Texto: O que é Projeto de Vida?
O Museu dos Meninos
O Museu dos Meninos é
um projeto artístico, transdisciplinar, de mapeamento e preservação de memória,
que traz uma série de depoimentos em vídeos realizada com jovens, com idades
entre 15 e 29 anos, moradores das favelas que compõem o Complexo do Alemão,
zona norte do Rio de Janeiro. Diferentes gerações refletem o passado, o
presente e a possibilidade de futuro, evidenciando a poesia existente no
cotidiano da vida em seu território. Além da construção do museu virtual, o
projeto também propõe uma série de intervenções urbanas artísticas realizadas
nas ruas do Complexo do Alemão.
O Museu dos Meninos.
Disponível em: https://www.instagram.com/omuseudosmeninos/.
Acesso em: 18 dez. 2019.
A importância da memória coletiva nas
periferias é valorizar a necessidade de recriar o mundo, as estéticas e afetos.
O Museu dos Meninos cria uma espécie de acervo humano de memórias. O conjunto
dessas narrativas serve para que possamos construir um panorama do que é ser
jovem e negro na periferia de grandes cidades.
O Museu dos Meninos.
Disponível em: https://www.instagram.com/omuseudosmeninos/.
Acesso em: 18 dez. 2019.
O processo de filmagem dos depoimentos
do Museu dos Meninos durou duas semanas. Foram dias de muita intensidade.
Encontrar o outro é encontrar um pouco de si. Através dos olhares, os
silêncios, choros e risadas. Se reconhecer nos medos e desejos.
[...] Quanto de ficção existe em cada um
de nós? Como eu me vejo? Como eu vejo o outro? E como o outro me vê?
O Museu dos Meninos.
Disponível em: https://www.instagram.com/omuseudosmeninos/.
Acesso em: 18 dez. 2019.
Fonte: Vivências –
Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São
Paulo, 2020. Editora Scipione. p.12.
Entendendo o texto:
01 – “Quanto de ficção
existe em cada um de nós? Como eu me vejo? Como eu vejo o outro? E como o outro
me vê?” Conversem sobre esses questionamentos de um dos trechos acima.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: É esperado que os estudantes reflitam sobre as
compatibilidades e discrepâncias entre a forma como se veem e como os outros os
veem, assim como o olhar do outro auxilia a criar uma imagem de nós mesmos.
02 – Um dos trechos fala em
“ser dono da nossa própria história”. Cada um de vocês se considera dono da
própria história?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Provoque os alunos a refletir sobre quem toma as decisões
em suas vidas e como eles enxergam as suas autonomias na construção de suas
próprias histórias e das narrativas sobre suas histórias.
03 – Como podemos, no
encontro com o outro, nos reconhecer nos medos e desejos?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os alunos podem referir o quanto pode ser difícil
reconhecer e/ou manifestar os seus medos nas relações com o outro, por receio
de serem considerados fracos ou de demonstrar fragilidades, assim como seus
desejos, por medo de não conseguir realiza-los.
04 – Na opinião de vocês,
como os trechos acima se relacionam à noção de projeto de vida? O que vocês
esperam desenvolver ao falar de “projeto de vida”?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Esta
pergunta pode auxiliar o mapeamento de expectativas e receios dos estudantes
sobre este componente curricular.
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