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terça-feira, 2 de julho de 2019

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO - COM GABARITO



HISTÓRIA EM QUADRINHOS - VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO


Fernando Gonsales. Níquel Náusea: vá pentear macacos! São Paulo: Devir, 2004. p. 42.
Entendendo a história:

01 – A mãe sugeriu que o garoto fosse brincar com o cachorro. O que o leitor pode supor que o menino fará?
      Jogar bola para o cachorro pegar, passear com o cão, etc.

02 – O último quadrinho surpreende o leitor. Por que isso ocorre?
      Porque o leitor provavelmente imaginava outro tipo de brincadeira.

03 – Retire do primeiro quadrinho uma oração que tenha um verbo com sentido completo. Classifique-o sintaticamente.
      “Meu vídeo game quebrou”. Quebrou: verbo intransitivo.

04 – Como se classifica sintaticamente o verbo brincar no segundo quadrinho da tira? Explique por que é assim classificado.
      Verbo transitivo indireto. É transitivo porque é um verbo que necessita de um complemento para integrar seu sentido. É indireto porque esse complemento se liga a ele por meio de uma preposição.

05 – Quais são as formas verbais presentes na fala do cachorro?
      Pensar, quebrou, vai quebrar.

06 – Classifique esses verbos quanto à transitividade.
      Pensar: verbo intransitivo; Quebrou: verbo transitivo direto; Quebrar: verbo transitivo direto.

07 – Observe o verbo quebrar no primeiro e no último quadrinhos. Por que o mesmo verbo tem classificações sintáticas diferentes?
      Dependendo do contexto, um mesmo verbo pode ter sentido completo ou não; por isso, para classifica-lo sintaticamente é preciso observar em que situação ele está empregado.


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