Política de Privacidade

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CRÔNICA: O FUTEBOL E A MATEMÁTICA - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 CRÔNICA: O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

                 Moacyr  Scliar


Modelo matemático prevê gols no futebol Mundo, 23.mar.99

O técnico reuniu o time dois dias antes da partida com o tradicional adversário. Tinha uma importante comunicação a fazer.
- Meus amigos, hoje começa uma nova fase na vida do nosso clube. Até agora, cada um jogava o futebol que sabia. Eu ensinava alguma coisa, é verdade, mas a gente se guiava mesmo era pelo instinto. Isso acabou. Graças a um dos nossos diretores, que é um cara avançado e sabe das coisas, nós vamos jogar de maneira completamente diferente. Nós vamos jogar de maneira científica.
Abriu uma pasta e de lá tirou uma série de tabelas e gráficos feitos em computador.
- Sabem o que é isso? É o modelo matemático para o nosso jogo. Foi feito com base em todas as partidas que jogamos contra o nosso adversário, desde 1923. Está tudo aqui, cientificamente analisado. E está aqui também a previsão para a nossa partida. Eles provaram estatisticamente que o adversário vai marcar um gol aos 12 minutos do primeiro tempo. Nós vamos empatar aos 24 minutos do segundo tempo e vamos marcar o gol da vitória aos 43 minutos. Portanto, não percam a calma. Esperem pelo segundo tempo. É ai que vamos ganhar.
Os jogadores se olharam, perplexos. Mas ciência é ciência; tudo o que eles tinham a fazer era jogar de acordo com o modelo matemático.
Veio o grande dia. Estádio lotado, começou a partida, e, tal como previsto, o adversário fez um gol aos 12 minutos. E aí sucedeu o inesperado.
Um jogador chamado Fuinha, um rapaz magrinho, novo no time, pegou a bola, invadiu a área, chutou forte e empatou. Cinco minutos depois, fez mais um gol. E outro. E outro. O jogo terminou com o marcador de 7 a 1, um escore nunca registrado na história dos dois times.
Todos se cumprimentavam, felizes. Só o técnico não estava muito satisfeito:
- Gostei muito de sua atuação, Fuinha, mas você não me obedeceu. Por que não seguiu o modelo matemático?
O rapaz fez uma cara triste:
- Ah, seu Osvaldo, eu nunca fui muito bom nessa tal de matemática. Aliás, foi por isso que o meu pai me tirou do colégio e me mandou jogar futebol. Se eu soubesse fazer contas, não estaria aqui, jogando para o senhor.
O técnico suspirou. Acabara de concluir: uma coisa é o modelo matemático. Outra coisa é a vida propriamente dita, nela incluída o futebol.

Entendendo o texto

 

01. Releia:

"Graças a um dos nossos diretores, que é um cara avançado e sabe das coisas, nós vamos jogar de maneira científica."

a)   Quem disse essas frases?

O técnico do time.

b)   Quem está representado pela palavra nós no trecho destacado?

O time e o técnico.

c)   Qual a classe gramatical de nós?

Pronome pessoal do caso reto.

d)   Localize no texto uma palavra ou expressão que tenha significado contrário ao da expressão "maneira científica".

     Pelo instinto.

02 " — Sabem o que é isso?

      É o modelo matemático para o nosso jogo."

·        O que o modelo utilizava da matemática?

Foi feito com base em todas as partidas jogadas pelo time desde 1923.

03 - Marque a palavra que representa o significado da palavra destacada em cada frase.

a) Eles provaram estatisticamente que o adversário vai marca um gol.

(A) praticamente.

(B) concretamente.

(C) cientificamente.

b) Os jogadores se olharam, perplexos

(A) sorridentes.

(B) espantados.

(C) tristes.

c) O jogo terminou com o marcador de 7 a 1, um escore

nunca visto.

(A) problema.

(B) fenômeno.

(C) resultado.

04 - Qual a justificativa dada pelo jogador para não seguir o modelo matemático " do técnico?

"— Ah seu Osvaldo, eu nunca fui muito bom nessa tal de matemática."

05 - Depois do jogo, qual foi a conclusão a que o técnico chegou sobre o "modelo matemático"?

- "... uma  coisa  é  o  modelo  matemático.  Outra  coisa  é  a  vida  propriamente  dita,  nela  incluída  o futebol."

06 - A crônica “O futebol e a matemática” é uma narrativa, isto é,  um  texto  escrito  com  a  intenção  de contar uma história inventada.

 ·Marque as afirmações corretas sobre a crônica lida.

(A) A história é contada por um narrador - personagem.

(B) A história é contada por um narrador-observador.

(C) Não há registro das falas das personagens.

(D) Há registro das falas das personagens.

07- "Graças a um dos nossos diretores, que é um cara avançado..."

"O rapaz fez uma cara triste."

·        Qual é o sentido da palavra cara em cada uma das frases?

          Na primeira é uma gíria, que significa a pessoa.

          Na segunda refere-se a expressão triste.

 

 

2 comentários: