Política de Privacidade

sábado, 7 de novembro de 2020

CARTA DO LEITOR - GÊNERO TEXTUAL - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Carta do leitor


Carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões, como por exemplo Painel do Leitor, Fórum dos Leitores, Cartas, etc.

A carta do leitor tem várias finalidades como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.

Possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.

É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual. Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.

Desse modo, devemos lembrar que a carta do leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).

Antes de ser publicada ela passa pela equipe de revisão, a qual adaptará o texto e corrigirá possíveis erros. Por esse motivo, não existe um modelo específico, uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim determinado pelo meio de comunicação.

Vale lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes. Além disso, o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua.

Importante destacar que, de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes.

 

Características

As principais características da carta do leitor são:

§  Textos breves e escritos em 1ª pessoa

§  Temas atuais e de caráter subjetivo

§  Linguagem simples, clara e objetiva

§  Presença de destinatário e remetente

§  Texto expositivo e argumentativo


Estrutura de uma carta do leitor

Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais:

§  Local e data.

§  Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho).

§  Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.

§  Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.

§  Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.

§  Despedida: representa as saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços, etc.

§  Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.)

Disponível em <https://www.todamateria.com.br/carta-do-leitor/> Acesso em 17 de ago. de 2020.

  

Para saber mais, se for possível, assista ao vídeo:

https://escolakids.uol.com.br/portugues/analisando-as-caracteristicas-de-mais-um-genero-a-carta-do-leitor.htm

 

Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no caderno.

 

Arapongas, 05 de julho de 2013.

 

Prezado Sr. Silva,

 

Como leitor assíduo da revista Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar.

No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.

Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde.

 

Atenciosamente,

 

Edmundo.

Disponível em <http://www.provaparana.pr.gov.br/sites/prova/arquivos_restritos/files/documento/2019-04/Prova_Parana_1EM_comentada_01-04.pdf> Acesso em 17 de ago. de2020.

 

 

 ATIVIDADES

 1. O gênero do texto é

a)  editorial, pois o autor defende um ponto de vista do veículo de informação.

b) carta pessoal, o autor-leitor em que deixa seu ponto de vista sobre uma matéria veiculada.

c) carta do leitor, pois o autor do texto dialoga com o leitor.

d) artigo de opinião, pois o autor apresenta fortes argumentos para defender seu ponto de vista.

 2. De acordo com esse texto, a família deseja colocar em prática as dicas da revista porque

a)  busca sempre uma vida mais saudável.

b) leu a matéria sobre o excesso de sal na alimentação.

c)  sabia dos perigos do sal na alimentação.

d)  tem dificuldade em encontrar receitas sem o uso de sal.

 

3. Quais são o remente e o destinatário da carta?

     Edmundo (remetente) e Sr. Silva, editor da Revista Saúde (destinatário).

         Uma das características de uma carta do leitor é a presença de destinatário e remetente.

4. Qual a finalidade da carta do leitor acima?

 O leitor Edmundo escreve à redação da Revista para elogiar os artigos publicados e solicitar a publicação de receitas em que não se utiliza o sal.

A carta do leitor tem várias finalidades, e o texto lido traz como propósito elogiar os artigos da revista e também solicitar receitas.

5. A linguagem predominante do texto é

     a)  coloquial.

    b)  científica.

   c)  formal.

   d)  técnica.

Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2018/09/interpretacaoanalise-de-texto-carta-do.html> Acesso em 18 de ago. de 2020.

6. No trecho “É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes.” A palavra em destaque estabelece uma ideia de

a)       adição.

b)      oposição.

c)       conclusão.

d)      explicação.


 7. Em que tipo de suporte esse texto é publicado?

     Em jornais e revistas.

A carta de leitor é um gênero textual argumentativo presente em diversos meios de comunicação, que possuem uma seção destinada à expressão das opiniões de seus leitores.

8. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.

 

Local e data

 Arapongas, 05 de julho de 2013.

Vocativo

 Prezado Sr. Silva,

Introdução

 Como leitor assíduo da revista Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar.

Desenvolvimento

 No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.

Conclusão

 Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde.

Despedida

 Atenciosamente,

Assinatura

 Edmundo.

 9.    No trecho “Como leitor assíduo da revista Saúde, [...]”, o que quer dizer a palavra destacada? Se preciso for, utilize o dicionário.

 Que o leitor lê sempre a Revista Saúde.

10.    Quanto ao gênero carta do leitor, marque (V) ou (F) as alternativas verdadeiras ou falsas.

 a) ( V  )  Apresenta a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos.

b)( F  )   Podem ser informativas (comunicado), descritivas (descrição de um produto ou serviço), narrativas (narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e reclamações).

c)( V  )    Gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.

d)V  )  Atende a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.

e) (  )   Seu discurso está organizado em 1ª pessoa.

f) (  F  )   Apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade.

 

  


8 comentários:

  1. Bom dias a todos que fazem o Armazém do texto por corroborar com textos que vão melhorar a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Parabéns pelo grande empenho em publicar algo tão valioso. Percebe-se a interatividade e a inteligência que ornamentam todo o conteúdo.
    Todavia, peço licença para fazer uma pergunta:
    Existem publicações de Sequencia Didáticas com Descritores nesse blog?

    ResponderExcluir
  3. Hola é o diogo quando eu tiver alguma duvida qualquer atividade da 1série e dois 3 do ensino medio você passa ou gabarito completo para mim obrigado e thau

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso seu trabalho, linguagem descomplicada, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Essas atividades têm me ajudado muito! Gratidão!

    ResponderExcluir