Filme(Atividades): Divertida Mente
Imagem: Cena do filme Divertida Mente, 2015
Autores: Pete Hans Docter e Ronaldo Del Carmen (direção)
Técnica: animação
A animação conta o que se passa na
mente de Riley Andersen, uma garota divertida de 11 anos de idade, quando seus
pais decidem se mudar de uma cidade pequena para São Francisco, na Califórnia.
As personagens da história são suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Tristeza e
Nojinho. Alegria é a líder do grupo, ela se esforça para Riley ficar sempre
feliz. Porém um problema ocorre, e Alegria e Tristeza são banidas da sala de
controle. Ambas tentam retornar a seu posto e, com isso, a vida e as emoções de
Riley se transformam de modo radical.
Nova
animação Divertida Mente brinca com os sentimentos; leia crítica
Você já se mudou de casa, de cidade ou
de escola? E de tudo isso junto? É o que acontece com a menina Riley, a
personagem de animação Divertida mente, que estreia no cinema na próxima quinta
(18).
No começo do filme, a vida de Riley
parece tranquila. Ela vive com os pais em Minnesota, um estado dos Estados
Unidos onde faz muito frio. Por isso gosta de jogar hóquei no gelo e de brincar
com a neve.
As coisas mudam quando a família dela
vai morar em San Francisco, uma cidade grande, em uma região bem mais quente.
Ali, tudo é novidade. E quase tudo é problema.
Sabe de onde nós vemos toda a história
de Riley? De dentro dela! Divertida mente mostra o que acontece no corpo dela
quando ela tem emoções, sonhos, lembranças etc.
Na cabeça da Riley trabalha uma “equipe
de comando”: tem uma menina que cuida da alegria, outra que cuida da tristeza e
também personagens responsáveis pelo medo, pelo nojo e pela raiva.
A
menina da alegria quer mandar na Riley, para deixá-la sempre feliz. Mas quem
disse que tem jeito de evitar a tristeza o tempo todo? E a raiva, então?
De vez em quando esses sentimentos
também aparecem. Na Riley e em seus pais. O filme mostra a “equipe de comando”
da cabeça deles.
Dica: quando acabar a história, espere
mais um pouco. Você vai conhecer o que se passa dentro da cabeça de... um
cachorro e um gato!
Sérgio Rizzo.
Disponível em:
http://1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/06/1641307-nova-animacao-divertida-mente-brinca-com-os-sentimentos-lei-critica.shtml.Folhinha.
Acesso em: 30 out. 2017.
Fonte: livro – Língua portuguesa –
Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª
edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 84-9.
Entendendo o filme:
01 – Observe a imagem e
converse com os colegas.
a) Que lugar é esse?
É a imagem de uma cena da animação Divertida Mente.
b) Quem são essas personagens?
Raiva, Medo, Alegria, Tristeza e Nojinho.
c) O que elas estão fazendo?
O cenário de Divertida Mente.
02 – Agora, fale de você.
a) Você costuma ir ao cinema?
Resposta pessoal do aluno.
b) Qual seu filme de animação preferido?
Resposta pessoal do aluno.
c) Você sabe como eram os filmes de animação quando surgiram?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Converse com os
colegas.
a) Você conhece esse filme? Já assistiu a ele?
Resposta pessoal do aluno.
b) Se já o viu, concorda com o que o autor escreveu sobre ele?
Resposta pessoal do aluno.
c) Se ainda não o viu, ficou com vontade de assistir ao filme depois de ler a resenha? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
d) Você costuma ler resenhas de livros e filmes para se informar antes de escolher o que ler ou assistir?
Resposta pessoal do aluno.
e) De que outra maneira podemos nos informar sobre livros e filmes?
Através dos jornais, as revistas e os sites informativos são o
suporte ideal para esse gênero, uma vez que sua função social é informar o
leitor/ouvinte.
04 – Essa resenha é sobre
que tipo de obra: livro, filme ou texto teatral?
É a resenha de um
filme.
05 – Em quais parágrafos da
resenha está o resumo do filme?
Do 2° ao 7°
parágrafo.
·
Como é possível saber isso? Assinale a
alternativa correta.
( ) Nesses parágrafos estão as partes
importantes da história: o começo, o meio e o fim, e as personagens nela
envolvidas.
(X) Nesses parágrafos estão as partes mais
importantes da história: as personagens principais, o conflito e o lugar onde
acontece a história.
06 – Qual é o nome do autor
da resenha?
Sérgio Rizzo.
07 – Qual é o título da
resenha?
Nova animação
Divertida Mente brinca com os sentimentos; leia crítica.
08 – Qual é o título do
filme resenhado?
Divertida Mente.
09 – Qual é a data de
estreia do filme?
Quinta (18).
10 – Esse filme é indicado
para crianças ou para adultos? Como você chegou a essa conclusão?
Para crianças.
Pelo tema da animação e pela maneira como o autor da resenha escreve,
dirigindo-se ao público infantil.
11 – Releia o primeiro
parágrafo da resenha.
“Você
já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto? É o que
acontece com a menina Riley, a personagem de animação Divertida mente, que
estreia no cinema na próxima quinta (18).”. Que informações estão presentes
nesse trecho?
(X) Título do filme, personagem
principal, data da estreia.
( ) Título do filme, resumo e personagem
principal.
( ) Resumo do filme, personagem principal e
data de estreia.
12 – Para você, essa resenha
é mais descritiva ou de opinião? Explique sua resposta.
Essa resenha é
mais descritiva, não há nela momentos em que o autor dá sua opinião de maneira
explícita, mas, ao ler a resenha, temos a impressão de que é um bom filme.
·
De que maneira o autor se dirige ao leitor?
(X) Usado
linguagem informal, como em uma conversa.
( ) Usando linguagem formal , descrevendo o
filme
13 – Releia o título da
resenha: “Nova animação Divertida mente brinca com os sentimentos; leia a crítica
a) Você considera o título adequado?
Resposta pessoal do aluno.
b) Por que o autor da resenha diz que a animação brinca com os sentimentos?
Resposta pessoal do aluno.
14 – Releia os trechos e
observe os sinais de pontuação em destaque.
·
“Você já se mudou de casa, de cidade ou de
escola? E de tudo isso junto?"
·
“Sabe de onde nós vemos toda a história de
Riley? De dentro dela!”
·
“Mas quem disse que tem jeito de evitar a
tristeza o tempo todo? E a raiva, então?”
Na
sua opinião, por que o autor usou esses sinais de pontuação na resenha?
Provavelmente, o autor usou esses sinais de pontuação para dar a
impressão de estar conversando com o leitor, para se aproximar mais dele e,
assim, deixa-lo com vontade de assistir ao filme.
15 – Você acha que é
possível perceber a opinião do autor sobre o filme na resenha?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: A maneira como o autor explica o filme mostra que ele
gostou dele e o recomenda.
Olá, muito legal a atividade, mas não consigo visualizar a imagem sobre a qual a atividade se refere.
ResponderExcluir