Notícia: CBF lança campanha contra discriminação; Slogan é inspirado em frase de Gilberto Gil
Sexta, 13 de abril de 2018 –
18:30
Por Gabriel Rios
Foto: Reprodução / CBF
Campanha “Todos são iguais”,
da Confederação Brasileira de Futebol, contra discriminação.
A Confederação Brasileira de Futebol
(CBF) lançará campanha “Todos são Iguais”. A iniciativa que se inicia a partir
da 1ª rodada do Brasileirão, busca quebrar o preconceito e a discriminação,
mostrando que o futebol é um esporte de todas as cores, origens, crenças,
gêneros e condições físicas.
As cores da logomarca representam as
variadas peles, credos e ideologias que o futebol une sem preconceitos. Os
adornos em volta do escudo têm o formato de V, uma referência à vitória. A
mensagem “Todos Iguais” tem destaque, com grande visibilidade e fácil
identificação.
O slogan da campanha foi inspirado na
frase do cantor e compositor baiano, Gilberto Gil: “Todos somos iguais em
nossas imensas diferenças”. Para a CBF e para o Futebol, Todos são Iguais. Essa
mensagem será passada e reforçada nas partidas de todas as competições
organizadas pela entidade. Segundo o diretor de Marketing da CBF, Gilberto
Ratto, explicou a ampliação na propagação de mensagens contra a discriminação.
“A campanha anterior era focada na luta contra o racismo. Institucionalmente,
decidimos abrir o leque e combater as diversas formas de discriminação, fazendo
do futebol um promotor de educação e igualdade”, disse.
O material visual será exibido em placas
de publicidade e painéis de LED na beira do campo, nos telões e no patch
especial aplicado no uniforme da arbitragem.
RIOS, Gabriel. CBF lança
campanha contra discriminação; Slogan é inspirado em frase de Gilberto Gil. BN
Esportes, Salvador, 13 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Rfr3Q.
Acesso em: 27 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 172-3.
Entendendo a notícia:
01 – O que você acha da
campanha da CBF? Comente.
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Você acredita que
campanhas no futebol surtem efeito no torcedor no que diz respeito à
conscientização? Explique.
Resposta pessoal
do aluno.
03 – Releia o primeiro
parágrafo da notícia e responda:
a) Qual é o acontecimento?
Lançamento de campanha contra o preconceito no futebol brasileiro
“Todos são iguais”.
b) Quem é o proponente da campanha?
Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
c) Onde e quando será o lançamento?
A iniciativa terá início a partir da 1ª rodada do Brasileirão de
2018.
d) Qual é o objetivo da campanha?
A campanha busca quebrar o preconceito e a discriminação.
e) Por que se optou por essa iniciativa?
Porque há necessidade de mostrar que o futebol é um esporte de todas
as cores, origens, crenças, gêneros e condições físicas.
04 – Observe o cartaz da
campanha da CBF e responda:
a) Descreva a logomarca da campanha.
São várias bolas de cores diferentes envolvendo o brasão da CBF. Os
adornos em volta do escudo têm o formato de V, uma referência à vitória. As
cores da logomarca representam as variadas peles, credos e ideologias que o
futebol une sem preconceitos.
b) Qual é o slogan? Como foi sua elaboração?
O slogan é “Todos iguais” e teve inspiração na música de Gilberto
Gil. Sua elaboração, segundo Gilberto Gatto, diretor de marketing da CBF, foi
dar visibilidade e fácil identificação.
c) Qual é o público-alvo da campanha?
Todas as pessoas envolvida direta e indiretamente com o futebol.
05 – Releia o cartaz da
campanha e transcreva o quadro e preencha-o.
·
Enfoque
temático: Todos os preceitos presentes no
futebol e na sociedade.
·
Slogan: “Todos iguais”.
·
Logomarca: São várias bolas de cores diferentes envolvendo o brasão da
CBF. Os adornos em volta do escudo têm o formato de V, uma referência à
vitória.
·
Cores: As cores da logomarca representam as variadas peles, credos e
ideologias que o futebol une sem preconceitos.
·
Público-alvo: Todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o
futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário