Música(Atividades): Língua
Caetano Veloso
Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de
Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?
E deixe os Portugais morrerem à míngua
Minha pátria é minha língua
Fala Mangueira! Fala!
Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?
Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas!
Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E (xeque-mate) explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homem
Lobo do lobo do lobo do homem
Adoro nomes
Nomes em ã
De coisas como rã e ímã
Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã
Nomes de nomes
Como Scarlet, Moon, de Chevalier, Glauco Mattoso e Arrigo
Barnabé
E Maria da Fé
Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?
Se você tem uma ideia incrível é melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível filosofar em alemão
Blitz quer dizer corisco
Hollywood quer dizer Azevedo
E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo meu medo
A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria
Poesia concreta, prosa caótica
Ótica futura
Samba-rap, chic-left com banana
(Será que ele está no Pão de Açúcar?
Tá craude brô
Você e tu
Lhe amo
Qué queu te faço, nego?
Bote ligeiro!
Ma'de brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar
desesperado!
Ó Tavinho, põe camisola pra dentro, assim mais pareces um
espantalho!
I like to spend some time in Mozambique
Arigatô, arigatô!)
Nós canto-falamos como quem inveja negros
Que sofrem horrores no Gueto do Harlem
Livros, discos, vídeos à mancheia
E deixa que digam, que pensem, que falem.
Composição:
Caetano Veloso.
Entendendo a canção:
01 – Que temática é
destacada nessa canção?
O autor destaca a
valorização da pluriculturalidade brasileira.
02 – No verso: “Gosta de
sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões”, o que o poeta quis
dizer?
Ele relata que
gosta de sentir sua língua roçar a língua de Luís de Camões, de falar, de
escrever, se pronunciar e de se comunicar através da mesma língua que o poeta.
03 – Em que verso o poeta
relata e valoriza a pluriculturalidade brasileira, que possui as mais variadas
culturas, seja estas: musicais, poéticas, literárias entre diversas outras?
“Encurtem a dores
e furtem as cores como camaleões”.
04 – A quem o poeta se
refere nesses versos: “Gosto do pessoa na pessoa / Da rosa no Rosa...”?
Aqui temos a utilização dupla dos
substantivos: Pessoa – Fernando Pessoa e Rosa – Guimarães Rosa, ambos sendo, ao
mesmo tempo pessoas e rosas.
05 – Em toda a canção
Caetano cita diversos personagens da música e da literatura. Escreva o nome de
alguns.
Luís de Camões,
Fernando Pessoa, João Guimaraes Rosa, Carmem Miranda, Chico Buarque de Holanda,
Arrigo Barnabé.
06 – Na expressão: “Nós
canto-falamos como quem inveja negros”. Por que Caetano usa esta expressão?
Ele metaforiza a
fala dos brasileiros, incluindo-se por meio da marca linguística de primeira
pessoa do plural “nós”.
07 – Que reflexão faz
Caetano nessa canção?
Reflete sua
preocupação com o uso da língua, que deve ser feito a partir de cidadãos
críticos, sabendo discernir o que é o bom uso, do que é mera cópia, e que por
isso, não constrói sentidos.
08 – Em toda a canção
Caetano faz menção a diversos personagens da música, da literatura, entre
outros. Cite alguns.
·
Luís de Camões – poeta português.
·
Carmem Miranda – Cantora e atriz
brasileira.
·
Fernando Pessoa – poeta, filósofo.
·
Guimarães Rosa – escritor,
contista.
·
Chico Buarque de Holanda – músico,
dramaturgo, escritor e ator.
·
Scarlet Moon – jornalista e atriz.
·
Glauco Mattoso – poeta,
ficcionista.
·
Arrigo Barnabé – compositor.
·
Maria da Fé – poeta portuguesa.
09 – Leia as afirmativas
abaixo sobre as ideias apresentadas no texto.
I – Em “Gosto de ser e de
estar”, a ideia de plenitude, desejada pelo autor, é expressa com os verbos
“ser” e “estar”, que implicam o aspecto do ser permanente e do ser transitório.
II – Utilizando a expressão
“Fala Mangueira”, grito de guerra de uma escola de samba, o autor alude à ideia
de que, sendo “pátria”, uma língua expressa os valores culturais de seu povo.
III – O verso “Lusamérica
latim em pó” alude não só à pulverização do latim que deu origem às línguas
latinas como a divisão-união de Portugal e Brasil.
IV – Os neologismos “mátria”
e “fátria” disfarçam o sentimento de união que o autor pretende esteja
envolvido na sua percepção de “língua”.
Está(ão) correta(s) apenas:
a)
I, II e III.
b)
I, III e IV.
c)
II e IV.
d)
II.
e)
III e IV.
10 – Os enunciados abaixo
referem-se aos recursos utilizados na criação de língua.
I – Com os versos “E sei que
a poesia está para a prosa / Assim como o amor está para a amizade”, o autor
estabelece uma relação de proporcionalidade.
II – O autor incorpora à sua
canção elementos relacionados à expressão sensorial, como “roçar”, “dores”,
“cores”.
III – Nos versos “Gosto do
Pessoa na pessoa / Da rosa no Rosa”, o autor utiliza o recurso da inversão.
IV – Nas expressões
“confusões de prosódia”, “profusão de paródias” e “furtem cores como
camaleões”, perpassa a ideia comum de “pluralidade”.
Estão corretas:
a)
I, II e III apenas.
b)
I e IV apenas.
c)
I, II, III e IV.
d)
II e IV.
e)
III e IV.
Eu gostaria de parabenizar ao idealizador(a)dessa atividade pela delicadeza da escolha da obra e da excelência da elaboração das questões.Gratidão!!!
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