Política de Privacidade

sexta-feira, 22 de abril de 2022

QUADRINHOS: MALUQUINHO APRENDENDO VIOLINO - ZIRALDO - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - COM GABARITO

 Quadrinhos: Maluquinho aprendendo violino


Ziraldo. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 93.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 140-1.

Entendendo os quadrinhos:        

01 – As histórias em quadrinhos compõem-se de quadros que, geralmente, associam duas linguagens. Quais são elas?

      A linguagem verbal e a linguagem visual.

02 – Faça uma experiência. Leia apenas a parte verbal dos quadrinhos; depois, leia apenas as imagens.

a)   Sem as imagens a história tem sentido completo?

Não.

b)   E sem a linguagem verbal?

Não.

c)   Qual é a relação entre essas duas linguagens nessa história em quadrinhos?

É um meio de fazer a leitura e compreender a história, pois esta compõe-se de linguagem verbal e visual.

03 – O formato mais comuns e tradicional dos quadrinhos é o retângulo, delimitado por linhas retas que servem para separa-los. Quantos quadrinhos tem essa história?

      Nove quadrinhos.

04 – Nos contos de fadas, há um narrador que nos conta a história. Nessa história em quadrinhos, como a história é narrada? Por meio da imagem, do diálogo entre as personagens ou do emprego dos dois recursos (imagem e diálogo) juntos?

      A história é narrada por meio da imagem e do diálogo entre as personagens.

05 – Uma história em quadrinhos conta, conforme seu nome diz, uma história. É, portanto, uma narrativa que envolve fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos se organizam em sequência, numa relação de causa e efeito. Observe que o fato de Junim, o menino loiro, estar tocando violino tão mal causa um efeito na personagem Maluquinho – ele conversa, faz gestos, vai buscar um tambor, etc. no 7° quadrinho, o fato d tocarem juntos e mal causa em efeito.

a)   Que efeito é esse?

Um operário de uma demolição vem pedir que toquem em outro lugar, porque o barulho está incomodando o pessoal que trabalha na demolição.

b)   Nesse efeito está o humor da história. Qual é a graça do quadrinho?

O fato de a reclamação do operário mostrar que o barulho e a desafinação dos sons dos instrumentos é muito grande, incomodando até os trabalhadores da demolição, que são habituados com muito barulho.

06 – Além da relação de causa e efeito, os quadrinhos organizam os fatos da história no tempo e no espaço, isto é, dão ao leitor elementos que indicam quando e onde os fatos ocorrem.

a)   Em que lugar ocorre essa história?

Numa cidade, em uma rua qualquer.

b)   Que elementos do texto e da imagem permitem afirmar que essa história acontece durante o dia?

As imagens são claras, as personagens são crianças, os operários estão trabalhando numa demolição.

07 – O balão é um elemento característico dos quadrinhos. Consiste em um espaço contornado por um traço, que parte geralmente da boca das personagens, no qual aparecem a fala ou o pensamento delas.

a)   Como é, geralmente, a letra usada no balão?

Geralmente de fôrma, maiúscula, desenhada a mão.

b)   Por que, na sua opinião, as palavras RITMO (no 3° quadrinho) e BARULHO (no último quadrinho) estão escritas em negrito, isto é, com traço mais forte do que o normal?

Para indicar a maneira como foram pronunciadas: com tom de voz mais alto, ou com ênfase.

08 – No 1° e no 7° quadrinhos, há palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras são chamadas de onomatopeias.

a)   Que som as palavras GZAC! NHEC! E TZIM! Reproduzem?

O som do violino tocado por Junim.

b)   E as onomatopeias PAF! BUM! TUM! TUM! E TÁ!?

O som do tambor tocado pelo Menino Maluquinho.

c)   Que sinal de pontuação costuma acompanhar as onomatopeias?

O ponto de exclamação.

09 – As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.

a)   Identifique, nos quadrinhos em estudo, duas situações em que isso acontece.

É! Tá gostando? / Tô, mas...

b)   Em situações como essas, o uso desse tipo de variedade linguística é adequado? Por quê?

Sim, porque a história retrata uma cena comum do cotidiano.

c)   Releia algumas falas e responda: As frases empregadas são difíceis de entender ou são simples, de fácil compreensão?

As frases empregadas nos quadrinhos são simples, de fácil compreensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário