Política de Privacidade

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ANEDOTA: BAT-COMPETIÇÃO - LIVRO- SE LIGA NA LÍNGUA - COM GABARITO

 Anedota: Bat-competição

        O morcego-pai reuniu seus três filhotes e disse:

        -- Hoje faremos um teste para descobrir quem é o mais rápido para encontrar sangue.

        Depois disso, o pai pegou um cronômetro e disse ao mais velho:

        -- Sua vez.

        O filho do morcego balançou suas asas: "flap, flap, flap", e saiu voando. Quarenta minutos depois, voltou com a cara toda suja de sangue e explicou:

        -- Pai, tá vendo aquela morena com a pele branca lá em baixo?

        O pai disse:

        -- Estou.

        -- Pois é, pai. Chupei todo o sangue dela.

        Aí o pai disse ao filho do meio:

        -- Sua vez.

        O filho do meio balançou suas asas: "flap, flap, flap", e após vinte minutos, voltou com a cara toda suja de sangue. Ele explicou:

        -- Pai, tá vendo aquela vaca toda murcha e morta lá em baixo?

        -- Estou.

        -- Pois é, pai. Chupei todo o sangue dela!

        Restando somente o caçula, o pai disse:

        -- Sua vez.

        O caçula balançou suas asas: "flap, flap, flap", e após cinco minutos, voltou com a cara toda suja de sangue e explicou:

        -- Pai, tá vendo aquele muro lá em baixo?

        O pai disse:

        -- Estou.

        -- Pois é, pai. Eu não vi!

Disponível em: http://maquinadepiadas.blogspot.pt/2011/10/. Acesso em: 15 jun. 2018.

Fonte: livro Se liga na língua. Língua Portuguesa. P. 242/243.

Entendendo a anedota:

01 – Para representar a fala dos personagens, a anedota usa o discurso direto.

a)   Que sinal de pontuação é empregada para introduzir as falas?

O travessão.

b)   Quais verbos de elocução foram utilizados?

Disse, explicou.

c)   Cite duas formas verbais que poderiam substituir o verbo de elocução do primeiro parágrafo.

Sugestões: falou, afirmou, avisou, informou.

d)   A palavra explicou (quinto parágrafo) poderia ser trocada por perguntou. Nesse caso, que diferença haveria?

Explicou abrange as duas falas do personagem, enquanto perguntou se refere apenas à primeira fala que o segue.

02 – Releia os dois primeiros parágrafos.

a)   Reescreva-os usando o discurso indireto.

O morcego-pai reuniu seus três filhotes e disse:

-- Que naquele dia fariam um teste para descobrir quem era o mais rápido para encontrar sangue.

b)   A troca do tipo de discurso altera o sentido do trecho?

Não.

c)   Que palavras você precisou mudar para adaptar o texto?

Hoje, faremos, é.

03 – Leia uma reelaboração do trecho final da anedota usando o discurso indireto.

        O caçula balançou suas asas: "flap, flap, flap", e, após cinco minutos, voltou com a cara toda suja de sangue. Perguntou então ao: pai se ele estava vendo o muro embaixo deles. O pai disse que estava, e o caçula explicou que ele, ao contrário, não o tinha visto.

a)   Em sua opinião, qual é a melhor formulação: em discurso direto, em discurso indireto ou você não vê diferença? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O discurso direto tem uma forma mais engraçada de contar, porque mostra melhor a inexperiência do morcego caçula.

b)   As anedotas e piadas são geralmente apresentadas oralmente. Qual é a contribuição do discurso direto para o humor na situação oral?

O discurso direto cria a possibilidade de o falante imitar o jeito de falar do personagem, o que pode aumentar a graça do texto.

04 – As experiências dos três morcegos são narradas praticamente com a mesma fórmula.

a)   A repetição iguala ou diferencia as experiências dos morcegos?

Iguala.

b)   Por que a repetição ajuda a criar o humor no final da anedota?

A repetição sugere que as experiências foram iguais, mas a do morcego caçula foi muito diferente e inesperada, o que criou o humor.

 

 

 

8 comentários: