Política de Privacidade

domingo, 19 de maio de 2019

POEMA: O BOI-ZEBU E AS FORMIGAS - (FRAGMENTO) - PATATIVA DO ASSARÉ - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: O boi-zebu e as formigas – Fragmento
             Patativa do Assaré

[...]
Com o lombo todo ardendo
Daquele grande aperreio
zebu saiu correndo
Fungando e berrando feio
E as formiga inocente
Mostraro pra toda gente
Esta lição de morá
Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito
Até nas leis da natura.

As formiga a defendê
Sua casa, o formiguêro,
Botando o boi pra corrê
Da sombra do juazêro,
Mostraro nessa lição
Quanto pode a união;
Neste meu poema novo
O boi zebu qué dizê
Que é os mandão do podê,
E as formiga é o povo.

Patativa do Assaré. O boi-zebu e as formigas. In: Cláudio Henrique Salles Andrade; Nelson Joaquim da Silva (Orgs.). Feira de versos: poesia de cordel. São Paulo: Ática, 2005. p. 110.
Entendendo o poema:
01 – O cordel apresenta animais como personagens e traz uma moral. Nesse sentido, a qual gênero textual esse poema se assemelha?
      A fábula.

02 – Os personagens desse poema, as formigas e o boi-zebu, não são individualizados, ou seja, representam um conjunto de pessoas da sociedade. Quais pessoas eles representam e por quê?
      As formigas representam o povo, que é trabalhador e que, muitas vezes, tem seus direitos desrespeitados. Já o boi-zebu representa as pessoas que tem poder e abusam das pessoas para conseguir o que querem.

03 – Nesse poema de cordel, por meio das atitudes das formiguinhas, uma lição de moral é dada. Qual é essa lição? Identifique-a e escreva-a. Em seguida, explique o que você compreendeu.
      “Contra a falta de respeito/cada um tem seu direito [...]”. As pessoas devem brigar por seus direitos quando estes forem desrespeitados.

04 – Por que a lição de moral é precedida dos dois-pontos?
      Porque se trata de uma oração subordinada substantiva apositiva. Essas orações subordinadas substantivas são separadas das orações principais por meio de dois-pontos.

05 – Releia os versos a seguir:
“O boi-zebu qué dizê
que é os mandão do pudê.”

a)   Coloque os versos em ordem, como uma frase.
“O boi-zebu qué dizê que é os mandão do pudê.”

b)   Como é classificada a oração subordinada substantiva no trecho?
Oração subordinada substantiva objetiva direta.

06 – Escreva a classificação das orações subordinadas em destaque nos períodos a seguir. Em seguida, identifique a(s) oração(ões) que estiver(em) pontuada(s) corretamente.
a)   Insisto, em viajar pelo mundo atrás de notícias interessantes.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.

b)   O difícil é ser imparcial diante de fatos absurdos.
Oração subordinada substantiva predicativa.       

c)   Tenho certeza, de que Fabrício será apresentador de telejornal.
Oração subordinada substantiva completiva nominal.

d)   Eu só quero isso ler notícias atuais e críticas nos jornais.
Oração subordinada substantiva apositiva.

e)   Clarice queria que a amiga morasse na casa vizinha.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.

07 – Reescreva os períodos do exercício anterior que não foram pontuados adequadamente, pontuando-os segundo as normas gramaticais.
      Insisto em viajar pelo mundo atrás de notícias interessantes. Tenho certeza de que Fabrício será apresentador de telejornal. Eu só quero isso: ler notícias atuais e críticas nos jornais.


2 comentários: