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sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

TEXTO: COMO MONTAR UMA PEÇA - MARÍLIA TOLEDO - COM GABARITO

 Texto: Como montar uma peça

           Marília Toledo

        Quando surge o desejo de encenar uma peça, seja numa montagem profissional, seja numa amadora, a primeira coisa em que se deve pensar é: o que queremos dizer com ela? Que ideia queremos levar para o nosso público? O objetivo é fazer rir com uma comédia ou fazer chorar com uma tragédia? Ou ainda: queremos misturar as duas coisas e fazer uma tragicomédia? Daí a importância do primeiro item a se pensar:

        O TEXTO

        Ele serve como um guia, como uma cartilha para o diretor, que apontará os caminhos a serem seguidos por toda à equipe.

        Há duas possibilidades para uma montagem teatral:

        1 – Escolher um texto já existente, que contenha justamente as características desejadas, com seu tema e o número de atores, ou;

        2 – Escrever um texto novo, usando as próprias ideias e estilo.

        Um texto de teatro pode conter todas as descrições das cenas e também os diálogos que os atores irão decorar, ou pode ser feito apenas com indicações das ações que deverão ser improvisadas pelo elenco.

        O autor de teatro é chamado de dramaturgo.

        DIREÇÃO

        O diretor ou diretora da peça cria uma encenação a partir do texto escolhido. O dramaturgo normalmente indica o cenário, a época e a relação entre os personagens, mas cabe ao diretor(a) decidir como os atores vão interpretar o texto, como será a movimentação deles no palco e qual o tipo de cenário, de figurino e de iluminação da peça. Também cabe à direção apontar os momentos em que haverá trilha sonora e mudança de iluminação.

        ELENCO

        O elenco de uma peça pode ser composto por um ator ou uma atriz (nesse caso, chamamos a peça de monólogo), ou por vários atores e atrizes. Eles são os responsáveis por dar vida aos personagens criados pelo dramaturgo ao escrever a peça. Embora o texto traga uma descrição de como é cada personagem, fica a cargo dos atores, com seu talento e imaginação, criar a maneira de falar, o jeito de andar, o tom da voz, entre outras características físicas e psicológicas do papel que irá interpretar. [...].

        CENOGRAFIA

        A cenografia serve para criar a ambientação da peça, para que o público acredite que a história se passa em certo lugar e certa época. [...]

        FIGURINOS

        Assim como o cenário, os figurinos ajudam a traduzir visualmente para o público a época do texto encenado e também sua linguagem. Se a peça é realista e contemporânea, os figurinos são semelhantes às roupas que usamos no dia a dia. Se a peça for de época e estrangeira, o figurinista criará um vestuário que lembre o tempo e o lugar em que se passa a ação. [...]

        Mas é claro que quando o assunto é teatro, o mais importante é ser criativo para conquistar a atenção e apreciação do público. [...] O bom figurinista é reconhecido pela capacidade de recriar um período de acordo com sua imaginação. [...]

        ILUMINAÇÃO

        A iluminação é um elemento cênico introduzido no teatro a partir de 1879, quando o inventor norte-americano Thomas Edison criou a lâmpada elétrica incandescente.

        Além disso, as peças de teatro eram feitas a céu aberto, como nas grandes arenas gregas, para que a luz do sol fosse aproveitada cenicamente, ou com tochas e velas presas em candelabros.

        [...]

        Nas peças atuais, a iluminação ajuda a dar o clima e a ambientação da peça. Se a cena se passa durante o dia, a luz tende a ser amarela, para dar a sensação de calor. Quando encenamos a noite, a luz tende a ir para cores mais frias como o azul. [...]

        SONOPLASTIA

        A sonoplastia é todo o trabalho de seleção dos sons a serem usados na peça, tanto a música quanto os efeitos sonoros e ruídos da cena. [...]

        BASTIDORES

        As pessoas geralmente têm enorme curiosidade em conhecer os bastidores de um teatro, aquele lugar a que só a equipe da peça tem acesso. Mas o que de fato existe nos bastidores?

        Coxias: são as laterais dos palcos, cobertas por cortinas pretas, geralmente de veludo, que são chamadas de “pernas” para que os atores que estão fora de cena não sejam vistos pela plateia. [...]

        Camarim: são as salas onde os figurinos ficam guardados e onde o elenco se troca, se maquia, se concentra e toma banho após as apresentações.

        Cabine técnica: é a sala que geralmente está posicionada de frente para o palco, no alto, onde ficam as mesas de som e luz. É o local de trabalho dos técnicos de som e de iluminação.

        Agora que você já conhece o mundo do teatro, seus espaços escondidos, as etapas para montar uma peça e as principais funções de uma equipe, é só dividir as funções, ensaiar, abrir as cortinas e esperar pelos aplausos!

Marília Toledo. Como encenar uma peça. In: Moliére. O doente imaginário. 2. ed. Tradução e adaptação de Marília Toledo; ilustrações de Laerte. São Paulo: Editora 34, 2011. p. 123-133.

         Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 98-102.

Entendendo o texto:

01 – Segundo o texto, a montagem de uma peça pode ser profissional ou amadora. Como você pode definir uma montagem amadora?

      É uma montagem sem fins comerciais, produzida pelo prazer dos atores em atuar.

02 – Segundo o texto, para fazer uma tragicomédia, mistura-se tragédia com comédia. Então, como deve ser a história de uma tragicomédia?

      Deve ter partes que fazem chorar, causam apreensão e sofrimento, e partes que fazem rir.

03 – Quais são as diferenças entre a função do dramaturgo e a do diretor da peça?

      O dramaturgo cria a história do texto teatral, as falas das personagens e as rubricas que indicam cenários, iluminação, caracterização dos atores e sua movimentação em cena. O diretor é responsável por concretizar o texto na encenação. É ele quem escolhe os atores e dirige sua atuação, além de coordenar a preparação de cenário, iluminação, figurinos, etc.

04 – Leia o título e o subtítulo de uma notícia publicada em um site.

        Diego Alves destaca retomada de confiança no elenco do Flamengo

        Goleiro falou após o jogo contra o Atlético-PR sobre o bom momento do time e da defesa

Lancel, 28 ago. 2017. Disponível em: www.terra.com.br/esportes/lance/diego-alves-destaca-retomada-de-confianca-no-elenco-do-flamengo,cd57e7b7d3c0d2f9e262e55799bcdbb78sdoa0f3.html. Acesso em: 11 jun. 2018.

·        A palavra elenco tem o mesmo sentido nessa notícia e no texto “Como montar uma peça”? Explique as diferenças e as semelhanças entre os sentidos dessa palavra nos dois contextos.

Não. No texto, elenco é o conjunto de atores que interpretam as personagens de uma peça. Na notícia, é o conjunto de atletas que jogam por um time. Em ambos os casos, a palavra indica conjunto, algo coletivo.

05 – O dramaturgo cria, inventa as personagens, mas quem realmente dá vida a elas?

      Os atores, com sua atuação. Eles vivenciam a personagem sob orientação do diretor da peça.

06 – Como os figurinos e a maquiagem ajudam na composição das personagens?

     Figurinos e maquiagem podem localizar a personagem num dado momento histórico; atribuir graça, leveza ou peso às personagens e ajuda-las a expressar alegria ou tristeza. Podem indicar se a personagem é fictícia ou remete a seres reais e, ainda, criar monstros, animais, reis, rainhas, pessoas, etc.

07 – Além do figurino e da maquiagem, que outro elemento visual contribui para determinar a época em que se passa a história? Por quê?

      A cenografia ajuda a concretizar o espaço e reforça ainda mais o efeito de sentido de realidade ou de fantasia da encenação.

08 – Uma invenção fez diferença na iluminação do teatro. Qual foi?

      A lâmpada elétrica, inventada por Thomas Edison em 1879.

a)   Como eram iluminadas as peças antes disso?

Durante o dia, pelo sol (portanto, deveriam ser encenadas a céu aberto) e, à noite, com tochas e velas.

b)   Na atualidade, como a luz ajuda na composição da encenação?

A luz ajuda a determinar o período do dia na peça, e pode ajudar a acentuar as emoções das personagens.

09 – Observe as imagens a seguir. São da encenação da peça Pedro Malazarte e a arara gigante.

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjwehbaqSTIZ4RLtlV83aMSH0G0GNKvt1BVRP4eTzzN39reeGDUNjKiEreTI1PCCoQeEvJkovyCpSBDp_llO6_cC6-C0hgkVc8PNmg-oGcf-Njz17aihIdJbY6ieH91OdFah2ECKHhPzUH7RRezzbo9TtQnTpzSQKP2amcnP4K1XxuMPGl7-TT4xdQ1=s275



 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg7wD6lon9LI-A_iiKgt7xc4M4ZE89F88fSQ9OgA389HpYeJ3M6hFmM7o_wMgYlseysGQnD5EzfOVgyAaNDE68-1A5s35AsOktOZU8PfZM_YEy0g-5wwOaARh1WqfhLNIFOKRHh7ZetlBp0bzHRgz-A9HZO5bs84AG0DgOHqamo95V93-MK5rYRYiH7=s142


Fotografias da peça Pedro Malazarte e a arara gigante, de Jorge Furtado.

      a)   De acordo com as fotografias, qual cena se passa de dia? Justifique sua resposta.

A cena 1. A luz é amarelada, criando o efeito de iluminação pelo sol.

b)   Que cena remete à noite? Justifique sua resposta.

A cena 2. A luz azul-escuro remete à noite. A Lua, como elemento cenográfico, acentua o efeito de ambiente noturno.

c)   Na cena 2, um recurso especial de iluminação foi projetado sobre o ator. Qual é o recurso e que efeito ele causa na cena?

Há um foco no ator, destacando-o na cena.

d)   Que diferenças podem ser notadas entre os cenários das duas imagens?

O fundo é o mesmo, mas a luz amarelada sugere o dia, e a luz azulada, a noite. Além disso, a Lua na cena 2 reforça o efeito de noite.

10 – Imagine que você é o sonoplasta de uma peça. Que sons você produziria para representar:

a)   Uma pessoa perdida na floresta em uma tempestade?

Resposta pessoal do aluno. Sugestões: som de chuva forte, sons que simulem trovões e pisadas em chão encharcado, entre outros.

b)   Uma estação de trem em funcionamento?

Resposta pessoal do aluno. Sugestões: som do apito que indica a chegada/partida do trem, sons de passos de pessoas, burburinho de pessoas falando, sons do movimento de chegada e saída do trem e do movimento de passageiros.

11 – O texto “Como montar uma peça” está dividido em tópicos.

a)   O que se pretende em cada tópico?

Informar os elementos que compõem uma encenação teatral.

b)   Relacione o título com os tópicos apresentados e diga qual é o objetivo do texto.

O objetivo é instruir o leitor a montar uma encenação.

 

 

 

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