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segunda-feira, 1 de novembro de 2021

LIVRO(FRAGMENTO): SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA - SYLVIA ORTHOF - COM GABARITO

 Livro: Se a memória não me falha (fragmento)

         Sylvia Orthof

        [...]

        Dona Sylvia não adoecia. Tinha a mania odiosa de, no meio da aula, de repente, me descobrir, sumida, lá na última carteira... e dizer, com voz meio cantada:

        -- Minha xará... ao quadro! (Eu sentava na última carteira, na aula de matemática.)

        Lá ia eu, tremendo. E começava o desespero: se um trem a tantos quilômetros vai de A a B, e outro, com a velocidade de xyz, trafega de B a A, em qual ponto da reta eles se encontrarão?

        [...].

Sylvia Orthof. Se a memória não me falha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. p. 53.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 30.

Entendendo o livro:

01 – Para dar mais vivacidade à narrativa, a narradora transcreve a fala direto da professora. Explique como isso é feito.

      A narradora usa travessões para indicar que a professora fala diretamente: “-- Minha xará... ao quadro!”.

02 – Que sinal de pontuação foi usado na fala da professora? O que essa pontuação indica?

      Foi usado o ponto de exclamação. Indica que a professora deu uma ordem à aluna.

03 – A aula era de que matéria?

      De Matemática.

04 – Que sinal de pontuação foi usado na pergunta feita pela professora?

      Ponto de interrogação.

05 – Imagine que você é a aluna Sylvia e foi chamada pela professora à lousa para resolver um problema. Elabore frases para dizer à professora:

a)   Que você não sabe a resposta do problema.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: -- Dona Sylvia, não sei resolver o problema.

b)   Que você sabe a resposta na ponta da língua e está contente por isso.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: -- Dona Sylvia, eu já sei a resposta!

c)   Que você tem uma dúvida naquele problema. Formule uma pergunta sobre sua dúvida.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: -- Dona Sylvia, qual era mesmo a velocidade do segundo trem?

 

 

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