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terça-feira, 21 de julho de 2020

POEMA: NAMORADOS - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: Namorados

                Manuel Bandeira

O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
-Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
-Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listrada?
A moça se lembrava:
-A gente fica olhando...

A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
-Antônia, você parece uma lagarta listrada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
-Antônia, você é engraçada! Você parece louca.

Manuel Bandeira

Entendendo o poema:

01 – Analise as afirmativas a seguir e depois assinale a opção correta.

I – Lançando mão de um procedimento moderno, o poeta torna tênue o limite entre prosa e poesia.

II – A métrica rígida do poema é um procedimento comum do estilo de época ao qual se filia o texto.

III – O título do poema encerra uma ironia, pois não há no texto o lirismo que caracteriza as composições poéticas românticas.

a)   I e III são corretas.

b)   Somente III é correta.

c)   II e III são corretas.

d)   Somente I é correta.

e)   I e II são corretas.

02 – A pergunta feita pelo rapaz provocou na moça:

a)   A constatação da fugacidade do tempo.

b)   A lembrança de um certo namorado de infância.

c)   Um brilho amargo e saudoso no olhar de menina.

d)   Um retorno ao comportamento infantil diante do inusitado.

e)   A descoberta da efemeridade dos namoros da sua infância.

03 – Em relação ao poema de Manuel Bandeira, analise as afirmativas sobre o ato comunicativo.

I – Percebe-se no poema, a presença da comunicação unilateral, porque em nenhum momento emissor e receptor trocam de papel.

II – O texto não apresenta sentido algum, apenas traz passagens da infância de personagens.

III – Predominância da utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano.

É correto o que se afirma apenas em:

a)   I.

b)   II.

c)   III.

d)   I e II.

e)   I e III.

04 – Verifica-se a ocorrência de personificação no seguinte verso:

a)   “A moça olhou de lado e esperou”.

b)   A menina brincou de novo nos olhos dela”.

c)   “—Antônia, você é engraçada! Você parece louca”.

d)   “A moça arregalou os olhos, fez exclamações”.

e)   “—Antônia, você parece uma lagarta listrada”.

05 – No poema, destaca-se como característica da poesia modernista.

a)   A reiteração de palavras como recurso de construção de rimas ricas.

b)   A utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano.

c)   A criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado.

d)   A escolha do tema do amor romântico, caracterizador do estilo literário dessa época.

e)   O recurso ao diálogo, gênero discursivo típico do Realismo.

06 – O poema não apresenta rimas nem estrofes, sendo considerado também como conto poético. Podemos classificá-lo, então, como:

a)   Poema narrativo.

b)   Poema descritivo.

c)   Poema dissertativo.

07 – O texto não diz a idade das personagens, por isso podemos levantar hipóteses. Que palavras nos permite imaginar a idade do casal?

      Rapaz, moça. Ele dezessete anos e ela quinze anos.

08 – O que o rapaz quis dizer com “ainda não me acostumei com o seu corpo, com sua cara”?

      Porque ela era uma adolescente, fase de muitas mudanças no corpo, e provavelmente eles se conheciam desde criança.

09 – Ao comparar Antônia a uma lagarta listrada, a moça arregalou os olhos, fez exclamações. Por quê?

      Porque é uma lagarta rara, muito bela, e aparece durante o verão e a primavera.

10 – Quais teriam sido as exclamações feitas por Antônia?

      Quando ele disse que não se acostumava com seu corpo, com sua cara e depois quando disse que ela parecia uma lagarta listrada.

11 – Sobre o poema, considere as seguintes afirmativas:

I – No poema “Namorados”, a poesia de Manuel Bandeira flerta com o prosa. Percebe-se um caráter narrativo, que permite a presença de mais de uma vez.

II – Embora o poema “Namorados” apresenta um assunto comum à tradição da poesia – a relação e a declaração amorosas –, o tratamento dado a ele pelo poeta é surpreendentemente simples, até cômico, em registro oralizante, um exemplo do que fez a crítica chama-lo de “poeta do cotidiano”.

III – A estranheza gerada pela comparação da moça a lagarta listrada é a chave da declaração do namorado, que pode ser lida ambiguamente: como uma mera estranheza e, portanto, uma imperfeição que combina com o verso que a descreve como louca; ou como uma estranheza atraente, sendo a loucura meramente uma forma moderna de expressar o “diferente”.

IV – Um dos aspectos interessantes da obra de Manuel Bandeira é a nítida passagem que se faz do simbolismo ao modernismo nos seus primeiros livros. Além de refletir a nossa própria história literária, esse processo de mudança também revela como a obra do autor se modificou sem perder muitas de suas características iniciais, mantendo-se sempre ligada a algumas formas da tradição, misturando, por exemplo, o verso livre de alguns poemas às formas fixas de outros.

Assinale a alternativa correta:

a)   São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e IV.

b)   São verdadeiras apenas as afirmativas III e IV.

c)   São verdadeiras apenas as afirmativas I, III e IV.

d)   São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e III.

e)   São verdadeiras as afirmativas I, II, III e IV.

 

 


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