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quarta-feira, 24 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): A RITA - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): A Rita

                                         Chico Buarque

A Rita levou meu sorriso

No sorriso dela

Meu assunto

Levou junto com ela

O que me é de direito

E arrancou-me do peito

E tem mais

Levou seu retrato, seu trapo, seu prato

Que papel!

Uma imagem de São Francisco

E um bom disco de Noel

 

A Rita matou nosso amor de vingança

Nem herança deixou

Não levou um tostão

Porque não tinha não

Mas causou perdas e danos

Levou os meus planos

Meus pobres enganos

Os meus vinte anos

O meu coração

E além de tudo

Me deixou mudo

Um violão

                                               Composição: Chico Buarque

Entendendo a canção:

01 – Quem está falando nesse texto?

      Um homem que tinha um relacionamento com a Rita.

02 – Quem é Rita? A partir do título, imagine a personagem Rita.

      É a mulher a quem o personagem amava. Trabalhe com a imaginação dos alunos – Pergunte em sala de aula como eles imaginam a aparência a personalidade, entre outras características de Rita.

03 – O que o narrador sente por Rita? Sustente sua resposta usando elementos do texto.

      O narrador está triste porque ela o deixou e se vingou dele levando o pouco que eles tinham. A repetição do verbo “levar” enfatiza que ela tirou dele o que ele tinha. As expressões “levou meu sorriso” e “me deixou mudo o violão” mostram a tristeza dele, pois ele não vê mais motivos para sorrir nem para tocar.

04 – “A Rita levou meu sorriso / No sorriso dela”. Para você, o que isso quer dizer?

      Significa que ela foi embora feliz e deixou o moço triste. Ela levou a felicidade dele com ela, pois a felicidade dele se baseava em estar com ela.

05 – “Arrancou-me do peito”. A Rita o arrancou do peito de quem? O que significa isso?

      Essa expressão é muito ambígua, pois pode significar que a Rita arrancou o moço do peito dela (o que significaria que ela não o ama mais) ou que ela o arrancou do próprio peito dele (deixando-o sem amor). Se considerarmos o verso anterior como formando uma frase junto com esse verso (E o que me é de direito / Arrancou-me do peito), podemos dizer que A Rita arrancou do moço, o que seria dele por direito.

06 – “A Rita matou nosso amor / De vingança”. Vingança de que? Que motivos ela teria para querer se vingar dele?

      A palavra “vingança” parece ser a dica para entendermos porque Rita partiu. Se ela se vingou, é porque ele deve ter feito alguma coisa que a tenha magoado. Cabe ao leitor imaginar o que pode ter sido (uma traição, uma mentira, um mal-entendido) e julgar, a partir disso, se a Rita foi justa ou se foi muito severa com ele.

07 – Quem é “Noel”? Você conhece algum trabalho dele?

      O Noel mencionado na canção é o compositor carioca Noel Rosa que compôs muitas músicas famosas como “Fita Amarela”, “Palpite infeliz”, entre outras.

08 – “Levou os meus planos”. Que planos você acha que ele tinha?

      Resposta pessoal do aluno.

09 – “Meus pobres enganos”. Que enganos seriam esses?

      Os enganos podem estar relacionados ao motivo que Rita teria para vingar-se dele, ou quaisquer outros erros que ele pode ter cometido. Podem também se referir a ingenuidade dele ao acreditar em um futuro com ela e em seus outros sonhos.

10 – Como você entende os dois últimos versos do texto (“Me deixou mudo / Um violão”)?

      Significa que agora ele não tem mais motivos para tocar, ou compor, porque ele ficou muito triste com o fato de Rita tê-lo deixado.

11 – Por que o ponto de exclamação é usado na expressão “Que papel!”?

      Porque é uma expressão de surpresa, de desaprovação.

12 – Que elementos linguísticos poderiam ser usados para explicitar as relações entre os versos 7 a 10 da segunda estrofe?

      Existem várias possibilidades de resposta e uma sugestão é a seguinte: Levou os meus planos

                Assim como meus pobres enganos

                E também os meus vinte anos

                Junto com o meu coração.

      As frases foram justapostas e poderiam ser unidas com conjunções ou outros elementos linguísticos.

13 – Como era a situação socioeconômica desse casal? Que elementos do texto te levam a pensar isso?

      Parece ser um casal jovem, com poucos recursos (não deixou um tostão / porque não tinha não), com alguma religiosidade (uma imagem de São Francisco) e que gostava de música popular (e um bom disco de Noel).

14 – Se a Rita e seu companheiro fossem ricos, o que ela levaria?

      Bens que fazem parte da vida de pessoas ricas como carros, joias, quadros e aparelhos de jantar, por exemplo.

15 – Que traços de oralidade são possíveis de encontrar no texto? Por que foram usados?

      Há no texto expressões muito comuns na oralidade como: “Levou junto com ela”, e tem mais; “seu trapo”, “Que papel!”, porque não tinha não: Essas expressões podem ter sido usadas para dar um ar de informalidade ao texto, assim como para caracterizar o personagem por meio da linguagem que ele usa.

16 – “E tem mais / Levou seu retrato, seu trapo, seu prato / Que papel!” Como esses versos ficariam se fossem escritos num registro mais formal da língua portuguesa? Você acha que dessa nova forma eles se enquadrariam melhor no texto? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

      Uma possibilidade é: Além disso, posso dizer que ela levou seu retrato, bem como suas roupas e o aparelho de jantar: Foi muito deselegante da parte dela.

17 – Como você imagina a história da Rita e do moço? Quem eles eram? Onde eles se conheceram? Como era a personalidade e o caráter de cada um? Por que Rita saiu de casa? Conte para nós a sua versão da história.

      Resposta pessoal do aluno.

18 –Escolha uma situação:

a)   Você é o moço com quem Rita se relacionava. Escreva uma carta convencendo a Rita a voltar.

b)   Você é a Rita. Escreva uma carta para o moço pedindo a ele para aceitar você de volta.

Resposta pessoal do aluno.

                            (Material produzido pela Professora Carla Viana Coscarelli e pela equipe do Projeto Redigir – FALE/UFMG).

 

 

 

     


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