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terça-feira, 20 de novembro de 2018

SIMULADO - HUMANISMO - COM GABARITO

Simulado - Humanismo


01 – (FUVEST) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
a) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a crítica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.

02 – Observe a afirmação abaixo:
        A Provença, região sul da França, chamada Langue d´Oc ou Languedoc, foi o berço das primeiras manifestações de uma lírica sentimental, a cantiga de amigo, de caráter cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua inspiração poética e musical.
Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique-a. 
      Verdadeira. Resposta pessoal do aluno.

03. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar.
b) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade.
c) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida.
d) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores.
e) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

04 – (FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: 
a) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
d) É complexa a crítica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
e) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.

05 – Sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:
a) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
b) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição.
c) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
d) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
e) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.

06 – (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Representa o melhor do teatro clássico português.
c) Só escreveu peças e português.
d) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
e) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.

07 – Complete: O Cancioneiro Geral contém:
      Cantigas trovadorescas.

08 – Leia com atenção o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente:
Parvo - Hou, homens dos breviários,
Rapinastis coelhorum
Et pernis perdigotorum
E mijais nos campanários.
        Levando em consideração as características do teatro vicentino, o que não é correto afirmar sobre o texto?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Escrito em linguagem próxima à atual.

09 – Cite duas características do teatro de Gil Vicente:
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Alegorias, fusão do religiosos com o mundano, crítico.

10 – Comente sobre a poesia palaciana. 
      Feita para ser lida, não mais acompanhada de música.

11 – (Fuvest-SP) “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto.” C. Primão. 
a) Qual é essa “primeira época lírica”?
     Trovadorismo.

b) Que tipos de composições poéticas se cultivaram nessa época?
     Cantigas trovadorescas.

12 – (MACK) Marque a alternativa incorreta a respeito do Humanismo: 
a) Época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. 
b) O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo.
c) Fernão Lopes é o grande cronista da época. 
d) Garcia de Resende coletou as poesias da época, publicadas em 1516 com o nome de Cancioneiro Geral. 
e) A Farsa de Inês Pereira é a obra de Gil Vicente cujo assunto é religioso, desprovido de crítica social. 

13 – Assinale a incorreta:
a) A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.). 
b) Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os trovadores. 
c) Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.
d) As cantigas eram cantadas no idioma português, bem similar ao nosso português atual.

14 – Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.
(C) Cantigas de amor – Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão.
(C) Cantigas de amigo – Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso – o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor não correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissões da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estão sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo.
(C) Cantigas de escárnio – crítica indireta e irônica.
(C) Cantigas de maldizer – crítica direta e mais grosseira.

15 – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Trovadorismo:
(V) A prosa medieval retrata com mais detalhes o ambiente histórico-social desta época. A temática das novelas medievais está ligada à vida dos cavaleiros medievais e também à religião.
(V) O marco inicial do Trovadorismo data da primeira cantiga feita por Paio Soares Taveirós, provavelmente em 1198, entitulada Cantiga da Ribeirinha.
(V) A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma. O maior temor humano era a ideia do inferno que torna o ser medieval submisso à Igreja e seus representantes. São comuns procissões, romarias, construção de templos religiosos, missas etc. A arte reflete, então, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocêntrica.
(V) As relações sociais estão baseadas também na submissão aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse da terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos ou vassalos. Há bastante distanciamento entre as classes sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra.

16 – A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.
        A afirmação acima está correta ou incorreta? Justifique a sua resposta.
      Correta. Resposta pessoal do aluno.

17 – Leia o trecho que se segue e complete a lacuna com a expressão literária adequada do Trovadorismo em prosa:
      A Demanda do Santo Graal é a Novela de Cavalaria mais importante para a literatura portuguesa. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice sagrado (Santo Graal). Este cálice conteria o sangue recolhido por José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado. Esta busca (demanda) é repleta de simbolismo religioso, e o valoroso cavaleiro Galaaz consegue o cálice.

18 – Leia a informação abaixo e responda às questões:
        Designa-se por Trovadorismo o período que engloba a produção literária de Portugal durante seus primeiros séculos de existência (séc. XII ao XV). 
a) Por que a estética literária se denomina de Trovadorismo?
      Porque é baseada nas composições criadas pelos trovadores, que construíam trovas.

b) O que é uma trova?
      Composição poética simples, utilizava a medida velha e esquema rímico xaxa.

c) Como se chamam -- de forma bem genérica – os cantadores medievais da época do trovadorismo?
      Bardos.

d) Como eram denominados os músicos que eram mantidos por uma corte; eram pagos por uma determinada corte, prestando-lhe serviços musicais?
      Menestréis.







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