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domingo, 27 de fevereiro de 2022

CRÔNICA: AI, GRAMÁTICA, AI, VIDA - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 Crônica: AI, GRAMÀTICA, AI, VIDA.

               Moacyr Scliar

        [...]
        INFÂNCIA: A PERMANENTE EXCLAMAÇÃO

        Nasceu! É um menino! Que grande! E como chora! Claro, quem não chora não mama!

        Me dá! É meu!

        [...]

        A PUBERDADE: A TRAVESSIA (OU O TRAVESSÃO)

        [...]

        — O que eu acho, Jorge — não sei se tu também achas — o que eu acho — porque a gente sempre acha muitas coisas — o que eu acho — não sei — tu és irmão dela — mas o que eu estive pensando — pode ser bobagem — mas será que não é de a gente falar — não, de eu falar com a Alice —

        — Alice tu sabes — tu me conheces — a gente se dá — a gente conversa — tudo isto Alice — tanto tempo— eu queria te dizer Alice — é difícil — a gente — eu não sei falar direito.

        JUVENTUDE — A INTERROGAÇÃO

        Mas quem é que eu sou afinal? E o que é que eu quero? E o que é que vai ser de mim?

        E Deus, existe? E Deus cuida da gente? E o anjo da guarda, existe? E o diabo? E por que é que a gente se sente tão mal?

        [...]

        Mas por que é que tem pobres e ricos? Por que é que uns têm tudo e outros não têm nada? Por que é que uns têm auto e outros andam a pé? Por que é que uns vão viajar e outros ficam trabalhando?

        [...]

        AS PAUSAS RECEOSAS (RECEOSAS, VÍRGULA, CAUTELOSAS) DO JOVEM ADULTO

        Estamos, meus colegas, todos nós, hoje, aqui, nesta festa de formatura, nesta festa, que, meus colegas, é não só nossa, colegas, mas também, colegas, de nossos pais, de nossos irmãos, de nossas noivas, enfim, de todos quantos, nas jornadas, penosas embora, mas confiantes sempre, nos acompanharam, estamos, colegas, cônscios de nosso dever, para com a família, para com a comunidade, para com esta Faculdade, tão jovem, tão batalhadora, mas ao mesmo tempo tão, colegas, tão.

        [...]

        O HOMEM MADURO. NO PONTO.

        Uma cambada de ladrões. Têm de matar.

        Matar. Pena de morte.

        O Jorge também. Cunhado também. Tem de matar. Esquadrão da morte. E ponto final. No meu filho mando eu. E filho meu estuda o que eu quero. Sai com quem eu quero.

        Lê o que eu quero. Frequenta os clubes que eu mando.

        Tu ouviste bem, Alice. Não quero discutir mais este assunto. E ponto final.

        (UM PARÊNTESE)

        (Está bem, Luana, eu pago, só não faz escândalo)

        O FINAL... RETICENTE...

        Sim, o tempo passou... E eu estou feliz... Foi uma vida bem vivida, esta... Aprendi tanta coisa... Mas das coisas que aprendi... A que mais me dá alegria... É que hoje eu sei tudo... Sobre pontuação...

                         Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar e outras crônicas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 88-91.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 194-6.

Entendendo a crônica:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Cauteloso: cuidadoso, o que age com prudência.

·        Cônscio: consciente.

02 – O narrador-personagem associa as fases da vida a sete sinais de pontuação e, por meio deles, narra a sua história. Na 1ª parte, a infância é associada ao sinal de exclamação. De quem são as falas e o que a exclamação expressa:

a)   No 1° parágrafo?

De um adulto: do pai ou da mãe do bebê que nasceu. Expressa a alegria pelo nascimento.

b)   No 2° parágrafo?

Quem fala nesse parágrafo é a criança. O ponto de exclamação, nesse caso, sugere a convicção com que fala “É meu!”.

03 – Na 2ª parte do texto, o narrador associa a adolescência ao travessão, fazendo um trocadilho entre travessão e travessia. A que tipo de travessia se refere o narrador?

      À travessia da infância para a fase adulta, ou seja, à adolescência.

04 – Ainda na 2ª parte do texto, o protagonista conversa com um amigo (Jorge) e sua irmã (Alice).

a)   De que assunto ele quer tratar com essas pessoas?

De assuntos sentimentais.

b)   O que o emprego constante do travessão sugere quanto ao estado emocional do protagonista?

Que ele está inseguro, não consegue se expressar com clareza e desvia o assunto central a todo instante.

05 – A 3ª parte, a da juventude, é associada ao ponto de interrogação. Qual é a relação entre esse sinal de pontuação e essa fase da vida?

      Essa é a fase dos questionamentos, do desejo de mudar o mundo e a si mesmo.

06 – Na 4ª parte, o protagonista é um jovem adulto, que está terminando a faculdade. O narrador associa essa fase à vírgula.

a)   Observe o emprego da palavra vírgula no título dessa parte. Indique uma palavra ou expressão que tenha um sentido aproximado da palavra vírgula nesse contexto.

Isto é, nada, ou/ Equivalente a dizer: “receosas nada, cautelosas”.

b)   Qual a intenção do narrador ao empregar a palavra vírgula nesse contexto?

Corrigir o que foi dito antes.

c)   No título, o narrador faz um trocadilho, chamando as vírgulas de “pausa receosas” e depois corrigindo para “pausas cautelosas” do jovem adulto. Considerando a fase que se encontra esse jovem – de fim dos estudos e de iniciação profissional –, por que considera essa fase “cautelosa”?

Porque, nessa fase, o jovem se preocupa com o futuro, com sua imagem, e, por isso, fala com cautela.

07 – Na 5ª parte, a maturidade do protagonista é associado ao ponto final.

a)   Explique a ambiguidade, isto é, o duplo sentido da frase “No ponto”, do título dessa parte.

O título sugere que todas as fases anteriores conduziam ao amadurecimento em que o protagonista agora se encontra, isto é, ele está “no ponto”.

b)   Observe a forma como a protagonista expressa suas opiniões e como se posiciona diante do que acha certo ou errado. Que relação há entre ele dizer “E ponto final” e seu modo de ser na maturidade?

Ele agora tem opiniões firmes, acabadas e não admite contestação. Ao dizer “E ponto final”, ele expressa a ideia de: “Já disse e FIM!”.

c)   Os nomes de Alice e Jorge, já mencionados na 2ª parte da vida do protagonista, reaparecem na 5ª parte. Qual é o provável parentesco existente entre o protagonista e essas outras personagens?

Alice é sua esposa, e Jorge, seu cunhado.

08 – Como você sabe, uma das funções dos parênteses é indicar uma espécie de desvio do texto central ou o acréscimo de uma informação acessória. Na 6ª parte, esse sinal de pontuação é usado em uma conversa do protagonista com Luana.

a)   Levante hipóteses: Que tipo de relação você acha que existe entre eles?

Resposta pessoal do aluno: Sugestão: Luana pode ser a sua filha e, diante de um possível escândalo dela, ele se submete à sua vontade; outra possibilidade é Luana ser um caso extraconjugal do protagonista.

b)   O que o emprego dos parênteses sugere?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Considerando-se a 1ª hipótese, sugere que o pai esteja falando baixo, sem querer chamar a atenção; considerando-se a 2ª hipótese, dá a ideia de um fato escondido, que é preciso ocultar e que não participa da história principal.

09 – O narrador intitula a última parte de “O final... reticência...”. Como você sabe, as reticências podem ter diferentes papéis e sentidos. Veja alguns deles:

·        Indicar que o sentido vai além do que foi expresso;

·        Indicar suspensão do pensamento, reflexões;

·        Indicar dúvida, hesitação;

·        Permitir que o leitor, usando a imaginação, dê continuidade ao texto.

Na sua opinião, qual ou quais dos itens acima traduzem melhor a intenção do narrador ao associar essa fase da vida a esse sinal de pontuação?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Todos esses itens são possíveis.

 

 

ANEDOTA: DIRETOR DO COLÉGIO - PASQUIM - COM GABARITO

 Anedota: Diretor do colégio

              Pasquim

  De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:

        -- Acorda, meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o colégio.

        Lá de dentro, estremunhado, o filho respondeu:

        -- Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.

        E o pai respondeu lá de fora:

        -- Você tem que ir. E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; em segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.

Anedotinhas do Pasquim. Rio de Janeiro: Codecri, 1981. p. 8.

                                  Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 137-8.

Entendendo a anedota:

01 – Durante a leitura ou a audição dessa anedota, somos levados a compreendê-la de determinada forma, porque falta ao leitor uma informação essencial, revelada apenas no final.

a)   Que informação foi omitida?

A informação de que o filho é um adulto, e não uma criança.

b)   Como o leitor ou ouvinte é lavado a compreender a fala do filho antes de ter conhecimento dessa informação?

O leitor é levado a crer que se trata de uma criança que não quer ir à escola para estudar.

c)   E como o leitor compreende a fala do filho depois de ter conhecimento dessa informação?

O leitor percebe que se trata de um adulto que não quer ir trabalhar, uma vez que ele é o diretor da escola.

02 – A falta de uma informação importante criou no texto uma duplicidade de sentidos, só percebida no final da leitura. Na sua opinião, a omissão dessa informação é intencional? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois é justamente na revelação dessa informação, no final da história, que reside o humor da anedota.

 

POEMA: MADRIGAL - JOSÉ PAULO PAES - COMPARAÇÃO/ZEUGMA - COM GABARITO

 Poema: Madrigal

               José Paulo Paes


Meu amor é simples, Dora,

Como a água e o pão.


Como o céu refletido

Nas pupilas de um cão.

José Paulo Paes. O melhor poeta da minha rua. São Paulo: Ática, 2008. p. 53.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 115.

Entendendo o poema:

01 – No poema, há duas comparações. Quais são elas?

      As comparações dizem respeito à simplicidade do amor, que é comparada à simplicidade do pão e da água e, depois, à simplicidade do céu refletido nas pupilas de um cão.

02 – Nas comparações, que expressão é omitida?

      A expressão é / são simples em “Como (são simples) a água e o pão” e “Como (é simples) o céu refletido”.

03 – Qual é o nome da figura de sintaxe correspondente à omissão verificada no poema?

      Zeugma; a expressão é / são simples, omitida no poema, é expressa no 1° verso.

04 – Releia o poema, inserindo nele as expressões subentendidas. Se o autor não empregasse essa figura de sintaxe, que consequência isso traria para o texto?

      O texto ficaria repetitivo e as imagens perderiam em expressividade poética.

 

ANEDOTA: FESTA DE ANIVERSÁRIO - VERBO EXISTIR - COM GABARITO

 Anedota: Festa de aniversário

      Um sujeito convidou um colega do trabalho para sua festa de aniversário. Deu o endereço e explicou:

        -- É fácil achar meu apartamento. Siga até o fundo do edifício. Lá há dois elevadores. Tome o da esquerda e aperte o 7° andar. Minha porta é a da direita. Toque a campainha com o cotovelo e pronto! Chegou. Ficou claro?

        -- Ficou. Mas eu não entendi só uma coisa: por que eu tenho de apertar a campainha com o cotovelo?

        -- Ora, você não vai à minha festa de aniversário com as mãos abanando, vai?

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 103-4.

Entendendo a anedota:

01 – Que palavra completa convenientemente a terceira frase do segundo parágrafo: ou a? Justifique sua resposta.

      “[...]Lá dois elevadores. [...]” Trata-se do verbo haver; por isso a forma conveniente é há.

02 – Caso fosse pedido a você que completasse a frase com o verbo existir, como ela ficaria?

      Lá existem dois elevadores.

PIADA: USO DA VÍRGULA - DONALDO BUCHWEITZ - COM GABARITO

 Piada: Uso da vírgula

            Donaldo Buchweitz


     A professora ensina como deve ser usada a vírgula e faz um ditado para os alunos colocarem as vírgulas. Eis a redação de Chico:

        -- O homem saiu de casa na cabeça, trazia um chapéu amarelo nos pés, sapatos de lona escura nos olhos, óculos contra o sol na lapela, um bonito cravo vermelho.


Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte:
Leitura, 2001. p. 182.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 100-101.

Entendendo a piada:

01 – Explique em que consiste o humor do texto.

      O humor do texto consiste nos sentidos ilógicos e engraçados produzidos pela falta de separação entre os adjuntos adverbiais de orações diferentes.

02 – Reescreva o segundo parágrafo do texto e pontue-o adequadamente, de forma a dar sentido lógico ao texto.

      “O homem saiu de casa; na cabeça, trazia um chapéu amarelo; nos pés, sapatos de lona escura; nos olhos, óculos contra o sol; na lapela, um bonito cravo vermelho.”

ANEDOTA: DIA DAS MÃES - PAULO TADEU - VÍRGULA - COM GABARITO

 Anedota: Dia das Mães

         A professora pediu que os alunos escrevessem uma redação para o Dia das Mães. No final deveriam colocar a frase: “Mãe só tem uma!”.

        Todos os alunos fizeram a redação. Uns elogiavam as mães, outros contavam alguma história, mas todos colocaram no final a frase “Mãe só tem uma!”.

        Faltou o Joãozinho. Aí a professora pediu para ele ler seu trabalho. Então o Joãozinho levantou-se e começou a ler:

        -- Tinha uma festa lá em casa e a minha mãe pediu para eu buscar duas Cocas na geladeira. Eu fui até a cozinha, abri a geladeira e falei: “Mãe, só tem uma!”.

Paulo Tadeu. Proibido para maiores – As melhores piadas para crianças. 8. ed. São Paulo: Matrix, 2007. p. 21.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 90-92.

Entendendo a anedota:

01 – O humor da anedota é construído em torno do modo como Joãozinho compreendeu a frase “Mãe só tem uma!”. Compare:

        “Mãe só tem uma!”.

        “Mãe, só tem uma!”.

a)   Pronuncie as duas frases em voz alta e responda: Qual é a diferença entre elas na fala?

Na 2ª frase, há uma pausa maior entre a palavra mãe e o restante da frase.

b)   Qual é a diferença entre as frases na escrita?

É o emprego de uma virgula após a palavras mãe, isolando-a do resto da frase.

c)   Nessas frases, o verbo ter está no lugar do verbo haver (com o sentido de “existir”), o que confere a elas um tom coloquial.

·        Qual é a função sintática de mãe na primeira frase?

Objeto direto.

·        E na segunda frase?

Vocativo.

02 – A frase “Mãe só tem uma!” aparece no texto marcada pelo emprego de aspas. O que justifica o emprego desse sinal de pontuação?

      As aspas indicam que o texto reproduz literalmente o que a personagem disse, ou seja, elas mostram que houve emprego do discurso direto.

03 – Compare estes dois trechos do texto:

·        “Uns elogiavam as mães, outros contavam alguma história, mas todos colocaram no final a frase ‘Mãe só tem uma!’”.

·        “Eu fui até a cozinha, abri a geladeira e falei.”

Nos trechos, há uma sequência de orações, que narram as ações das personagens.

a)   Qual é o sinal de pontuação que separa as orações?

A vírgula.

b)   As palavras mas e e são conjunções. A vírgula foi empregada antes dessas duas conjunções?

A vírgula foi empregada apenas antes da conjunção mas.

04 – Observe a frase:

        “No final, deveriam colocar a frase: ‘Mãe só tem uma!’”.

Levante hipóteses: Por que o termo No final está separado por vírgula do restante da frase?

      A vírgula indica o deslocamento de No final da posição que lhe é própria na frase, que é depois do verbo, pelo fato de ter a função sintática de adjunto adverbial.

TIRA: SURIÁ SANDUÍCHE DE MORTADELA - LAERTE - VOCATIVO/APOSTO - COM GABARITO

 Tira: Suriá sanduíche de mortadela

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhOgIlQ-IVhCixcfiv4LvYl6ZjLXq4ORhk4iK8tv0mFIEeRzBDTlpTeL60HIJI7NZP_4pSu10FWQGEt9szn-u-o2TWgrbpzMP-aeVkX_oSCGigYv_jsTtd4rxMMfOcn3FdwUTbj2aJBOoCWiGChD2WXkXhpM8nZQI8vzNCXHZcyy7j0E6P39gf934LH=s291

Laerte. Suriá contra o dono do circo. São Paulo: Devir, 2003. p. 50.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 81.

Entendendo a tira:

01 – Há, na tira, dois vocativos. Identifique-os.

      Suriá; tio Flip.

02 – No balão do 1° quadrinho, o termo o meu favorito explica o sanduíche. Como se classifica esse termo?

      Aposto.

03 – Na fala da Suriá, no 2° quadrinho, o termo uma isca refere-se a sanduíche. Nesse caso, o termo uma isca é aposto ou predicativo do sujeito? Por quê?

      É predicativo do sujeito, porque uma isca liga-se ao sujeito (sanduíche) por meio de um verbo de ligação (ser).

04 – Ao responder às questões anteriores, você deve ter observado que o oposto tem um caráter nominal, isto é, uma natureza substantiva. Considerando o contexto, compare os termos destacados nas frases abaixo e explique por que o da primeira frase é oposto e o da segunda é adjunto adnominal.

·        O poeta Camões notabilizou-se na literatura mundial não só porque escreveu o poema épico Os lusíadas, mas também porque foi um grande sonetista.

·        Os sonetos de Camões falam de amor e do desengano da vida.

      Na primeira frase, o termo destacado é aposto porque específica, individualiza o poeta. Na segunda, o termo destacado equivale a um adjetivo – camonianos – e funciona, portanto, como adjunto adnominal.

 

ANÚNCIO: CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - COMPLEMENTO NOMINAL - COM GABARITO

 Anúncio: Campanha contra a Exploração sexual de crianças e adolescentes

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjvSM_5XQr5hWLPix7jj-CGCDlUEXdr77ycncSX2kkaglX912y7OV79HgTz0AbC8N-xNg-JpoGeJ4ymhtOJ9FJ5hRyPvkvKsPYsjROoJdJ3GavKHVKtCQaS3pKIK5diIBcx3Z5N41pUwENpfHABGr78iEPmjZCvgYRSx511ylIEmHxis5rPd4Y4PCAO=s255

www.empresacontraexploracao.com.br.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 72-3.

Entendendo o anúncio:

01 – Na parte superior do anúncio, vemos, pendurado por um guindaste, o slogan “Campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes”.

a)   O que sugere a figura do guindaste puxando o slogan para cima?

O guindaste dá a entender que está sendo iniciada a construção de uma luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

b)   A quem você acha que se destina esse anúncio?

A qualquer tipo de pessoa, desde aquelas que eventualmente exploram crianças e adolescentes (nesse caso, o anúncio serve como um alerta), até aquelas que queiram participar da campanha.

02 – Examine sintaticamente os termos do slogan:

a)   Qual é o complemento do nome campanha?

Contra a exploração sexual.

b)   Qual é o complemento da expressão exploração sexual?

De crianças e adolescentes.

03 – Na parte de baixo do anúncio, em letras menores, lê-se:

        “Agora, várias empresas estão participando de uma grande campanha de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. A garantia dos direitos humanos de nossas crianças e adolescentes é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Participe também desta campanha.”

Indique a função sintática dos termos:

a)   De uma grande campanha: objeto indireto.

b)   De enfrentamento: complemento nominal.

c)   À exploração sexual: complemento nominal.

d)   De crianças e adolescentes: complemento nominal.

e)   Dos direitos humanos: complemento nominal.

f)    De nossas crianças e adolescentes: adjunto adnominal.

g)   Para o desenvolvimento: complemento nominal.

h)   Do Brasil: complemento nominal.

i)     Desta campanha: objeto indireto.

04 – Observe as funções sintáticas que você identificou na questão anterior.

a)   Qual delas predomina no texto?

A de complemento nominal.

b)   Levante hipóteses: A que você atribui a predominância desse termo sintático no texto?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O texto trabalha com ideias abstratas e defende a necessidade de agir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes; daí a presença de substantivos abstratos derivados de verbos de ação: enfrentamento, exploração, desenvolvimento. Esses substantivos exigem complemento nominal.

 

ANÚNCIO: ÁGUA TRATADA COMO LIXO VIRA LUXO - COM GABARITO

 Anúncio: Água tratada como lixo vira luxo

 Fonte de imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi4-f7L3JDqmpLhFu84Wvo0nuCwEfLwf15XOtPmFp2O9W72Q_EjeQMUgrMD0V7kS5NPXg9Uk1cJZXmdKcqvuGi3XEXR3gzp3VSyTQ3E5iz50wLv1DcA_wbhxJGOMLp8uG7l4_WhPBj3Pqfc3nwph482S5UshX4ynbFSiPEHY9CXl9EpEAXxKptlVYti=s259

http://roupanovaral.wordpress.com/2008/06/09/semana-do-meio-ambiente-unimed-manaus/.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 69-71.

Entendendo o anúncio:

01 – Qual é a ideia veiculada pelo anúncio?

      A ideia da importância de tratar bem a água, usando-a com racionalidade.

02 – A Unimed, a empresa anunciante, é uma cooperativa que trabalha com planos de saúde. Levando em conta essa informação, identifique no anúncio a frase que estabelece uma relação direta entre a área de atuação da empresa e a ideia veiculada pelo anúncio.

      A saúde do planeta está em suas mãos.

03 – Observe a imagem apresentada no anúncio.

a)   O que é essa imagem?

É uma ralo.

b)   Que outra imagem ela lembra, relacionada com o assunto principal do texto?

Ela lembra a imagem da Terra sem água, dando uma ideia de como o planeta ficaria caso a água acabasse.

04 – Na frase: “Água tratada como lixo vira luxo”, em destaque no anúncio, há um jogo verbal construído com as palavras lixo e luxo.

a)   Observe o sentido dessas palavras no contexto e relacione as duas colunas abaixo:

I – Tratada como lixo.

II – Vira luxo.

( I ) As pessoas não dão à água o devido valor.

     ( II ) A água vai se tornar um bem para poucos.

b)   Conclua: Qual é o efeito de sentido criado pela contraposição entre lixo e luxo no texto?

O sentido de que as pessoas utilizam a água como se ela fosse inesgotável e não tivesse valor, ou seja, como se fosse lixo, e que essa forma de utilizá-la vai levar ao esgotamento das fontes e, consequentemente, à transformação dela em um amigo de luxo.

05 – Leia o seguinte trecho do texto verbal do anúncio, observando que os termos destacados são complementos de outro termo.

        “70% da superfície da Terra é recoberta de água. Mas ainda assim o mundo está muito perto de uma crise de abastecimento. [...] já em 1995 especialistas anunciavam que as guerras do próximo século seriam motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo [...] enquanto o homem não manipular a água com racionalidade e grande preocupação com as gerações futuras, estaremos literalmente jogando água pelo ralo.” 

Qual é o termo, no trecho, que é completado por:

a)   De uma crise? Perto.

b)   De água? Disputa.

c)   Do petróleo? Disputa.

d)   Com as gerações futuras? Preocupação.

06 – Observe as palavras que você deu como resposta na questão anterior. Como você pode notar, há substantivos abstratos e advérbio.

a)   Distribua essas palavras na tabela abaixo.

Substantivos abstratos: preocupação e disputa.

Advérbio: perto.

b)   As palavras que são substantivos abstratos derivam de verbos. Quais são os verbos que deram origem a elas?

Preocupar-se e disputar.

c)   Essas palavras que são substantivos abstratos nomeiam seres (coisas, pessoas) ou ações?

Nomeiam ações.

d)   Entre os termos destacados no trecho lido e os substantivos e o advérbio que eles completam, há certo tipo de relação. De que tipo é essa relação?

(  ) Posse.

(X) Alvo de uma ação.

(  ) Indicação de tipo.

e)   Considerando o tipo de relação existente entre os termos destacados no trecho lido e os nomes que eles complementam, responda: Qual é a função sintática dos termos destacados?

Complemento nominal.

07 – Observe esta frase do anúncio:

        “Por que, então, desperdiçamos, poluímos, desrespeitamos e interrompemos o ciclo natural das águas?”

a)   Qual é o termo que completa as formas verbais poluímos, desrespeitamos e interrompemos? Qual é a função sintática desse termo?

O ciclo natural das águas / Objeto direto.

b)   Com base na frase lida e empregando substantivos abstratos no lugar dos verbos, complete:

Por que, então, ainda há desperdício, poluição, desrespeito e interrupção do ciclo natural das águas?

c)   Na frase formada no item anterior, qual é o termo correspondente ao alvo sobre o qual recaem as ações nomeadas pelos substantivos abstratos? Qual é, portanto, a função sintática desse termo?

O ciclo natural das águas / Complemento nominal.

08 – Considerando que o anúncio tem em vista sensibilizar a sociedade para a importância do uso racional da água, levante hipóteses: Por que, na frase reproduzida na questão 7, o anunciante optou por empregar verbos na 1ª pessoa do plural, em vez de substantivos abstratos correspondentes a eles?

      Utilizando verbos na 1ª pessoa do plural, o anunciante concretiza o agente das ações: nós. Assim, a responsabilidade pelas ações fica atribuída à sociedade em geral, ideia que se perderia caso fossem empregadas as palavras respeito, desperdício, poluição, que, por serem substantivos abstratos, dizem respeito a conceitos.