Infográfico: Fique Atento
MARCONI, Pedro.
Celular ou computador prejudica a visão das crianças? Folha de Londrina,
Paraná, 23 jul. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2DGFTTK.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.193.
Entendendo o infográfico:
01 – Que informações são veiculadas nesse infográfico? Qual é o objetivo
de produção e leitura desse tipo de texto? Onde foi publicado?
O infográfico veicula informações sobre a exposição
de crianças a telas e os problemas de visão que essa exposição pode causar, bem
como traz recomendações para evitar tais problemas. O objetivo é apresentar as
informações de forma mais didática ao público leitor do jornal Folha de
Londrina, onde foi publicado.
02 – Qual é a relação entre a imagem da criança e as informações sobre
os principais problemas de visão?
A imagem da criança exposta à tela do celular reitera
os problemas gerados, conforme pesquisas: pontos secos, ardência,
lacrimejamento, vermelhidão e miopia.
03 – Quais dados são divulgados que relacionam os problemas de visão ao
uso abusivo de telas por crianças?
70% das crianças e jovens fazem uso da internet
pelo menos uma vez por dia e 20% das crianças em idade escolar apresentam pelo
menos um problema de visão.
04 – Observe a oração: “Uso de tablets e celulares por crianças de 2 a 5
anos não deve ultrapassar uma hora por dia”.
a)
Qual é o sujeito
dessa oração?
O sujeito é: “Uso de tablets e celulares por
crianças de 2 a 5 anos”.
b)
Qual é a
função da expressão uma hora por dia? Como se classifica essa expressão?
Função: complemento verbal; Classificação: objeto
direto.
05 – Leia as dicas apresentadas no infográfico e classifique os verbos
aproximar, manter e tirar que as compõem.
Aproximar:
verbo transitivo direto e indireto (bitransitivo); manter: verbo transitivo direto; tirar: verbo transitivo direto e indireto.
Muito obrigada 😘
ResponderExcluir