Texto: Prioridade
para a competência da leitura e da escrita
A humanidade criou a palavra, que é
constitutiva do humano, seu traço distintivo. O ser humano constitui-se assim
um ser de linguagem e disso decorre todo o restante, tudo o que transformou a
humanidade naquilo que é. Ao associar palavras e sinais, criando a escrita, o
homem construiu um instrumental que ampliou exponencialmente sua capacidade de
comunicar-se, incluindo pessoas que estão longe no tempo e no espaço.
Representar, comunicar e expressar são
atividades de construção de significado relacionadas a vivências que se
incorporam ao repertório de saberes de cada indivíduo. Os sentidos são
construídos na relação entre a linguagem e o universo natural e cultural em que
nos situamos. E é na adolescência, como vimos, que a linguagem adquire essa
qualidade de instrumento para compreender e agir sobre o mundo real.
A ampliação das capacidades de
representação, comunicação e expressão está articulada ao domínio não apenas da
língua mas de todas as outras linguagens e, principalmente, ao repertório
cultural de cada indivíduo e de seu grupo social, que a elas dá sentido. A
escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo
cultural da humanidade, seja artístico e literário, histórico e social, seja
científico e tecnológico. Em cada uma dessas áreas, as linguagens são
essenciais.
As linguagens são sistemas simbólicos,
com os quais recortamos e representamos o que está em nosso exterior, em nosso
interior e na relação entre esses âmbitos; é com eles também que nos
comunicamos com os nossos iguais e expressamos nossa articulação com o mundo.
Em nossa sociedade, as linguagens e os
códigos se multiplicam: os meios de comunicação estão repletos de gráficos,
esquemas, diagramas, infográficos, fotografias e desenhos.
O design diferencia produtos
equivalentes quanto ao desempenho ou à qualidade. A publicidade circunda nossas
vidas, exigindo permanentes tomadas de decisão e fazendo uso de linguagens
sedutoras e até enigmáticas. Códigos sonoros e visuais estabelecem a
comunicação nos diferentes espaços. As ciências construíram suas próprias
linguagens, plenas de símbolos e códigos. A produção de bens e serviços foi em
grande parte automatizada e cabe a nós programar as máquinas, utilizando
linguagens específicas. As manifestações artísticas e de entretenimento
utilizam, cada vez mais, diversas linguagens que se articulam.
Para acompanhar tal contexto, a
competência de leitura e de escrita vai além da linguagem verbal, vernácula –
ainda que esta tenha papel fundamental – e refere-se a sistemas simbólicos como
os citados, pois essas múltiplas linguagens estão presentes no mundo
contemporâneo, na vida cultural e política, bem como nas designações e nos
conceitos científicos e tecnológicos usados atualmente.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord.
Maria Inês Fini. São
Paulo: SEE, 2008. p. 16. Adaptado.
Entendendo o texto:
01 – Segundo o que é
afirmado no primeiro parágrafo do texto, a criação da escrita:
a)
Diminuiu a capacidade de comunicação da
linguagem oral.
b)
Permitiu que a linguagem falada fosse sendo
aos poucos abandonada.
c)
Ampliou bastante a capacidade de
comunicação do homem.
d)
Constituiu um fenômeno puramente acidental de
associação de signos.
e)
Foi criada por Deus para a humanidade, para
ser constitutiva do humano.
02 – A escola é o
espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade, seja artístico e literário, histórico
e social, seja científico e tecnológico.
Considerando o período transcrito, analise as seguintes
palavras:
I.
Risco.
II.
Legado.
III.
Patrimônio.
IV. Déficit.
As palavras que poderiam substituir,
sem perda relevante de sentido, a palavra “ativo” no período transcrito estão
contidas, apenas, em:
a) I e II.
b) II
e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e
IV.
03 – No trecho: “E é na
adolescência, como vimos, que a linguagem adquire essa qualidade de instrumento
para compreender e agir sobre
o mundo real.”
Neste período do texto,
considerando que o verbo compreender não pede a preposição sobre, como ocorre
com agir, a construção ficaria sintaticamente mais adequada com a substituição
da sequência “para compreender e agir sobre o mundo real” por:
a)
Para compreender o mundo real e
agir sobre este.
b)
Para compreender e agir o mundo real.
c)
Para compreender sobre o mundo real e agir.
d)
Para compreender o mundo real e agi-lo.
e)
Para compreender o mundo real e agir-lhe.
04 – A humanidade criou
a palavra, que é constitutiva do humano, seu traço distintivo.
Considerando o contexto e o
relacionamento sintático entre os elementos deste período do texto, verifica-se
que humano é empregado como:
a) Adjetivo.
b) Pronome
indefinido.
c) Advérbio.
d) Substantivo.
e) Verbo.
05 – A mensagem principal do texto consiste em
enfatizar que:
a)
As ciências não precisam de nenhuma linguagem
para expressar-se.
b)
As artes constituem as linguagens
preferenciais da matemática.
c)
A publicidade não é linguagem, mas apenas um
meio de seduzir consumidores.
d)
A escola tem a obrigação fundamental de
ensinar tecnologia.
e)
O ensino, para ser coerente com a
realidade, deve focalizar as múltiplas linguagens.
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