Política de Privacidade

domingo, 27 de junho de 2021

TEXTO: SÃO MUITAS AS MARCAS CONHECIDAS - LILIANA IACOCCA - COM GABARITO

 Texto: São muitas as marcas conhecidas

        São muitas as marcas conhecidas.

        Algumas são os nomes das firmas que fabricam os produtos; outras, os nomes dos próprios produtos; outras, ainda, um simples desenho, um símbolo, uma letra, que fazem a gente imediatamente identificar o produto.

        Esses desenhos, essas letras, esses símbolos são chamados de logotipos. E são criados e desenhados por artistas especializados em comunicação visual.

        Pela TV, [...] os programas mostram as marcas das formas mais variadas e movimentadas. Andando na rua, basta observar, as marcas estão em todos os lugares, na frente dos bancos, dos postos de gasolina, das farmácias, das lojas, dos supermercados.

        E estão também nos automóveis, nas camisetas que as pessoas usam, nas calças, nos sapatos, nas bolsas...

        Sem dúvida, existem marcas boas, que oferecem qualidade e preço justo do produto, nas quais o consumidor adquire confiança.

        Como também existem as marcas que se aproveitam de certas modas ou da fama e cobram muito mais do que realmente o produto vale.

        Será que vale a pena fazer grandes sacrifícios, pagar muito dinheiro, só para ter uma determinada marca e se exibir para sua turma?

        Ou será que você também é um produto que vai ser vendido, e a marca que você comprou funciona como sua embalagem?

 IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele; WHITE, Oriana M. Consumir é.... São Paulo: DeLeitura, 1999.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 242-3.

Entendendo o texto:

01 – Seus hábitos de consumo foram, de alguma forma, representados nesse texto? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Explique que relação pode ser estabelecida entre os questionamentos apresentados nesse texto e as ideias da escritora Maria Helena Martins.

      O texto defende uma ideia semelhante ao que falou a escritora Maria Helena Martins em sua entrevista, pois questiona o leitor quanto aos seus hábitos de consumo, chamando a atenção para o fato de que comprar para sentir-se aliviado, realizado e feliz não é um bom caminho, as sensações passam rapidamente, o que cria uma compulsão por comprar.

03 – Releia este trecho:

        Será que vale a pena fazer grandes sacrifícios, pagar muito dinheiro, só para ter uma determinada marca e se exibir para sua turma?

        Ou será que você também é um produto que vai ser vendido, e a marca que você comprou funciona como sua embalagem?”

a)   Em sua opinião, esses questionamentos são válidos?

Resposta pessoal do aluno.

b)   De que forma você responderia a essas perguntas?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Você já conhecia a palavra logotipo? Releia os três primeiros parágrafos do texto e explique o que ela significa.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Observe as imagens a seguir:

    



    

a)   Que símbolo é apresentado na imagem 1? O que ela representa?

Símbolo Olímpico. Representa o Comitê Olímpico Internacional.

b)   O que representam os arcos e suas cores da imagem 1? Se necessário, faça uma pesquisa.

Os cincos arcos se referem aos cincos continentes do planeta: o azul, à Europa; o amarelo, à Ásia; o preto, à África; o verde, à Oceania; e o vermelho, às Américas.

c)   O que a imagem 2 representa?

A Copa do Mundo de Futebol da Rússia 2018.

d)   Com que objetivo ela foi criada?

Com o objetivo de promover e divulgar o evento.

e)   É possível dizer que esse símbolo é um logotipo? Explique.

Sim. A imagem corresponde a um conjunto formado por elementos verbais e visuais que identifica e simboliza uma marca – nesse caso, a Copa do Mundo de Futebol da Rússia 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário