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terça-feira, 11 de janeiro de 2022

CONTO: O BAILE DO CAIXEIRO VIAJANTE - REGINALDO PRANDI - COM GABARITO

 CONTO: O BAILE DO CAIXEIRO VIAJANTE

                Reginaldo Prandi

  Sábado é dia de baile, tanto na roça quanto na cidade.

  Numa cidade pequena do interior o baile é sempre um grande acontecimento. Melhor situação para namorar e para arranjar namorado não tem.

          O sábado é um dia muito propício para o nascimento de grandes amores. Pois foi num baile de sábado que o moço de fora apaixonou-se por uma donzela da terra. Foi mais ou menos assim que aconteceu.

          Leôncio, sim, era esse o seu nome. Conheço bem sua incrível história de amor.

          Leôncio era um caixeiro-viajante da capital e vinha à cidade uma vez por mês prover de mercadorias as vendas do lugar. Ia e voltava no mesmo dia, mas houve algum problema com sua condução e daquela vez ele teve que dormir na cidade.

         Cidade pequena, sem muitos atrativos, o que se poderia fazer à noite para distração?

         Era dia de baile na cidade, um sábado especial, e uma orquestra de fora tinha sido contratada.

         O moço do hotel que servia o jantar comentou:

         — Seu Leôncio, este baile o senhor não pode perder.

          E não podia mesmo, mal sabia ele.

          Leôncio mandou passar o terno e foi ao baile.

          Gostava de dançar, sabia até dar uns bons passos, mas era tímido, relutava em tirar as moças.

          Passou boa parte do tempo de pé, apreciando, bebericando um vermute só para ter o que fazer com as mãos.

          Por volta de meia-noite sentiu que chegava o sono e pensou em se retirar. Foi quando viu Marina entrar no salão. Ficou sabendo depois que seu nome era Marina.

          Marina chegou só e, ao entrar, passou junto a Leôncio. Bem perto dele ela parou e se virou para trás.

         — Oh! Deixei cair minha chave no chão.

          Ela falava consigo mesma, distraída que estava, mas para Leôncio, que tudo ouviu atentamente, suas palavras funcionaram como uma deixa. Ele se abaixou rapidamente, pegou a chave do chão e a estendeu à sua dona.

            Antes que ela dissesse qualquer coisa ele falou:

          — Pode agradecer com uma contradança, senhorita.

          — Marina, meu nome é Marina. Sim, vamos dançar.

          Dançaram aquela contradança e mais outra e outras mais. Dançaram o resto da noite, até o baile terminar.

          Parecia que os dois eram velhos parceiros de dança, tão leves e tão graciosos eram seus passos.

          Leôncio se sentia completamente enlevado, como se o encontro com a bela dançarina fosse um presente enviado pelo céu. Presente que ele nem merecia, chegou a pensar. Agradeceu à providência ter permanecido na cidade. Já nem queria ir embora no dia seguinte.

           Em nenhum momento Marina fez menção de o deixar para encontrar amigos ou conhecidos no salão. Ele tinha a sensação de que ela fora ao baile só por ele, de que era com ele que queria dançar a noite toda.

            Não teria namorado, noivo, marido?

            Muitas paixões chegam enquanto se dança.

            Leôncio apaixonou-se por Marina ao dançar com ela. Então, a orquestra tocou a música de encerramento e o baile acabou, já era alta madrugada. Leôncio insistiu em acompanhar a moça até sua casa. Ela aceitou a companhia, era perto, iriam a pé. Estava frio lá fora, uma fina garoa molhava as calçadas. Na portaria do clube Leôncio pegou a capa que tinha deixado ali guardada. Ele tinha uma capa da qual nunca se separava. Viaja a muitos lugares diferentes, enfrentando os climas mais imprevisíveis. A capa era sempre o abrigo garantido.

            Leôncio ofereceu a capa à companheira para que se protegesse do mau.

         — Para você não se resfriar, faz frio. Ela aceitou, vestiu o sobretudo e os dois foram andando pelas calçadas. Caminhavam de mãos dadas, como namorados, falavam pouco, só o essencial.

            Próximo à saída da cidade, a moça disse ao caixeiro-viajante:

        — Despedimo-nos aqui. E explicou por quê:

        — Não fica bem você ir comigo até onde moro.

       — Está bem, como quiser – ele consentiu. Começando a despir o sobretudo, ela disse:

       — Leve sua capa.

       — Não fique com ela. Está frio. E completou:

       — Depois você me devolve. Era difícil para Leôncio deixar a moça ir, mas havia a possibilidade do amanhã e do futuro todo. Ele propôs, com o coração na mão:

       — Amanhã, às oito da noite, em frente à matriz?

       Ela assentiu e o beijou.

      A garoa fria tinha se transformado em densa neblina, mal se vislumbrava a luz dos postes de iluminação.

       O silêncio reinava soberano.

       Um cão uivou ao longe.

       Leôncio viu Marina desaparecer na bruma da madrugada.      Com as mãos nos bolsos e o corpo retesado pela friagem, o caixeiro retornou ao hotel.

        O dia seguinte foi de grande ansiedade, mas inicialmente a noite chegou para Leôncio. Muito antes da hora marcada lá estava ele em frente à igreja esperando por Marina. Só quando o relógio da matriz bateu doze badaladas Leôncio aceitou com tristeza que ela não viria mais. Temeu que alguma coisa grave tivesse acontecido. Tinha certeza de que ela gostara dele tanto quanto ele gostara dela.

         Alguma coisa grave teria acontecido.

         Ele ia descobrir.

         Era tarde e só restava ir dormir, mas na manhã seguinte, mal se levantou, já foi perguntando pela moça. Na rua, no largo da matriz, em todo lugar, interrogava sobre a moça e nada.

         Estranhamente ninguém sabia dizer quem era ela. Numa cidade pequena todo mundo se conhece, todos sabem da vida de todos, todos se controlam, vigiam-se uns aos outros. A fofoca é cultivada como se fosse uma obrigação, como se representasse um dever cívico.

          Uma linda moça da cidade vai ao baile desacompanhada, dança a noite toda com um desconhecido e ninguém sabe quem ela é?

          Ele continuou perguntando por sua dançarina. Foi aos armazéns e lojas que tinha como clientes, descrevia a moça, dizia seu nome e ninguém sabia dizer quem era a donzela.

        — Aquela com quem dancei ontem a noite toda.

         Ninguém tinha visto.

         Desanimado, voltou para sua hospedagem.

        Então um velho se apresentou, era um empregado do hotel, empregado que Leôncio nunca tinha visto, nem nessa nem em outras estadas na cidade. Era alto, magro e de uma palidez desconcertante.

          O velho empregado do hotel lhe disse:

           — Moço, conheci uma tal Marina igualzinha à sua.

          E completou, baixando a voz respeitosamente:

          — Mas ela está morta, morreu há muito tempo.

         Disse que a moça pereceu num desastre de carro, quando estava fugindo para se casar com um caixeiro-viajante, casamento que a família dela não queria, de jeito nenhum.

          Leôncio ficou chocado com a história, que absurdo! Imaginar que se tratava da mesma pessoa!

           — Nem pensar. Eu a tive nos braços a noite toda! Mas o velho funcionário insistiu:

           — No túmulo dela tem a fotografia, quer ver?

        — Não pode ser, é um disparate, mas quero ver. O velho não se fez de rogado. Em poucos minutos estavam os dois subindo a ladeira que levava ao afastado cemitério da cidade. Com a cabeça girando, cheio de dúvidas e incertezas, Leôncio se perguntava:

         — O que é que eu estou fazendo aqui? Chegaram ao portão do campo-santo e o velho disse a Leôncio que entrasse sozinho. Não gostava de cemitérios, desculpou-se. Explicou como chegar ao túmulo da moça, despediu-se com uma reverência e foi embora.

          Não foi difícil para o caixeiro-viajante encontrar a campa que seu acompanhante descreveu com precisão. A tardinha se fora, escurecia, a noite já caía sobre o cemitério. A neblina voltava a descer e esfriara um pouco.

          Leôncio sentia frio, tremia, mas podia enxergar perfeitamente. Estava de pé diante da tumba. E o retrato da defunta que ali jazia era mesmo o dela. “Aqui descansa em paz Marina, filha querida”, era o que dizia a inscrição em letras de bronze, havia muito tempo enegrecidas, fixadas sobre o mármore gasto da lápide mortuária.

           O olhar aturdido de Leôncio desviou-se do retrato, não queria ver mais o rosto amado aprisionado na pedra pela morte.

           Triste desdita a do viajante, havia mais coisa para ver ali. Uma tragédia nunca se completa sem antes multiplicar o desespero. O olhar de Leôncio subiu em direção à parte alta do sepulcro.

          Na cabeceira do jazigo estava uma peça que lhe era bastante familiar.

          Sentiu um calafrio lhe percorrer a espinha, tinha as pernas bambas, o coração disparado.

          Aproximou-se mais do túmulo para ver melhor.

          Estendida sobre a sepultura, à sua espera, repousava sua inseparável capa.

Entendendo o texto

01.Quais são os personagens principais do texto?

          Leôncio e Marina.

02.Quais os outros personagens que aparecem na história?

O moço do hotel que servia o jantar e um velho que era empregado do hotel.

4) Qual o local onde se passa a história?

     Numa cidade pequena do interior.

5) Em qual espaço acontece o fato mais importante da história?

     Em um baile.

6) Em que tempo acontece este conto?

     a) Em alguns dias.

     b) Apenas numa noite.

     c) Apenas numa madrugada.

Justifique sua resposta copiando o trecho do conto.

    Era dia de baile na cidade, um sábado especial.

7) Por que o texto recebeu este título? Copie do texto um trecho que justifique sua resposta.

    Porque o caixeiro viajante foi a um baile. “Leôncio mandou passar o terno e foi ao baile.”

8) Este conto pode ser classificado em:

a) Conto fantástico.

b) Conto de terror.

c) Conto de mistério.

9) Em qual parte do texto tem o início do conflito no conto? Conflito é a parte que indica algo a ser resolvido. Indique quando ele surge e copie-o.

O conflito surge quando a Marina não comparece ao encontro com o caixeiro.

        “O dia seguinte foi de grande ansiedade, mas inicialmente a noite chegou para Leôncio. Muito antes da hora marcada lá estava ele em frente à igreja esperando por Marina. Só quando o relógio da matriz bateu doze badaladas Leôncio aceitou com tristeza que ela não viria mais.”

O conflito surge quando a Marina não comparece ao encontro com o caixeiro.

  10) Em qual parte do texto temos o clímax? O clímax é a parte mais intensa do conto. Escreva com suas palavras esta parte do texto.

Resposta pessoal.

11) Qual é o desfecho do conto? Desfecho é o final da história. Explique com as suas palavras.

Resposta pessoal.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/gestar/tpportugues/tp4.pdf. Acesso em 27/08/19