Poema: O Trem
Roseana MurrayVai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina e afinadas flautas mágicas.
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.
(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta
Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.238 e 239.
EXPLORAÇÃO DO POEMA
1)
Sua hipótese sobre o assunto do poema se
confirmou? De que trata o poema?
O poema fala de uma menina que viaja em um trem e, durante o
trajeto, não se cansa de olhar a paisagem pela janela.
2)
O poema é composto de versos e estrofe?
a)
Quantos versos há na primeira estrofe?
Seis.
b)
Que informação nos trazem os versos da
primeira estrofe?
A informação de que o poema vai falar de uma menina e de sua viagem
de trem.
3)
Como a menina olha a paisagem? Encontre um
trecho do poema que confirme sua resposta.
Encantada, maravilhada com o que vê. “A menina [...]/ enlaça a
paisagem/com seu olhar encantado”.
4)
Qual a estrofe que traz a informação sobre os
itens que a menina leva na bolsa?
A segunda estrofe: “[...] pérolas coloridas/ girassóis e margaridas,
/ anões de voz fina/ e afinadas flautas mágicas.”
5)
Identifique e copie os versos que explicam
que há uma justificativa para a menina carregar na bolsa esses itens.
É que a bolsa é cheia de sonhos, /alegres e tristonhos.”
6)
Releia estes versos da primeira estrofe do
poema.
“A
menina, com o nariz
achatado
na vidraça
enlaça
a paisagem
com
seu olhar encantado.”
Esse
trecho nos permite dizer que a menina era:
a)
ansiosa.
b)
curiosa.
c)
distraída.
d)
satisfeita.
7)
Na segunda estrofe fala de sonhos. O que
seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?
Sonhos alegres são os que nos dão felicidade, em que coisas boas
acontecem; sonhos tristonhos são aqueles que nos deixam abatidos, pois neles
acontece o que não desejamos.
8)
Releia :”e ninguém sabe para onde/leva a
menina”. Quem leva a menina?
Os sonhos.
9)
Por que o eu poético descreve assim o conteúdo
da bolsa?
Para descrever algo difícil de ser captado: no caso, como se sentia
a menina com o coração cheio de sonhos.
10)
Trem tem coração? Como você interpreta o
verso que diz que a menina seguia balançando no coração do trem?
Resposta pessoal.
Sugestão: A menina sentia o coração batendo na cadência do movimento
do trem.
Quantas estrofes há no poema?
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluiro verbo enlaçar, nesse poema, foi usado em sentido próprio ou figurado? Explique.
ResponderExcluirFoi usado no sentido figurado.
ExcluirO sentido desses versos seria diferente caso desse dito que a menina apenas olhava a paisagem
ResponderExcluirQuais são os verbos da primeira estrofe
ResponderExcluirPara onde ela e levada
ResponderExcluirEsse poema está escrito no tempo presente, passando,ou futuro ?
ResponderExcluirO que responder no, "Qual a sua interpretação"?
ResponderExcluir