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sábado, 2 de abril de 2022

TEXTO: CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE QUE ESTÃO PRESENTES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS - VIVÊNCIAS- PROJETO DE VIDA - COM GABARITO

 Texto: Concepções de juventude que estão presentes nas políticas públicas

        Etapa problemática ou risco social

        [...] Pauta-se nos comportamentos considerados de risco como, por exemplo, envolvimento com a violência, a criminalidade [...]. No Brasil, este foi o enfoque predominante nas ações governamentais dos anos 1980 e 1990 que se concentraram em programas nas áreas da saúde e da segurança pública. Tais ações têm como objetivo ocupar o tempo livre dos jovens e eram direcionadas para públicos que apresentam características de vulnerabilidade, risco ou transgressão [...].

        Período preparatório                                       

        Nesta abordagem, a juventude é entendida como um período de transição entre a infância e a vida adulta. [...] Os jovens são, portanto, desqualificados e definidos pelo o que não são. Esta abordagem desconsidera a juventude como portadora de conhecimentos e vivências anteriores. Além disso, passa a ideia de um mundo adulto estável, para o qual se deve preparar.

        Juventude: Futuro do país

        Esta perspectiva deposita na juventude a resolução dos problemas de exclusão social e de desenvolvimento do país. Aposta em uma contribuição construtiva dos jovens para a solução dos problemas que afetam as comunidades em que vivem, porém ignora as suas necessidades e demandas. No Brasil, esse enfoque foi muito difundido nos anos 2000, por meio das agências de cooperação internacional, organismos multilaterais e fundações empresariais.

VALLE, Ana Luiza Rocha do; AZAMBUJA, Andréa; CARPEGIANI, Fernanda. Juventudes e Ensino Médio. São Paulo: Projeto Faz Sentido, 2016. p. 13. Disponível em: https://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2017/08/20190111-RelatorioEstudoJovem_Fazsentido.pdf. Acesso em: 4 fev. 2020.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 110.

Entendendo o texto:

01 – Um dos títulos dos trechos acima é “Juventude: Futuro do país”. O que vocês pensam sobre isso? Os jovens são o futuro do país? Expliquem.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual dos três trechos, na opinião de vocês, mais se aproxima da visão que vocês têm do que é (ou são) a juventude (ou juventudes)? Por quê? Caso não se identifiquem com nenhum deles, proponham um trecho que se aproxime mais do que vocês pensaram.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Medeie o diálogo propondo questões norteadores sobre cada item, auxiliando os alunos a sistematizar suas linhas de raciocínio.

03 – Leiam o trecho a seguir. Vocês concordam com o panorama descrito? Por quê?

        A participação de jovens no mercado de trabalho no Brasil é marcada por vários desafios, como informalidade, baixa remuneração, alto índice de rotatividade, precarização da relação de trabalho e dificuldade de conciliação entre estudos, responsabilidades familiares e trabalho. O desemprego entre os jovens brasileiros é de duas a três vezes maior do que o desemprego entre os adultos.

ORGANIZAÇÃO Internacional do Trabalho. Emprego Juvenil no Brasil. Disponível em: www.ilo.org./brasilia/temas/emprego/WCMS_618420/lang--pt/index.htm. Acesso em: 4 fev. 2020.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Auxilia os alunos a relacionar o excerto com a seção de abertura desta unidade, refletindo sobre o impacto do desamparo estrutural aos jovens.

 

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