Texto: “Carta a
uma senhora”
Carlos Drummond de Andrade
A garotinha fez esta redação no ginásio
“Mammy hoje é dia das Mães e eu desejo-lhe milhões de felicidades e tudo
mais que a Sra. sabe. Sendo hoje o dia das Mães, data sublime conforme a
professora explicou o sacrifício de ser Mãe que a gente não está na idade de
entender mas um dia estaremos, resolvi lhe oferecer um presente bem bacaninha e
fui ver as vitrinas e li as revistas pensei em dar à Sra. o radiofono Hi-Fi de
som estereofônico e caixa acústica de 2 alto-falantes amplificador e
transformador mas fiquei na dúvida se não era preferível uma TV legal de
cinescópio multirreacionário som frontal antena telescópica embutida, mas o
nosso apartamento é um ovo de tico - tico talvez a Sra. adorasse o transistor
de 3 faixas de ondas e 4 pilhas de lanterna bem simplesinho, levava para a
cozinha e se divertia enquanto faz comida. Mas a Sra. se queixa tanto de
barulho e dor de cabeça, desisti desse projeto musical, é uma pena, enfim trata-se
de um modesto sacrifício de sua filhinha em intenção da melhor Mãe do Brasil.
[...] ."
Carlos Drummond
de Andrade. Crônicas 5. 14. ed. São Paulo: Ática, 2002. p.14.
Fonte: Livro - Para Viver
Juntos - Português - 9º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM -
p.77.
Entendendo o texto
1-
De acordo com as informações presentes no texto, em
que contexto o texto foi escrito pela menina?
A garotinha fez uma texto para a sua mãe no seu
ambiente escola!
2-
Apesar de o texto ser uma carta para a mãe,
provavelmente ela não será a primeira a lê - lo. Quem você supõe que lerá o
texto antes dela? Explique.
Já na primeira linha do
texto somos informados de que se trata
de uma redação escolar, o que faz supor que o professor lerá a carta antes da
mãe.
3- Qual relação é possível estabelecer entre as duas formas que a menina
usa para se referir a mãe e o contexto em que o texto foi escrito?
Como o texto foi escrito na escola, a menina
utiliza ora uma linguagem mais formal, o que normalmente é esperado nesse
ambiente, ora usa termos comuns em uma linguagem mais afetiva e pessoal,
portanto informal.
4- Cite dois trechos ou termos presentes no texto que indiquem níveis de
formalidade diferentes.
Informal
= “milhões de felicidade”, “bacaninha”, “simplesinho”, “ovo de tico-tico”,
“filhinha”.
Formal
= “sendo hoje o dia das mães”, “data sublime”, “modesto sacrifício”, entre
outros.
5- A linguagem utilizada no texto está de acordo com a situação de
comunicação? Por quê?
A
personagem mistura registros das linguagens formal e informal. Mesmo estando em
uma situação de sala de aula, como o texto é relativo a uma data comemorativa
familiar e tem como interlocutora principal a mãe, essa mistura de registros é
adequada ao texto e à situação de comunicação.
6- No começo da carta, a
menina usou a palavra Mammy para se referir à sua interlocutora. Que tipo de
relação entre a menina e sua mãe o uso dessa palavra indica?
Indica uma relação
de proximidade e carinho.
7- Ao longo do texto, a
abreviação “Sra.” (senhora) é utilizada quatro vezes pela menina para se
dirigir à mãe. O que esse uso sugere?
Apesar de a
relação entre mãe e filha parecer próxima, quando a menina escreve a carta
estabelece uma nova situação de comunicação, em que o registro escrito parece
exigir mais formalidade. Por isso, o uso do tratamento senhora.
Me ajudou muito com minha aula de língua portuguesa.
ResponderExcluirPreciso para matemática tbm vcs podem me ajudar por gentileza?
Não
Excluirk
Excluir