Política de Privacidade

terça-feira, 6 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): AS MINA DE SAMPA - RITA LEE - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A Música: As Mina de Sampa
              Rita Lee

As mina de Sampa são branquelas que só elas
Pudera!
Praia de paulista é o Ibirapuera

As mina de Sampa querem grana, um cara bacana
De poder!
Um jeito americanês de sobreviver

As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!
Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca

Tem mina de Sampa que é discreta, concreta
Uma lady!
Nas rêivi ela é véri, véri krêizi

Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!

As mina de Sampa estão na moda, na roda, no rock
No enfoque!
É do Paraguai a grife made in Nova Iorque

As mina de Sampa dizem mortandeila, berinjeila
Apartameintu!
Sotaque do Bixiga, nena, cem por ceintu

As mina de Sampa conhecem a Bahia, por fotografia
Que natureza!
Toda menina baiana vive na maior moleza

As mina de Sampa dão duro no trampo, no banco
Mãos ao alto!
Ou dá ou desce ou desocupa o asfalto

Eu gosto às pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!

As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa

Eu gosto as pampa das mina de Sampa!

As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa

Eu gosto as pampa das mina de Sampa!

                     Composição: Roberto de Carvalho / Rita Lee

Entendendo a canção:
01 – Na letra dessa música, Rita Lee faz uma brincadeira com o modo de falar que caracteriza um grupo de pessoas de uma região do Brasil. De onde é esse grupo?
      A letra está brincando com o jeito de falar de um grupo de pessoas da cidade de São Paulo (Sampa).

02 – Identifique na letra da música exemplos de expressões utilizadas pelos jovens.
      “Tem mina”; “as mina”; “mina”; “nas rêivi”; “às pampa”.

03 – Para registrar as palavras mortadela, berinjela e apartamento, o texto utiliza as grafias mortandeila, berinjeila e apartameintu. Por que essas palavras foram registradas dessa maneira?
      As palavras foram registradas dessa maneira para reproduzir o modo como supostamente são pronunciadas, ou seja, é um registro que procura reproduzir a oralidade.

04 – A palavra mina refere-se a uma mulher jovem. Você conhece outras gírias com o mesmo significado?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual é a função poética que predomina na canção? Por quê?
      A canção de Rita Lee, a função poética está presente na forma da mensagem em versos e estrofes e na escolha dos signos linguísticos em seu significado e significante (fonemas).

06 – Qual é a função emotiva que predomina na canção? Por quê?
      A canção traz a opinião do eu lírico sobre as mulheres de São Paulo: “Eu gosto as pampa das mina de Sampa!”.

07 – A imagem que os locutores, Rita Lee e Roberto de Carvalho, transmitem da mulher paulistana corresponde à realidade ou a estereótipos sociais? Por quê?
      A imagem da paulistana, na canção, corresponde a estereótipos sociais que generalizam a paulistana como “branquelas”, modernas e na moda, antenadas com as grifes internacionais, mais adeptas do rock, trabalhadoras que nunca viajam e que são vítimas da violência urbana.

08 – Ocorrem outros estereótipos no texto? Quais? Identifique na canção estes estereótipos e justifique cada um com um verso.
      Aparecem estereótipos para mulheres de outras regiões do Brasil:
      -- baianas: Toda menina baiana vive na maior moleza.
      -- cariocas: Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca.


2 comentários: