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domingo, 27 de junho de 2021

NOTÍCIA: OAB LANÇA CAMPANHA "POR UMA INFÂNCIA LIVRE DA PUBLICIDADE COMERCIAL" -

 Notícia: OAB lança campanha “Por uma Infância Livre da Publicidade Comercial”

                 A iniciativa procura promover sensibilização sobre as consequências do consumismo infantil.

Publicado em 18/10/2017

        O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil lançou nesta terça-feira (17) o “Manifesto OAB por uma Infância Livre da Publicidade Comercial”, na sede do Conselho Federal, em Brasília. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre os efeitos negativos da publicidade direcionada às crianças e colocar o tema em pauta na OAB e em outras instituições jurídicas.


 

        Na abertura do lançamento, a presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor, Marié Miranda, lembrou que devemos refletir se queremos uma sociedade pautada no ter ou no ser e se as crianças conseguem realmente pensar de forma crítica os estímulos a que estão sujeitas. Ressaltou ainda, que a iniciativa tem o respaldo da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Resolução 163 do Conanda, além de recentes decisões judiciais que colocam a criança, e não a questão econômica, como prioridade absoluta. Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, a campanha é um passo importante, “estamos dando um passo fundamental e extraordinário para cuidarmos da infância das nossas crianças, de modo absolutamente responsável e que possa conscientizar toda a sociedade brasileira”, disse.

        A campanha, aprovada por unanimidade pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em junho, e realizada pela Comissão Especial de Defesa do Consumidor, foi idealizada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Consumidores da OAB/RO, Gabriel Tomasete. Contou com o apoio da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Comissão Especial da Criança e do Adolescente, Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões e Comissão Especial do Idoso.

OAB lança campanha “Por uma Infância Livre da Publicidade Comercial”. Criança e Consumo, 18 out. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2RZQ60J. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 222-4.

Entendendo a notícia:

01 – Leia o título da notícia e responda, qual assunto será abordado no texto?

      O texto versará sobre a influência que a publicidade comercial exerce sobre a criança e seus efeitos negativos.

02 – Foram reproduzidos acima dois dos seis cartazes que compões a campanha. Observe esses cartazes e explique como as imagens se relacionam com o texto que acompanham.

      O primeiro cartaz traz a imagem de um rosto com uma expressão de espanto, alerta, com uma recomendação ou apelo ao não consumismo. O segundo cartaz traz também um rosto, mas com uma expressão oposta à do primeiro cartaz: o personagem está sorrindo, alegre, com os olhos vivos como se estivessem abertos a novas descobertas e experiências.

03 – Como você entende a expressão sociedade pautada no ter ou no ser?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O título da notícia constitui-se de período simples ou período composto? Por quê?

      Período simples, porque se compõe de apenas uma oração que se estrutura em torno de um único verbo: lançar (lança).

05 – Releia este trecho:

        O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre os efeitos negativos da publicidade direcionada às crianças e colocar o tema em pauta na OAB e em outras instituições jurídicas.”

a)   De quantas orações o período que forma esse trecho se compõe?

De duas orações.

b)   Copie essas orações, separando-as.

1ª oração: O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre os efeitos negativos da publicidade direcionada às crianças...

2ª oração: e colocar o tema em pauta na OAB e em outras instituições jurídicas.

c)   É um período composto por coordenação ou subordinação? Explique.

É um período por coordenação, cujas orações expressam um sentido completo em si mesmas. Ainda que estejam colocadas em ordem, uma não depende sintaticamente da outra.

06 – Releia o trecho a seguir:

        “Ressaltou ainda, que a iniciativa tem o respaldo da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Resolução 163 do Conanda, além de recentes decisões judiciais que colocam a criança, e não a questão econômica, como prioridade absoluta.”

a)   Delimite as orações do período que compõe esse trecho e sublinhe em cada oração o verbo em torno do qual se estrutura.

1ª oração: Ressaltou ainda. 2ª oração: que a iniciativa tem o respaldo da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Resolução 163 do Conanda, além de recentes decisões judiciais. 3ª oração: que colocam a criança, e não a questão econômica, como prioridade absoluta.

b)   Trata-se de período composto por coordenação, subordinação ou composto por coordenação e subordinação?

Trata-se de período composto por subordinação.

07 – Releia mais este trecho:

        “A campanha, aprovada por unanimidade pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em junho, e realizada pela Comissão Especial de Defesa do Consumidor, foi idealizada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Consumidores da OAB/RO, Gabriel Tomasete.”

a)   De quantas orações se constitui o período acima?

De uma oração.

b)   Classifique-o.

Período simples.

c)   Como você chegou a essa conclusão?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

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