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sábado, 15 de junho de 2019

CRÔNICA: UM CASO DE BURRO - MACHADO DE ASSIS - COM QUESTÕES GABARITADAS

Crônica: Um Caso de Burro
            Machado de Assis

        Quinta-feira à tarde, pouco mais de três horas, vi uma coisa tão interessante, que determinei logo de começar por ela esta crônica. Agora, porém, no momento de pegar na pena, receio achar no leitor menor gosto que eu para um espetáculo, que lhe parecerá vulgar, e porventura torpe. Releve a importância; os gostos não são iguais.
        Entre a grade do jardim da Praça Quinze de Novembro e o lugar onde era o antigo passadiço, ao pé dos trilhos de bondes, estava um burro deitado. O lugar não era próprio para remanso de burros, donde concluí que não estaria deitado, mas caído. Instantes depois, vimos (eu ia com um amigo), vimos o burro levantar a cabeça e meio corpo. Os ossos furavam-lhe a pele, os olhos meio mortos fechavam-se de quando em quando. O infeliz cabeceava, mais tão frouxamente que parecia estar próximo do fim.
        Diante do animal havia algum capim espalhado e uma lata com água. Logo, não foi abandonado inteiramente; alguma piedade houve no dono ou quem quer que é que o deixou na praça, com essa última refeição à vista. Não foi pequena ação. Se o autor dela é homem que leia crônicas, e acaso ler esta, receba daqui um aperto de mão. O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos.
        Meia dúzia de curiosos tinham parado ao pé do animal. Um deles, menino de dez anos, empunhava uma vara, e se não sentia o desejo de dar com ela na anca do burro para esperta-lo, então eu não sei conhecer meninos, porque ele não estava do lado do pescoço, mas justamente do lado da anca. Diga-se a verdade; não o fez - ao menos enquanto ali estive, que foram poucos minutos. Esses poucos minutos, porém, valeram por uma hora ou duas. Se há justiça na Terra valerão por um século, tal foi a descoberta que me pareceu fazer, e aqui deixo recomendada aos estudiosos.
        O que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência. Indiferente aos curiosos, como ao capim e à água, tinha no olhar a expressão dos meditativos. Era um trabalho interior e profundo. Este remoque popular: por pensar morreu um burro mostra que o fenômeno foi mal entendido dos que a princípio o viram; o pensamento não é a causa da morte, a morte é que o torna necessário. Quanto à matéria do pensamento, não há dúvidas que é o exame da consciência. Agora, qual foi o exame da consciência daquele burro, é o que presumo ter lido no escasso tempo que ali gastei. Sou outro Champollion, porventura maior; não decifrei palavras escritas, mas ideias íntimas de criatura que não podia exprimi-las verbalmente.
        E diria o burro consigo:
        “Por mais que vasculhe a consciência, não acho pecado que mereça remorso. Não furtei, não menti, não matei, não caluniei, não ofendi nenhuma pessoa. Em toda a minha vida, se dei três coices, foi o mais, isso mesmo antes haver aprendido maneiras de cidade e de saber o destino do verdadeiro burro, que é apanhar e calar. Quando ao zurro, usei dele como linguagem. Ultimamente é que percebi que me não entendiam, e continuei a zurrar por ser costume velho, não com ideia de agravar ninguém. Nunca dei com homem no chão. Quando passei do tílburi ao bonde, houve algumas vezes homem morto ou pisado na rua, mas a prova de que a culpa não era minha, é que nunca segui o cocheiro na fuga; deixava-me estar aguardando autoridade.”
        “Passando à ordem mais elevada de ações, não acho em mim a menor lembrança de haver pensado sequer na perturbação da paz pública. Além de ser a minha índole contrária a arruaças, a própria reflexão me diz que, não havendo nenhuma revolução declarado os direitos do burro, tais direito não existem. Nenhum golpe de estado foi dado em favor dele; nenhuma coroa os obrigou. Monarquia, democracia, oligarquia, nenhuma forma de governo, teve em conta os interesses da minha espécie. Qualquer que seja o regímen, ronca o pau. O pau é a minha instituição um pouco temperada pela teima que é, em resumo, o meu único defeito. Quando não teimava, mordia o freio dando assim um bonito exemplo de submissão e conformidade. Nunca perguntei por sóis nem chuvas; bastava sentir o freguês no tílburi ou o apito do bonde, para sair logo. Até aqui os males que não fiz; vejamos os bens que pratiquei.”
        “A mais de uma aventura amorosa terei servido, levando depressa o tílburi e o namorado à casa da namorada - ou simplesmente empacando em lugar onde o moço que ia no bonde podia mirar a moça que estava na janela. Não poucos devedores terei conduzido para longe de um credor importuno. Ensinei filosofia a muita gente, esta filosofia que consiste na gravidade do porte e na quietação dos sentidos. Quando algum homem, desses que chamam patuscos, queria fazer rir os amigos, fui sempre em auxílio deles, deixando que me dessem tapas e punhadas na cara. Em fim ...”
        Não percebi o resto, e fui andando, não menos alvoroçado que pesaroso. Contente da descoberta, não podia furtar-me à tristeza de ver que um burro tão bom pensador ia morrer. A consideração, porém, de que todos os burros devem ter os mesmos dotes principais, fez-me ver que os que ficavam, não seriam menos exemplares do que esse. Por que se não investigará mais profundamente o moral do burro? Da abelha já se escreveu que é superior ao homem, e da formiga também, coletivamente falando, isto é, que as suas instituições políticas são superiores às nossas, mais racionais. Por que não sucederá o mesmo ao burro, que é maior?
        Sexta-feira, passando pela Praça Quinze de Novembro, achei o animal já morto.
        Dois meninos, parados, contemplavam o cadáver, espetáculo repugnante; mas a infância, como a ciência, é curiosa sem asco. De tarde já não havia cadáver nem nada. Assim passam os trabalhos deste mundo. Sem exagerar o mérito do finado, força é dizer que, se ele não inventou a pólvora, também não inventou a dinamite. Já é alguma coisa neste final de século. Requiescat in pace.
                                                                              Machado de Assis.
Entendendo a crônica:

01 – A crônica correspondeu às expectativas levantadas pelo título?
      Sim, pois realmente se refere a um burro.

02 – Qual é o foco narrativo? O autor é personagem, usa a primeira pessoa ou não se envolve, apenas conta o que aconteceu com os outros?
      Foco narrativo: primeira pessoa. O autor apenas conta o que aconteceu como burro.

03 – De que se trata a crônica?
      Trata-se de uma crítica a sociedade da época, usando principalmente a ironia.

04 – Que tipo de comparação o autor faz na crônica?
      Compara um burro a um ser humano, provavelmente um negro, denunciando os maus tratos sofridos por eles naqueles tempos.

05 – Que ideias e emoções foram despertadas pela leitura?
      Pena do burro por morrer praticamente abandonado na rua. E esperança que ele sobrevivesse.

06 – Cite o trecho do texto que mostra as condições físicas do burro, depois de já ter sofrido bastante.
      “Os ossos furavam-lhe a pele, os olhos meio mortos fechavam-se de quando em quando. O infeliz cabeceava, mais tão frouxamente que parecia estar próximo do fim.”

07 – Já no terceiro parágrafo, percebemos uma forte ironia do autor. Cite uma destas citações de ironia.
      “O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos”.

08 – Para o autor, o burro é metáfora de quem ou de que?
      Metáfora de um ser humano provavelmente um negro, denunciando os maus tratos sofridos por eles naqueles tempos.

09 – Onde é empregada a figura de linguagem Prosopopeia? Exemplifique.
      Em todos os pensamentos do burro, por exemplo: “Por mais que vasculhe a consciência, não acho pecado que mereça remorso. Não furei, não menti, não matei, não caluniei, não ofendi nenhuma pessoa”.

10 – Pesquise o significado da expressão que o autor finaliza a crônica: “Requiescat in pace”. Por que ela foi usada?
      Significa descanse em paz. Porque o burro morreu

22 comentários:

  1. um trabalho a professora pegou nove das dez questoes e as respostas foi só ctrl c e ctrl v kkkkk muito bom

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  2. Como é marcado o tempo cotidiano da crônica?

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  3. O que o burro remete na crônica?

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  4. Qual foi o tipo de dircurso usado no texto

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  5. Melhor site pra respostas e também ainda da pra entender o conteúdo.

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  6. Valeu tava presisando VC agudou Dimas

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  7. Muitooooo Obgd me ajudou muito ♥️♥️♥️♥️♥️♥️ tá de parabéns continue assim 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🤗🤗🤗.

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  8. Pelo titulo,dá para imaginar o assunto da crónica?comente.

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  9. 5 l reescreva os trecho que inicia o conflito narrativo

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  10. 🅜︎🅤︎🅘︎🅣︎🅞︎ 🅞︎🅑︎🅡︎🅘︎🅖︎🅐︎🅓︎🅐︎ 🅔︎🅤︎ 🅔︎🅢︎🅣︎🅐︎🅥︎🅐︎ 🅓︎🅔︎🅢︎🅔︎🅢︎🅟︎🅔︎🅡︎🅐︎🅓︎🅐︎ 🅚︎🅐︎🅚︎🅐︎🅚︎🅐︎🅚︎🅐︎🅚︎

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