Política de Privacidade

sexta-feira, 26 de julho de 2019

POEMA: VINTE E SEIS GOLS - LALAU - COM GABARITO

POEMA: VINTE E SEIS GOLS
      
                        Lalau
Dúvida? Dúvida
Acontece que, outro dia,
Fiz vinte e seis gols
Numa partida.

Foi um gol de cabeça,
Dois de pé esquerdo,
Três de pé direito,
Quatro de sem-pulo,
Cinco de calcanhar,
Seis olímpicos,
Sete de peixinho,

Oito de pênalti,
Nove de carrinho,
Dez de chaleira,
Onze de bola alta,
Doze de bola rasteira,
Treze de falta,
Quatorze de primeira,
Quinze de bola-e-tudo
E, como a defesa era fraca,
Fui lá e marquei
Mais dezesseis gols de placa!

O quê? Não são vinte e seis?
Somando tudo
Dá cento e trinta e seis?

Ah! Esqueci de contar
Que o juiz era ladrão.
Anulou cento e dez gols,
Dizendo que eu ajeitei a bola
Com a mão.
LALAU. Revista Recreio. São Paulo: Abril, ano 5, n.221, 3 jun.2004. p.14.
ENTENDENDO O POEMA

1)   O eu poético do poema afirma que fez vinte e seis gols numa partida.
a)   De que forma ele relatou os gols?
Ele descreveu cada um deles.

b)   Em certo ponto, a personagem percebe que exagerou em sua mentira. O que fez, então, para consertar a sua conta?
A personagem explicou que o juiz era ladrão e anulou cento e vinte gols, dizendo que ele havia ajeitado a bola com a mão.

2)   Observe o verso:
“Foi um gol de cabeça”.
a)   Levando em consideração que, depois desse gol, a personagem fez outros, a palavra um, que acompanha o substantivo gol na frase, é um artigo ou um numeral? Justifique a sua resposta.
A palavra um é um numeral, pois está indicando a quantidade de gols feitos “de cabeça”.

b)   Todos os números que aparecem nos versos indicam quantidade de gols. Como são classificados gramaticalmente esses numerais?
Por indicarem a quantidade de gols, são números cardinais.

3)   Como você justifica a utilização de tantos numerais nesse texto?
Resposta Pessoal.
Sugestão: Os numerais são importantes porque a personagem está contando vantagem em relação à quantidade de gols feitos em uma partida. Os números a auxiliam nesse intento, intensificando a ideia de quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário