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quarta-feira, 8 de julho de 2020

POEMA: AULA DE PORTUGUÊS - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: AULA DE PORTUGUÊS

            Carlos Drummond de Andrade

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.

O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade.

Entendendo o poema:

01 – Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em:

a)   Situações formais e informais.

b)   Diferentes regiões dos pais.

c)   Escolas literárias distintas.

d)   Textos técnicos e poéticos.

e)   Diferentes épocas.

02 – A partir da leitura dos textos, considere as proposições feitas sobre esses:

I – Observando os verbos: atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me, pode-se afirmar que o eu lírico guarda uma boa lembrança do estudo de gramática em sua infância.

II – O uso das aspas nas orações “português é muito difícil” e “brasileiro não sabe português” isenta a responsabilidade do autor ao escrever tais enunciados, indicando que não é ele quem afirma isso, mas as pessoas em geral. Trata-se de uma visão de ideias comuns na sociedade brasileira.

III – No poema, o eu lírico está falando das diferenças entre o português falado e o português escrito.

        Pode-se então afirmar que:

a)   I e II estão corretas.

b)   I e III estão corretas.

c)   II e III estão corretas.

d)   Todas estão corretas.

03 – O poema que você acabou de ler, fala-nos de língua e linguagem: “A linguagem / na ponta da língua, / [...] / Já esqueci a língua em que comia...”. Esses dois termos são sinônimos?

      Não. Linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite atos de comunicação. Língua é a linguagem que utiliza palavras como sinal de comunicação.

04 – A expressão “na ponta da língua” é denotativa ou conotativa? Explique.

      Conotativa. Porque denotativa é o uso da palavra em seu sentido original e conotativa no sentido figurado.

05 – Apesar do paralelismo entre a primeira e a segunda estrofe (ambas se iniciam de forma semelhante: “A linguagem / na ponta da língua” e “A linguagem na superfície estrelada”), elas se opõem. Explique essa oposição.

      “A linguagem / na ponta da língua”, refere-se ao português falado (coloquial), já “a linguagem na superfície estrelada”, é o português escrito (formal).

06 – No poema, o falante revela uma relação ambígua com a língua que fala, o português, chegando mesmo a afirmar que “o português são dois...”, explique em que consiste essa ambiguidade e quais são esses dois “português”.

      Porque o mesmo idioma pode ser empregado em diferentes situações, um falado, ou seja, linguagem informal e o outro que aprendemos na escola, linguagem formal, exigida na escrita.

07 – O autor escolheu o adjetivo esquipáticas, que significa “esquisitas”, para caracterizar as figuras de gramática. Por que ele teria preferido esquipáticas a esquisitas?

      Esquipáticas = antipáticas, porque o autor literalmente não gostava da gramática, devido suas regras.

08 – Explique a expressão: “O português são dois, o outro, mistério”.

      Aqui temos uma referência entre a diferença do português falado para a norma padrão que determina a escrita. Norma esta que com frequência é desconhecida e até mesmo não utilizada no dia-a-dia, passando a impressão de ser inorgânica, artificial. Portanto, um mistério para os falantes da língua.

09 – Pela leitura do poema, percebe-se que o eu lírico ressalta uma:

a)   Defesa pela aprendizagem da norma-padrão na escola.

b)   Postura preconceituosa em relação ao modo de falar informal.

c)   Ideia de que os alunos são incapazes de aprender gramática normativa.

d)   Percepção de que os professores de gramática colaboram para sua ignorância.

e)   Diferença entre realidade linguística da fala e idealização da gramática normativa.

 

     


4 comentários:

  1. Excelente!
    Amei, melhorou muito minha interpretação.

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  2. Não to conseguindo fazer uma releitura com algumas questões

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    Respostas
    1. Os substantivos e verbos da primeira estrofe.
      Um neologismo presente na terceira estrofe.
      Um advérbio e um adjetivo que ele modifica, ambos na primeira estrofe
      Um pronome pessoal reto na terceira estrofe e o substantivo que ele substitue

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