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quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: O CUSTO DA IGNORÂNCIA - GILBERTO DIMENSTEIN - COM GABARITO

ARTIGO DE OPINIÃO: O custo da ignorância
                                 Gilberto Dimenstein

        Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não?
        Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria.
        Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?
        É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.
        Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.

DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática, 2002.

Entendendo o texto:
01 – Sublinhe a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:
      Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”

02 – A conjunção subordinativa, identificada na questão anterior, exprime:
a) tempo
b) consequência
c) proporcionalidade
d) concessão.

03 – No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:
a) certo
b) concluído
c) hipotético
d) previsível.

04 – No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria [...]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:
a) conformidade
b) causa
c) exemplificação
d) comparação.

05 – O último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a ideia assinalada acima. Aponte-a:
      A conjunção subordinativa “do que” introduz a ideia de comparação.

06 – No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade [...]”, conjunção subordinativa grifada é:
a) condicional
b) final
c) integrante
d) causal.

07 – A lacuna indicada no texto deve ser preenchida a conjunção subordinativa: “E vai baixando à medida que a instrução aumenta.”
a) à medida que
b) à medida em que
c) na medida que
d) na medida em que.

08 – Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler...”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:
a) causa
b) condição
c) consequência
d) tempo.


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