Política de Privacidade

domingo, 27 de junho de 2021

TEXTO: O QUE É CONSUMISMO? ROCK CONTENT - COM GABARITO

 Texto: O que é consumismo?


Por Redator Rock Content

Publicado em 21 fev. 2017.

Atualizado em 3 maio 2018

        O consumismo é o hábito de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra pelo desejo, e não pela necessidade.

        Geralmente, é marcado pelas compras por impulso e estimuladas pela ansiedade. Em casos mais graves, pode vir a se tornar uma compulsão.

        Além disso, o consumismo está ligado à noção de que comprar mais vai trazer sensações de felicidade e prazer momentâneo.

        É também resultado da influência de propagandas abusivas, que insistem em relacionar o consumo à felicidade e, muitas vezes, criam uma imposição de necessidades, mostrando como certos produtos ou serviços são capazes de tornar a vida das pessoas melhor.

        O maior problema surge quando o consumismo fica tão intenso que evolui para um comportamento compulsivo.

        Por exemplo: há quem use as compras como um gatilho para ajudar a melhorar o humor e, por isso, frequentam o shopping sempre que se sentem estressados ou angustiados.

        São consumidores que precisam de ajuda, porque muitas vezes se endividam devido à falta de planejamento financeiro e de prioridade de despesas.

        Inclusive, o consumismo tem uma outra face — também problemática —, que é o consumismo infantil.

        Quando os produtos são associados a brindes, a personagens famosos ou a campanhas de publicidade que focam em despertar a atenção das crianças, os pequenos conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente em datas comemorativas.

        Mas sabemos que não é só no Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.

        O Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados também são exemplos de datas em que as pessoas se sentem induzidas a irem às compras.

        [...]

Consumismo no Brasil: Entenda o que realmente é e conheça o panorama no país. Marketing de conteúdo, 21 fev. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2KOr18W. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 252-3.


Entendendo o texto:

01 – Considerando o valor polissêmico da palavra gatilho destacada no texto, indique, entre as alternativas abaixo, aquela que traz o sentido com que essa palavra foi empregada pelo autor.

I – Pequena peça presa a um fecho que, ao ser puxada, faz uma arma disparar.

II – Peça de metal que funciona como uma alavanca por meio de determinado mecanismo.

III – Algo que desencadeia um processo ou uma reação à maneira de um gatilho.

02 – Que relação é possível estabelecer entre o tema consumismo e a palavra gatilho na acepção indicada como resposta à questão anterior?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O desejo de consumir de maneira exagerada é disparado (ativado) quando as pessoas estão angustiadas ou estressadas. Isso as leva a buscar lojas de produtos comerciais e a consumir excessivamente como forma de melhorar o estado de ânimo ou de espírito.

03 – Como você se comporta, enquanto consumidor, nas datas comemorativas, em que as pessoas se sentem induzidas a comprar?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia este trecho do texto:

        “Quando os produtos são associados a brindes, a personagens famosos ou a campanhas de publicidade que focam em despertar a atenção das crianças, os pequenos conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente em datas comemorativas.

        Mas sabemos que não é só no Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.

        O Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados também são exemplos de datas em que as pessoas se sentem induzidas a irem às compras.”

a)   Muitas vezes, para se evitar repetições de substantivos no texto, são usadas outras palavras ou expressões que façam referência a eles. Que expressões são usadas nesse trecho para se referir a Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados?

As expressões: datas comemorativas e datas.

b)   Que termo o pronome relativo que substitui e qual a sua função no primeiro período do trecho destacado?

O pronome relativo que substitui o termo campanhas de publicidade. Sua função é ligar as orações e estabelecer relação de sentido entre elas.

c)   O uso da conjunção mas indica a introdução de que tipo de ideia: adição, consequência, causa, adversidade ou explicação? Explique.

Adversidade, ou seja, de uma ideia contrária. Essa conjunção introduz a ideia de que não é somente em datas como o Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário: isso também acontece em outras datas comemorativas.

d)   Reescreva o período que traz a conjunção mas, substituindo-a por outra d igual sentido, ou seja, sem alterar o sentido expresso no trecho original.

Porém/ Contudo/ Todavia sabemos que não é só no Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.

e)   Você é capaz de dar exemplos de outras conjunções? Qual é a utilidade dessas palavras?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário