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sábado, 2 de abril de 2022

TEXTO: O ESPAÇO DO CIDADÃO - FRAGMENTO - MILTON SANTOS - VIVÊNCIAS - PROJETO DE VIDA -COM GABARITO

 Texto: O espaço do cidadão – Fragmento

    

Do indivíduo ao cidadão

        [...]

        Uma coisa é a conquista de uma personalidade forte, capaz de romper com os preconceitos. Outra coisa é adquirir os instrumentos de realização eficaz dessa liberdade. Sozinhos, ficamos livres, mas não podemos exercitar a nossa liberdade. Com o grupo, encontramos os meios de multiplicar as forças individuais, me diante a organização. É assim que nosso campo de luta se alarga e que um maior número de pessoas se avizinha da consciência possível, rompendo as amarras da alienação. É também pela organização que pessoas inconformadas se reúnem, ampliando, destarte, sua força e arrastando, pela convicção e o exemplo, gente já predisposta mas ainda não solidamente instalada nesses princípios redentores.

        [...]

        Como categoria política, a cidadania pode e deve submeter-se a diversas propostas de realização: estamos no terreno de uma ideia que busca, de um lado, a sua teoria e que, de outro, busca a sua prática possível. A resposta a essas indagações resultará de um jogo em que à filosofia até mesmo se podem misturar ou se opor interesses mesquinhos gastrintestinais. Trata-se, em última análise, de um debate em procura de uma lei e, por isso, a resposta obtida é única, fixa, estável, permanente, ainda que seja o fruto de um arranjo apenas momentâneo. Dele podemos discordar intimamente – e até mesmo exprimir publicamente a nossa inconformidade, mas sua eficácia durará até que o equilíbrio que a gerou ceda lugar a um outro novo.

        [...]

        A luta pela cidadania não se esgota na confecção de uma lei ou da Constituição porque a lei é apenas uma concreção, um momento finito de um debate filosófico sempre inacabado. Assim como o indivíduo deve estar sempre vigiando a si mesmo para não se enredar pela alienação circundante, assim o cidadão, a partir das conquistas obtidas, tem de permanecer alerta para garantir e ampliar sua cidadania.

        Lugar e valor do indivíduo

        “O espaço impõe a cada coisa um determinado feixe de relações, porque cada coisa ocupa um lugar dado”.

        Cada homem vale pelo lugar onde está: o seu valor como produtor, consumidor, cidadão, depende de sua localização no território. Seu valor vai mudando, incessantemente, para melhor ou para pior, em função das diferenças de acessibilidade (tempo, frequência, preço), independentes de sua própria condição. Pessoas, com as mesmas virtualidades, a mesma formação, até mesmo o mesmo salário têm valor diferente segundo o lugar em que vivem: as oportunidades não são as mesmas. Por isso, a possibilidade de ser mais ou menos cidadão depende, em larga proporção, do ponto do território onde se está. Enquanto um lugar vem a ser condição de sua pobreza, um outro lugar poderia, no mesmo momento histórico, facilitar o acesso àqueles bens e serviços que lhes são teoricamente devidos, mas que, de fato, lhe faltam.

        [...]

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. In: SILVA, Elisane; NEVES, Gervásio Rodrigo; MARTINS, Liana (org.). Milton Santos: O espaço da cidadania e outras reflexões. Porto Alegre: Fundação Ulisses Guimarães, 2011. p. 159-161.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 128-129.

Entendendo o texto:

01 – Com base no que foi lido, debatam sobre a diferença entre indivíduo e cidadão.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É esperado que os alunos compreendam como indivíduo a pessoa humana e como cidadão o indivíduo que está inserido em um contexto social e histórico e, por isso, tem suas ações submetidas a sistemas de justiça.

02 – Milton Santos considera que o valor do indivíduo enquanto cidadão está diretamente ligado aos espaços que ele frequenta e habita. Vocês concordam com essa visão? Justifiquem suas opiniões levando em conta a definição de cidadania apresentada no glossário da página anterior.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Expliquem a afirmação “Sozinhos, ficamos livres, mas não podemos exercitar a nossa liberdade”, considerando o que já sabem de justiça, direito, dever e cidadania.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos compreendam que, sozinhos, podemos ir contra sistemas que restringem as liberdades, mas nós não teremos força suficiente para modificar essas estruturas.

04 – Vocês concordam com as afirmações do autor sobre a luta pela cidadania? Justifiquem.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Incentive os alunos a justificar suas opiniões e a apresentar exemplos que corroborem seus pontos de vista.

05 – Em quais espaços podemos exercitar a cidadania?

      Em todos os espaços.

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