Política de Privacidade

domingo, 15 de agosto de 2021

FILME(ATIVIDADES) - O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO - WILLIAM KAMKWAMBA E BRYAN MEALER - COM GABARITO

        FILME(ATIVIDADES: O Menino que Descobriu o Vento | Resenha Crítica


Baseado no livro escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer, O Menino que Descobriu o Vento, filme dirigido e roteirizado por Chiwetel Ejiofor, nos conta uma daquelas histórias inspiradoras, de pessoas que venceram grandes adversidades e conseguiram transformar, de maneira positiva, não só a sua realidade, como também a das pessoas ao seu redor. 

O roteiro do filme se passa numa pequena aldeia africana, cujos habitantes tiram a sua subsistência da agricultura. Quando a colheita não se revela suficiente para prover o sustento de todos, devido às mudanças climáticas na região, o povoado passa a sofrer com problemas de ordem econômica, de cunho político e também social, na medida em que as famílias têm que conviver com a fome e, consequentemente, com a violência.

O Menino que Descobriu o Vento enfoca, particularmente, a família Kamkwamba, cujo patriarca, Trywell (Chiwetel Ejiofor), além de possuir uma ética pessoal admirável, deseja algo melhor para seus filhos, tendo investido pesado na educação deles. Quando vê a luta de seu pai para vencer a crise pela qual o povoado passa, William (Maxwell Simba) decide colocar em prática uma ideia que ele teve quando passava o tempo lendo livros na biblioteca da escola na qual ele estudava (e que teve que abandonar devido ao fato do pai não ter mais condições de bancar seus estudos): construir uma torre de energia eólica, de forma a poder consertar uma bomba de água e gerar o que faltava para que a plantação dos grãos da aldeia pudesse germinar.

Assim, temos a grande beleza por trás da mensagem contida em O Menino que Descobriu o Vento. Na medida em que as estações passam e as dificuldades se apresentam, a saída que a aldeia encontra vem justamente do poder transformador da educação, a qual tem a capacidade de modificar realidades e de criar oportunidades. Sem dúvida, a história de William tem muito a nos ensinar. E o diretor estreante Chiwetel Ejiofor conseguiu extrair o máximo da história que desejava contar.

 Entendendo o filme

01 – O filme “O menino que descobriu o vento “expõe fortes questões sociais, quais são elas?

      Desigualdade social, violência, fome, autoritarismo, corrupção política e social.

02 – Comente a importância da escola e do conhecimento na vida do pequeno William Kamkuamba. Faça um paralelo com os dias atuais.

      Foi através dos estudos que William mudou a vida de toda uma aldeia. Infelizmente atualmente procura-se quem quer estudar, pois há uma desvalorização da educação pelos governantes.

03 – Exemplifique com cenas do filme as seguintes afirmações:

- A oportunidade está em todo lugar (Resposta pessoal)

      Sugestão: “...no momento em que William e seu amigo iam quebrar a bicicleta do professor que namorava sua irmã, percebeu que se pedalasse a bicicleta a lâmpada acendia...”

- Arriscar-se é uma questão de sobrevivência (Resposta pessoal)

      Sugestão: “...quando o pai de William deixa ele pegar a bicicleta e cortá-la para fazer o moinho de vento...”

- Força de vontade amplia as chances de sucesso (Resposta pessoal)

      Sugestão: “...a persistência, mesmo diante das dificuldades em montar o moinho com peças de sucatas...”

- Não se pode desencorajar por uma resposta negativa (Resposta pessoal)

      Sugestão: “...mesmo diante do não de seu pai, ele não desistiu de montar o moinho...”

- Recursos importam mas determinação supera qualquer obstáculo (Resposta pessoal)

      “...com sucatas ele monta o moinho de vento...”

04 – O que mais chamou sua atenção no filme? Justifique sua escolha.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – O filme conta a história do menino que em meio às tantas dificuldades da vida encontrou uma solução para os problemas da família e da comunidade. Qual moral a história deixa para nós telespectadores?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestões:

      “Deus é como o vento que tudo toca.”

      “Pelos frutos conheceremos a árvore.”

      “Se não arriscar, não saberá como vai ser.”

 

06 – Escolha uma sequência protagonizada pelo personagem principal do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?

·        A princípio o William consertava o rádio das pessoas da aldeia;

·        Depois foi para a escola de ensino médio;

·        Por falta de pagamento das mensalidades, foi expulso da escola;

·        Estudava na biblioteca escondido do diretor;

·        Devido a fatores climáticos, primeiro a inundação e depois a seca, o povo da aldeia começa a passar fome;

·        O chefe da aldeia por discursar a favor de seu povo, apanha dos seguranças do presidente e vem a falecer;

·        Ele descobre que com o dínamo ele poderia montar o moinho de vento;

·        Faz uma pequena réplica junto com seus amigos, e ela funciona;

·        Apresenta essa réplica para seu pai, o qual não acredita que pode dar certo e quebra-a;

·        Diante da fome que o povoado passava a mãe de William conversa com seu marido sobre todas as perdas que já teve e o leva a refletir sobre suas atitudes em não aceitar as ideias do filho;

·        Finalmente aceita que o William corte sua bicicleta para fazer o moinho de vento;

·        Todos do povoado ajudam a William a fazer o moinho de vento e ele jorra água.

      

07 – Explique qual a motivação dramática do protagonista?

      A fome do povo de sua aldeia, devida a seca.

08 – Qual é o cenário do filme?

      O cenário é uma pequena aldeia africana Malawi, cujos habitantes tiram a sua subsistência da agricultura.

09 – O filme nos faz questionar o porquê de o sistema de ensino ser tão injusto. Que trecho do filme mostra isso?

    O menino é expulso da escola por não conseguir pagar as mensalidades.

10 – Segundo o texto, qual foi a causa da seca no Malawi? Quais as consequências disso?

     A causa são as mudanças climáticas na região, o povoado passa a sofrer com problemas de ordem econômica, de cunho político e também social. A medida em que as famílias têm que conviver com a fome e, consequentemente, a violência.

11 – Para o protagonista do filme, qual era a única oportunidade de mudar de vida?

    Indo para a escola.

12 – Qual foi a atitude do menino quando ele não pode mais ir para a escola?

      Ele decide aprender sozinho. Em uma pequena biblioteca local, aprende sobre engenharia e energia eólica.

13 – O que o menino fez que mudou a vida dos moradores de sua aldeia?

     Ele constrói um sistema de moinho e de bombeamento de água que transforma a vida dos moradores de sua aldeia.

14 – Segundo os relatos do menino, qual é a causa das mudanças climáticas no Malawi?

       O desmatamento.

15 – Copie o trecho do texto que mostra que o desmatamento ocorre muitas vezes para suprir a necessidade de sobrevivência.

     Na maioria dos países da África Subsaariana, mais de 90% das pessoas estão sem eletricidade e usam lenha para cozinhar e se aquecer.

     No Malawi, esse número é ainda maior.

16 – Por que o protagonista se interessou pelos moinhos de vento?

      Porque eles eram usados para bombear água e gerar energia.

17 – Como o protagonista construiu seu primeiro moinho de vento?

      Com sucata de metal como peças antigas de bicicletas e tratores.

18 – Qual era a função do primeiro moinho de vento que William construiu para sua comunidade?

      Alimentava quatro lâmpadas e bombeava água para irrigação.

19 – O que mais chamou sua atenção no filme? Justifique sua escolha.

       Resposta pessoal.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

 

 

 

                                                                                          




https://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com/2019/07/atividade-interdisciplinar-de-geografia.html

 

4 comentários: