Tirinha: Mafalda e Felipe
QUINO. Toda Mafalda: da primeira à última
tira. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 140.
Entendendo a tirinha:
01 – A ideia que a tirinha pretende passar por meio da fala dos
personagens Mafalda e Felipe é de humor ou de crítica? Explique.
A ideia é de crítica, uma vez que esses personagens
fazem uma avaliação desfavorável à humanidade no sentido de que não deu certo e
que precisa começar de novo.
02 – Observe a expressão do interlocutor das crianças nos três
quadrinhos. De que modo a expressão são desse personagem reflete o sentido
produzido nas falas e posturas das crianças?
No primeiro quadrinho, a expressão é de
curiosidade e ele se mostra atento para saber sobre o que Mafalda e Felipe
conversam. No segundo quadrinho, a expressão é de alegria associada ao fato de
achar que as crianças estão brincando. No terceiro quadrinho, a expressão é de
espanto por ter sido surpreendido com a resposta inesperada de Mafalda, não
prevista para uma criança.
03 – No terceiro quadrinho, Mafalda emprega uma forma verbal na terceira
pessoa do plural. Explique como se dá a concordância verbal na fala de Mafalda
nesse quadrinho.
Ao empregar a forma verbal estamos, Mafalda faz
referência a ela e ao personagem Felipe. Trata-se de um sujeito composto e, em
decorrência disso, o verbo precisou flexionar para concordar com esse sujeito.
Equivale a: “Eu (Mafalda) e Felipe estamos falando da humanidade.”
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