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segunda-feira, 17 de maio de 2021

A CARTA DE RECLAMAÇÃO - COM GABARITO

 A CARTA DE RECLAMAÇÃO


O texto a seguir é uma carta de reclamação, publicada na Internet. 

Leia

As cartas argumentativas de reclamação e de solicitação

Senhores,

Comprei um apartamento, no condomínio C. I., em Salvador, BA, da construtora [...]. O imóvel foi adquirido na planta e o pagamento foi sendo feito de acordo com o avanço da construção.

Quando o empreendimento ficou pronto, com um atraso de 12 meses, restou um saldo devedor que deve ser quitado em prazo determinado pela construtora. Ciente deste prazo, procurei a construtora [...], proprietária e vendedora do imóvel, em 06/09 e 09/09/11, e apresentei uma proposta de pagamento deste saldo devedor. A proposta inclui a utilização de uma carta de crédito de  consórcio imobiliário, complementando o pagamento através de recursos próprios. Quando uma carta de crédito é usada na compra de um imóvel, a administradora do consórcio exige que este fique alienado em garantia. Em vista disso, o vendedor do imóvel é solicitado a fornecer uma relação de documentos, que devem ser apresentados para análise da administradora do consórcio.

O vendedor do imóvel também é informado que o valor da carta de crédito só será creditado em sua conta, em até 45 dias, se a documentação solicitada for entregue e estiver rigorosamente em ordem.

Para minha surpresa, a construtora [...] não atendeu a solicitação da administradora do consórcio em relação ao fornecimento da documentação necessária para que eu pudesse usar a carta de crédito quitando o saldo devedor do meu imóvel, tampouco emitiu qualquer comunicado informando os motivos dessa recusa ou a impossibilidade de atendimento. No entanto, manteve o cronograma relativo ao prazo para pagamento do saldo devedor, instalação do condomínio e condiciona a entrega das chaves do imóvel à quitação do saldo devedor. Dessa forma, como a construtora [...] não forneceu a documentação, necessária para viabilizar a utilização da carta de crédito, fico impossibilitado de efetuar a quitação do saldo devedor e receber as chaves do meu imóvel. Além disso, com a instalação do condomínio (1ª assembleia), iniciou-se a obrigação de pagar a taxa condominial, devida por todos os proprietários, estejam ou não com o saldo devedor quitado. E mais uma vez me considero prejudicado, pois irei pagar a taxa condominial sem estar morando no local. Considero a atitude da construtora [...] uma aberração, uma falta de respeito e uma prepotência sem limites, na medida em que seus prepostos parecem agir sem qualquer respeito à ética e à dignidade humana.

Meu objetivo com essa reclamação, especialmente nesse site, é alertar as pessoas que pretendem comprar imóveis na planta para que fiquem atentas às mirabolantes promessas de corretores e construtoras e que mais tarde se mostram falsas. Na ânsia de efetuar a venda, as construtoras e os corretores “paparicam” o comprador atendendo-o nos mínimos detalhes. Quando chega o momento de entregarem o prometido, aí tudo fica complicado, difícil e os personagens, sempre presentes e solícitos durante a venda, desaparecem, inclusive levando o tapete vermelho!

Obrigado,

E. S.

(Disponível em: www.reclamao.com/reclamacao/30600/construtora-oas-nao-entrega-documentacao-necessaria-para-utilizacao-de-cartade-credito-e-impede-que-o-comprador-quite-o-do-saldo-devedor-do-imovel/. Acesso em: 6/7/2012.).

Fonte: Livro- Português: Linguagem, 3/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11.ed – São Paulo: Saraiva, 2016.p.148 a 150.

Entendendo o texto

1. A carta argumentativa de reclamação apresenta, como o nome sugere, uma reclamação a respeito de algum problema enfrentado pelo remetente. Essas cartas são normalmente endereçadas a órgãos públicos, como ministérios, secretarias, Procon, ou sites especializados em divulgar reclamações.

Considerando que a carta lida foi publicada em um desses sites, responda:

a)   Qual é a função social de veículos como esse, que permitem aos cidadãos reclamar de um problema que estejam enfrentando?

Tornar públicos problemas que os cidadãos comuns enfrentam em seu dia a dia e que nem sempre são alvo dos grandes veículos de comunicação. Com isso, é possível conseguir uma maior mobilização das empresas responsáveis, que têm seus problemas expostos a todo o público consumidor.

 

b)   Você já utilizou ou conhece alguém que tenha utilizado algum desses meios para fazer uma reclamação? Houve alguma resposta?

Resposta pessoal.

2. Quanto à carta de reclamação lida:

a) Quem faz a reclamação?

        Um cidadão comum.

b)Do que ele reclama?

   De um problema na liberação de documentos por parte da construtora da qual comprou seu apartamento.

c)Por que o remetente se serviu de um espaço aberto — o site — para fazer sua reclamação?

Para que outras pessoas estejam informadas dos problemas que podem enfrentar ao comprar um apartamento na planta e possam se precaver em relação a eventuais transtornos, semelhantes aos relatados por ele.

 

3. Uma reclamação pode ser feita diretamente a um órgão público (como o Procon ou secretarias do município ou do Estado) ou à empresa que é alvo da reclamação. Entretanto, muitas pessoas preferem reclamar em espaços abertos, como sites.

Levante hipóteses: Qual é a intenção do produtor desse tipo de carta ao se servir desses meios para publicar sua reclamação?

Trazer seu problema a um grande público e, assim, expor a empresa a um julgamento popular. Espera-se, nesses casos, que a resposta e uma possível resolução sejam mais rápidas por parte da empresa, que tem interesse em se retratar publicamente para não ser alvo de críticas que podem prejudicar sua imagem e, consequentemente, suas futuras vendas.

4. As cartas, em geral, costumam ser datadas. Levante hipóteses: Por que não há data na carta lida?

Nas páginas da Internet costuma haver a indicação da data da postagem; provavelmente esse é o motivo de não constar data na carta lida.

5. Observe a linguagem utilizada pelo autor da carta. Que tipo de variedade linguística foi empregada?

Uma variedade de acordo com a norma-padrão.

Um comentário:

  1. Parabéns gostei muito dessa resposta
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠💠

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