Código de Ética, o
CONAR pede a suspensão imediata da campanha até que seja realizado o
julgamento.
Pelas orações destacadas, é
possível afirmar que o fato foi apresentado sob a perspectiva do sujeito (CONAR)
e das ações que ele pratica.
a) Qual a voz verbal utilizada nas orações?
É a voz ativa.
b) Reescreva cada excerto destacado, transformando as orações sublinhadas de forma que elas mostrem o fato sob a perspectiva do acontecimento que é gerado pela interferência do CONAR.
Mas esta palavra não é usada por nós simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”.
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode
fazer uma reclamação ao CONAR. Todas as denúncias são analisadas por ele
cuidadosamente e, quando é o caso, a punição é aplicada.
O processo de julgamento é rápido e desburocratizado. E, em caso de
uma clara infração ao Código de Ética, a suspensão imediata da campanha é
pedida pelo CONAR até que seja realizado o julgamento.
c) Que efeito de sentido o uso da voz ativa traz ao texto?
Ao usar a voz ativa, a propaganda pretende enfatizar o sujeito e suas ações, dando relevo à eficiência do CONAR.
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